Inteligência artificial de Watson ajudou Alex da Kid a criar a música “Not Easy”

Assine nossa newsletter

Essa pauta me chamou muito atenção por ser uma música criada com o suporte de um complexo sistema de inteligência artificial da IBM – Watson. Confira com infos do blog da empresa:

Ao contrário do que muitos podem pensar, a tecnologia pode sim nos ajudar a sermos mais inventivos. Estamos falando da chamada “Criatividade Cognitiva”, que significa aumentar a capacidade de criação humana com o poder da inteligência artificial nos proporcionando novas ideias, histórias e conceitos nunca antes imaginados.

A mais recente prova disso é a música “Not Easy”, de Alex da Kid e interpretada por X Ambassadors, Elle King e Wiz Khalifa. O Alex é produtor de algumas músicas vencedoras do Grammy, como Airplanes, do B.o.B com Hayley Williams, e Love The Way You Lie, do Eminem com Rihanna. O produtor musical utilizou os insights do Watson durante seu processo de criação. Ao longo do último ano, o sistema de computação cognitiva da IBM aprendeu sobre música (temas e teoria), humores e emoções. Depois, entendeu como esses aspectos se relacionam uns com os outros para poder indicar ao Alex as características predominantes de uma música de sucesso.

O projeto começou com o interesse do produtor em entender as emoções humanas em uma escala ampla e descobrir elementos comuns entre as canções hits. A capacidade do Watson em compreender a linguagem natural e identificar padrões e temas a partir de dados não-estruturados permitiu que o sistema analisasse milhões de conversas nas redes sociais e outras fontes sobre cultura e música, expandindo o conhecimento de Alex sobre a paisagem emocional do nosso mundo de hoje.

Assine nossa newsletter

O Watson ajudou Alex a entender o que as músicas de sucesso dos últimos anos têm em comum e também a relação entre emoções humanas e hits musicais. O Watson foi um assistente que trouxe novos pontos de vista para Alex trabalhar nesta canção. “Not Easy” já está disponível no Spotify, iTunes e Youtube. E você pode saber detalhes dessa dobradinha no blog da IBM.

E você o que achou do hit?

Assine nossa newsletter

Comentários estão fechados.