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It´s Time: LG diz que veio para brigar no segmento premium e já entrou no octógono

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Ouça o começo do título deste texto na icônica voz do Bruce Buffer locutor oficial do UFC, mas quem anunciou a entrada na briga foi o CEO da empresa no Brasil logo na abertura do evento de lançamento dos celulares LG G7ThinQV35ThinQ (se você gosta de especificações técnicas elas estão nesses links).

A chegada dos aparelhos no Brasil foi em grande estilo. O evento de lançamento – que o Blog do Armindo esteve presente – foi um dos mais impressionantes que já vi. Uma apresentação que foi um show que misturou percussão, dança e projeção: tudo para mostrar as principais funcionalidades dos lançamentos, que podem ser definidas em 3 eixos:

  • Inteligência artificial: os aparelhos são mais integrados aos recursos de Inteligência Artificial do Google como a Google Assistente e também com funcionalidades internas, como por exemplo, a câmera fotográfica que toma as melhores decisões para a melhor foto em cada momento.
  • Boombox: o corpo do aparelho é usado como uma caixa de ressonância para proporcionar uma melhor experiência de áudio.
  • Telas que impressionam: não seria um exagero dizer que os novos celulares são praticamente as TV´s da LG em miniatura. O brilho da tela e a qualidade da imagem impressionam assim que você coloca a mão no aparelho.

A escolha dos processadores do celular também é muito acertada, aqui quero poupar o leitor do “tecniquês” de outros sites, mas esse componente é o responsável por gerenciar todas as funções do aparelho e processadores mais poderosos garantem uma fluidez maior quando você troca de aplicativos dentro do celular e um gerenciamento mais eficiente de recursos. Pense como um maestro que é responsável por toda a harmonia musical da orquestra. Então a LG garantiu o melhor nesse sentido.

E durante o evento eu consegui conversar com o Roberto Medeiros que é diretor de produtos da Qualcomm, “é um desafio enorme fazer o consumidor final perceber o processador no celular e o seu valor agregado, então é uma coisa que estamos fazendo aos poucos com mídias sociais e influenciadores e indo sempre aos pouquinhos. A gente ainda tem muito espaço para crescer em conhecimento de marca, mas é gratificante saber que não estamos mais no zero como há cinco anos. Hoje os influenciadores conhecem e os consumidores mais ávidos conseguem valorizar nosso produto embarcado nos equipamentos. É um trabalho árduo!”

O contexto da LG nessa briga

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O lançamento da marca é muito emblemático e importante para a empresa no mercado específico de celulares (é bom lembrar que o portfólio da empresa inclui ar-condicionado, lava e seca e até fornos) porque seus últimos lançamentos nesse segmento premium não foram muito bem recebidas pelo mercado. Junte a isso o fato de uma das suas principais concorrentes ter feito lançamentos muito acertados e muito bem aceitos pelo mercado. Hoje Apple e Samsung parecem ter a maior lembrança de marca quando se fala nos produtos topo de linha (algum leitor poderia citar outras marcas chinesas, mas que são de difícil comparação por não terem nem operação no Brasil e muitas vezes sequer recolhem impostos no País). E é justamente nesse meio que a LG diz que veio para brigar.

O caminho é cheio de desafios


Depois de dois lançamentos não tão populares um dos primeiros desafios é a empresa reconquistar o fã da marca e também ganhar novos. Nesse sentido a empresa está apostando forte na estratégia de associar sua marca ao grupo de Kpop BTS. Se você não conhece ou não ouviu falar, pergunte a um adolescente mais próximo, ele vai te explicar que trata-se de uma banda coreada do som pop coreano que tem arrastado multidões de fãs no mundo todo, inclusive no Brasil. A empresa também se associou aqui no país ao famoso youtuber Pyong Lee, fã confesso do BTS, fechando um ciclo que parece fazer com que a LG volte à sua origem coreana para ressaltar suas qualidades.
https://www.youtube.com/watch?v=MFO-FxtJ72g
 
Outro desafio claro que a empresa irá enfrentar é comunicar para as pessoas o valor agregado da inteligência artificial para o dia-a-dia. É algo que é incrível, funciona muito bem mas que o usuário comum dificilmente consegue perceber o valor justamente por rodar integrado e em segundo plano.
É uma briga de gigantes e envolve milhões de dólares, além de estratégias milimetricamente desenhadas num ambiente extremamente competitivo e que muda a cada lançamento de cada concorrente. Houve até rumores que um desses players abaixou o preço do seu flagship bem no dia do lançamento da LG.
Além disso a empresa resolveu lançar dois telefones ao mesmo tempo nos segmentos premium e super premium. Quem em acompanha há tempos sabe que antigamente as linhas se dividiam em celulares de entrada (os mais baratinhos), intermediários (iam até R$ 1.499,00 em média e por conta de uma lei de incentivos que foi revogada) e os premiums. Agora as famílias ficaram mais complexas com intermediários de entrada e intermediários premium, por exemplo.

Então um outro desafio interessante vai ser ver como a empresa vai posicionar os dois aparelhos no mercado. Nessa briga há um fator positivo para a marca o V35 foi muito bem recebido pelo mercado global e parece ser um grande acerto da marca. Dava para ver o brilho nos olhos da equipe LG ao falar da chegada do aparelho ao Brasil (que deve acontecer agora no começo do segundo semestre e ainda sem preço definido – mas no evento os participantes especulavam algo em torno de R$ 5mil) .
Para falar sobre tantos desafios eu consegui conversar com a Barbara Toscano que é a gerente executiva da marca. Esqueça o stress do dia de lançamento. A Bárbara estava bem tranquila e sorridente que acabou ficando ainda mais reforçado quando claramente mostrou orgulho ao falar da chegada do V35 no país como uma grande conquista da equipe brasileira. “A gente é movido a desafios e então conseguimos trazer a família V para o Brasil, sendo o primeiro país da América Latina. Se queremos ser competitivos e se a gente quer crescer nesse segmento o tanto quanto somos grandes no segmento de TV, por exemplo, temos que trazer o que há e o que tem de melhor. Então a gente quer chegar para brigar.”

Então a gente quer chegar para brigar.

Ela também conversou comigo sobre as estratégias pensadas para o lançamento. “A gente quer fazer uma estratégia combinada, porque sabemos que o jovem é um influenciador dentro da família, ele também é o consumidor do futuro, a gente não pode esquecer o jovem. Mas vamos falar também com os adultos e vamos testar muito. Uma das coisas maravilhosas do digital é a gente poder combinar, mudar e ajustar.”
Blog do Armindo esteve no evento de lançamento a convite da LG.

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