Intelbras anuncia ampliação de parceria com a Stock Car

Boxes com soluções tecnológicas da Intelbras. Crédito: divulgação/ StockCar

A Intelbras (INTB3), empresa brasileira desenvolvedora de tecnologias com 45 anos de história, anuncia a ampliação da parceria com a Stock Car Pro Series. As soluções tecnológicas com inteligência artificial (IA) da empresa foram utilizadas pela primeira vez na terceira etapa da Stock Car, realizada no dia 19 de junho no autódromo Velocitta em Mogi Guaçu (SP) e, devido a sua alta performance, serão utilizadas também em toda a temporada de 2021. As soluções com IA, que incluem cerca de 50 equipamentos, tornam a competição mais segura e possibilitam um monitoramento mais efetivo.

“Nossas tecnologias se adaptam a diferentes cenários, atendendo às necessidades de cada projeto. É uma construção conjunta com o cliente. Na Stock Car, estamos com soluções inovadoras de inteligência artificial para auxiliar as autoridades e organização a tomarem decisões nas provas de forma mais assertiva, pois podem monitorar cada acontecimento nas pistas, dentro e fora dos boxes, e capturar detalhes com alta definição de imagens”, afirma Henrique Fernandez, diretor da unidade de Segurança Eletrônica da Intelbras. “Estamos muito felizes que a Intelbras estará presente em toda a temporada 2021 da Stock Car, ação que demonstra que nossas soluções tecnológicas estão sendo essenciais”, complementa o executivo.

A alta resolução das imagens, o zoom potente, as funções inteligentes e o alto poder de processamento das soluções tecnológicas da Intelbras, em conjunto com as imagens de transmissão da corrida e a telemetria dos veículos, oferecem condições ideais para que os especialistas da CBA decidam tanto sobre questões relacionadas às manobras dos pilotos na pista quanto ao trabalho das equipes na área dos boxes.

Numa das corridas, por exemplo, as câmeras com inteligência artificial da Intelbras localizadas no box do autódromo foram responsáveis por captar imagens que levaram a uma penalização por “sobreposição” dos carros na pista de rolagem, chamada de pit lane, local onde os veículos trafegam quando entram e saem do box em direção à pista de corridas.

Sala Var

Sala Var. Crédito: divulgação/ StockCar

As imagens provenientes das câmeras espalhadas pelo circuito são analisadas e conferidas ao vivo em três ambientes diferentes: direção de provas, sala dos comissários desportivos e sala dos comissários técnicos. Os oficiais da CBA acompanham todos os detalhes da corrida e dos boxes em tempo real e podem agir prontamente caso algo ocorra de maneira inesperada.

“O Stock Smart Track, que é o sistema que utiliza tecnologia Intelbras, já trouxe avanços em termos de cobertura de imagens para utilização da Confederação Brasileira de Automobilismo. Sem sair de seus postos de trabalho, os oficiais da entidade puderam fiscalizar todos os detalhes dentro e fora dos boxes e acompanhar os movimentos nessa região, que é o centro nervoso do autódromo”, afirma Fernando Julianelli, CEO da Stock Car.

A tecnologia

Crédito: Luis França

A promotora da Stock Car Pro Series, Vicar, anunciou em junho a estreia de um sistema de monitoramento dotado de inteligência artificial e controlado por uma central de última geração. Com câmeras de alta tecnologia e equipamentos robustos de redes, como switches gerenciáveis com alto poder de processamento para transmissão e priorização de dados, vídeo, voz e imagem, o Stock Smart Track (SST) foi desenvolvido com exclusividade em parceria com a Intelbras e colocado à disposição da Confederação Brasileira de Automobilismo, que prestou consultoria ao longo do processo. Após o êxito no uso das tecnologias na corrida realizada no autódromo Velocitta, a parceria foi estendida e vai durar toda a temporada de 2021.

O SST vem complementar o sistema já utilizado na Stock Car, que emprega imagens geradas pela categoria para as transmissões de TV. As soluções estão disponíveis para as centrais de vídeo dos oficiais da CBA das áreas técnica, desportiva e de direção de prova, gerando um ambiente monitorado.

O sistema utiliza tecnologia IP para conectar todas as câmeras Full HD de longo alcance à central que é controlada pelos comissários da CBA. Os dados da corrida completa são transmitidos em tempo real e, também, gravados na central da CBA para verificações posteriores.

“A tecnologia é cada vez mais presente no esporte a motor e a parceria com a Intelbras chega em um momento no qual a Stock Car está evoluindo rapidamente nesse campo, como mostram os vários novos parceiros do segmento tecnológico que estão estreando na categoria em 2021”, finaliza Fernando Julianelli, CEO da Stock Car.

Sobre a Intelbras

Empresa brasileira de capital aberto (INTB3) com mais de 45 anos no mercado, tornou-se referência em todo o Brasil nos segmentos de segurança, comunicação e energia e está presente em cerca de 98% dos municípios com potencial de consumo eletrônico no país através de seus distribuidores e revendedores. A Intelbras tem inovação no DNA e soluções tecnológicas que protegem, conectam, aproximam e transformam a vida das pessoas. O portfólio inclui soluções de alta tecnologia e inteligência artificial que permitem diversas aplicações em setores como empresas, condomínios, residências, agronegócio, cidades entre outros segmentos de negócio.

A empresa tem 9 unidades distribuídas pelo país: a matriz e duas filiais em São José/SC, duas filiais em Florianópolis/SC, uma filial em Santa Rita do Sapucaí/MG, uma filial em Manaus/AM, uma filial em Jaboatão dos Guararapes/PE e, ainda, uma em construção em Tubarão/SC. Com mais de 5 mil colaboradores, a Intelbras exporta para diversos países da América Latina e está entre as melhores empresas para se trabalhar no Brasil há 17 anos.

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar Leia mais

Nossa Política de Privacidade.