Ir para o conteúdo

Ingredion faz avanços significativos na modernização de suas operações na América do Sul

A Ingredion, líder mundial no mercado de soluções de ingredientes, em parceria com a Tractian, líder global em inteligência de máquinas e sistemas de monitoramento industrial, conseguiu otimizar seus processos de fabricação na América do Sul no último ano, graças à implementação de sensores de Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA). Para isso, foram criados modelos de machine learning que podem antecipar falhas em equipamentos ou nas linhas de produção das quatro fábricas da empresa no Brasil e também nas plantas da Ingredion no México e nos Estados Unidos.

A adoção de sistemas de previsão de falhas habilitados por sensores foi um divisor de águas para as operações da Ingredion. Ao monitorar ativos críticos, a companhia reduziu significativamente o tempo de inatividade não planejado de máquinas, assim como os custos decorrentes dessas pausas. Essa abordagem proativa não apenas melhora a eficiência operacional, mas também reforça os padrões de segurança, contribuindo em última instância para um ambiente de produção mais confiável e sustentável. Tais avanços tecnológicos reforçam a importância da inovação na manutenção da vantagem competitiva e na obtenção de excelência operacional.

“O propósito da Ingredion é unir o potencial das pessoas, da natureza e da tecnologia para melhorar a vida das pessoas. A solução da Tractian é essencial para alcançarmos nossos objetivos, evitando emergências e otimizando recursos, já que a equipe não precisa gastar tanto tempo estudando uma situação para identificar o ponto de falha. Com esta solução, podemos prever a emergência antes que ela aconteça, o que nos garante excelente desempenho e segurança na hora de entregar os produtos nas especificações que nossos clientes precisam”, explica Lucas Fernandes, gerente de TI para fabricação global na Ingredion.

Para garantir a continuidade e o sucesso da iniciativa, é fundamental avaliar os resultados das melhorias de processo com precisão. Para isso, foi criada uma calculadora que dá visibilidade sobre os custos evitados e sobre o valor gerado para o negócio. Com este recurso, foi possível detalhar os resultados gerados com o uso dos sensores IoT e IA da Tractian, reforçando a posição da Ingredion como uma empresa de referência em disrupção e transformação digital.

“Na Tractian, acreditamos que os melhores resultados surgem quando as partes trabalham em conjunto, trocando conhecimentos e alinhando objetivos. A parceria com a Ingredion foi um grande exemplo disso, além de muito estratégica e colaborativa. Desde o início, a equipe se comprometeu e recepcionou bem as novas tecnologias, o que facilitou a implementação e nos permitiu focar no que realmente atenderia as necessidades da planta. Enquanto a Ingredion foi a força motriz do projeto, a Tractian garantiu que a visão do time se tornaria realidade. Tais esforços combinados resultaram em novos padrões de eficiência e segurança na indústria”, afirma Pedro Piovesan, Sócio e Diretor de Engenharia da Tractian.

“A automação e a transformação digital estão revolucionando o setor de manufatura. Na Ingredion, acreditamos que o papel das pessoas nesse processo é fundamental para que a transformação gere valor verdadeiro para o negócio. É por isso que focamos principalmente em evoluir a experiência humana em duas dimensões, na esfera do cliente e do funcionário. Essa abordagem equilibrada garante que a inovação tecnológica aprimore as capacidades humanas, resultando em um sistema de produção que não apenas atende às demandas do mercado, mas também apoia o crescimento sustentável e inclusivo”, conclui Lucas.

http://blogdoarmindo.com.br