Inclusão digital: ferramenta criada por brasileiros para pessoas com deficiência auditiva transforma voz em texto

Assine nossa newsletter

Uma ferramenta inédita direcionada às pessoas com deficiência auditiva e criada por brasileiros está disponível gratuitamente para download e promete transformar a forma como esse público trabalha, estuda e se comunica na web. Por meio do microfone do computador, a extensão de navegador transcreve de forma automática uma legenda para o áudio em reprodução, permitindo que as pessoas com deficiência auditiva visualizem todas as falas de reuniões, aulas e vídeos. Atualmente disponível para computadores Mac, o plugin What They Say, estará disponível em breve para PCs e, futuramente, em smartphones.

Criada por funcionários brasileiros da consultoria global de software ThoughtWorks, a ferramenta tem como objetivo aumentar a autonomia das pessoas com deficiência auditiva durante reuniões presenciais e à distância. Para Luciano Borges, analista de qualidade da ThoughtWorks e um dos criadores da What They Say, a ferramenta aprimora uma série de rotinas de sua vida profissional e pessoal, como reuniões com clientes e cursos online. Luciano possui deficiência auditiva e faz leitura labial, mas ainda está aprendendo a linguagem LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). “Eu tinha dificuldades de acompanhar as reuniões com a antiga ferramenta do Google que eu utilizava anteriormente, porque ela transcrevia apenas 40% do conteúdo da reunião. A ferramenta criada por nós garante 90% do conteúdo”, destacou Luciano.

Segundo o Ministério do Trabalho, quase 80 mil pessoas surdas têm carteira assinada no Brasil. E, embora a Lei de Cotas tenha provocado um aumento de contratações de pessoas com deficiência nas empresas do país, muitos desses postos de trabalho não possuem as adaptações e tecnologias necessárias para que o profissional seja incluído na rotina de trabalho e possa desempenhar plenamente suas funções.

Assine nossa newsletter

Luciano e a equipe de desenvolvedores estão em constante busca por atualizações e aprimoramentos da ferramenta que, mesmo sem divulgação, já alcançou quase 100 downloads. “O plugin tem sido utilizado internamente e chama a atenção em todos os escritórios onde trabalham pessoas com deficiência auditiva”, afirmou Jackson Matias, desenvolvedor da ThoughtWorks e membro da equipe que criou a ferramenta. Como possui código aberto, o plugin está aberto para contribuições e melhorias, como a inclusão de novos idiomas e funcionalidades.

A ThoughtWorks está no Brasil desde 2009 e incentiva a autonomia e engajamento de seus profissionais em projetos que tornem a tecnologia acessível para todas as pessoas. Com escritórios em Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e São Paulo, a ThoughtWorks está presente em setores como Educação, Finanças, Viagens e Varejo. É parceira para o desenvolvimento tecnológico e para a inovação dos negócios com os quais trabalha e nas comunidades onde atua. Presente em 14 países, a ThoughtWorks foi considerada por seus funcionários, em 2018 e 2019, a empresa mais amada do Brasil de acordo com a Love Mondays – plataforma de avaliação de empresas. Saiba mais em thoughtworks.com/coragem.

Sobre a ThoughtWorks

Somos uma consultoria global de software e uma comunidade de indivíduos apaixonados por propósitos. Nós pensamos de forma disruptiva para para fornecer tecnologia capaz de enfrentar os desafios mais difíceis dos clientes, ao mesmo tempo em que buscamos revolucionar a indústria de TI e criarmos um impacto social positivo.

Assine nossa newsletter

Comentários estão fechados.