Jornalismo de tecnologia, independente e com credibilidade

HyperX monta guia prático para interessados em se tornar podcasters profissionais

A produção e o consumo de podcasts cresceu exponencialmente nos últimos anos, proporcionando a milhões de ouvintes de todo o mundo uma forma de entretenimento simples, prática e variada, que pode ser facilmente inserida na rotina. O sucesso do formato é tão grande que, segundo o estudo Podcast Insights 2021, atualmente, existem mais de 2 milhões de programas ativos e 48 milhões de episódios disponíveis nas diferentes plataformas. De olho neste segmento e com produtos que podem ser um grande diferencial de qualidade para os podcasters, a HyperX preparou um guia com dicas para quem deseja criar um programa com qualidade profissional.
 

Definir o objetivo do podcast é fundamental

Anúncios

O primeiro passo para oferecer um bom conteúdo é definir os objetivos do podcast, o público-alvo e o tipo de conteúdo / mensagem que se quer passar, e de que forma isso será feito. Manter esta missão em mente o tempo todo e criar uma identidade são pontos cruciais para que o podcast seja, de fato, atraente para seus potenciais ouvintes.
 

O tema vai definir o público

Embora já exista uma imensa variedade de gêneros entre os podcasts, sempre há espaço para novos conteúdos, e escolher o tema chave que pautará os episódios é essencial. A definição de um assunto principal, naturalmente, refletirá no público que o podcast irá atingir e criará uma identidade para que o programa seja, de fato, relevante para as pessoas que o acompanham.
 

Anúncios

Programação e atenção aos detalhes

Organizar as agendas, os dias de gravação, a edição e o horário de lançamento de cada novo episódio criam expectativa e vínculo com o público. É uma maneira simples e prática de fidelizar os ouvintes e manter o programa atualizado com novos conteúdos. Cada detalhe conta, e quanto mais os ouvintes entenderem a programação de postagens, melhor tende a ser o engajamento.
 

Uma estrutura clara dará naturalidade e ritmo ao conteúdo

Anúncios

Ainda que o podcast tenha um perfil descontraído e dinâmica de bate-papo, um roteiro bem estruturado será um diferencial para manter a ordem e o controle dos pontos abordados a cada episódio, além de ajudar os participantes a falarem com mais naturalidade durante a gravação. Expressar as ideias com clareza, se aprofundar em determinados assuntos de maior interesse e não se perder com o tempo de gravação vão tornar o podcast uma experiência muito mais agradável para os ouvintes.
 

Cuidado especial com a parte técnica

Um dos pontos mais importantes para produzir um podcast de qualidade é ter os equipamentos certos. Por melhores que sejam as discussões, conteúdo e histórias, ninguém quer ouvir uma hora de conversas com som de baixa qualidade. Investir em um microfone como o HyperX QuadCast, por exemplo, é uma maneira de oferecer aos ouvintes a qualidade de áudio que eles esperam.

Anúncios

O QuadCast captura os sons a uma taxa de amostragem de 48kHz/16 bits, correspondendo e até excedendo os padrões de gravação profissional da indústria musical. Apesar das vozes de cada pessoa serem diferentes, o microfone da HyperX garante a captação de forma clara graças à resposta de frequência de 20Hz-20kHz e sensibilidade de -36dB (1V / Pa a 1kHz), mesmo em ambientes com ruídos. Além disso, os usuários não precisam se preocupar com vibrações, já que o QuadCast vem com um filtro pop interno para controle das vibrações percussivas. Um ótimo podcast incrível merece um microfone excelente e o HyperX QuadCast é a escolha certa para isso.

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar