Pude jogar já no dia do lançamento a novidade da Warner Games, Harry Potter: Campeões do Quadribol. O game é um pedido antigo dos fãs. O game vem disponível para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One e PC (Steam e Epic Games Store).
O título chega em duas versões: a Edição Digital Padrão e a Edição Deluxe, com conteúdo exclusivo de pré-venda. Para os donos de Nintendo Switch, a versão do jogo deve ser lançada até o final de 2024.
Desenvolvido pelo Unbroken Studios, o game traz para o universo dos videogames um dos esportes mais icônicos do mundo bruxo: o Quadribol. Com uma jogabilidade rápida e voltada para a competição, Harry Potter: Campeões do Quadribol permite que os jogadores mergulhem em partidas emocionantes, seja jogando solo ou em modos, solo, cooperativos e competitivos online. Você pode escolher atuar como Batedor, Artilheiro, Goleiro ou Apanhador, criar seu próprio campeão ou selecionar personagens lendários da franquia, como Harry Potter, Ron Weasley e Draco Malfoy.
Para quem é fã de competições, o jogo oferece várias ligas, incluindo a Copa Hogwarts e o famoso Torneio Tribruxo de Quadribol, que traz times de outras escolas de magia, como Beauxbatons e Durmstrang. Além disso, o ápice da experiência é a famosa Copa do Mundo de Quadribol, onde você poderá testar suas habilidades contra os melhores.
Eu joguei a versão para PC, com teclado e mouse, apesar da recomendação ser para jogar com controle no PC.
Minha experiência de gameplay.
Eu tinha algumas dúvidas sobre como se desenvolveria a gameplay. Quadribol é um esporte que não existe fisicamente, como sabemos, mas “existe” para os fãs que leram todos os livros e/ou assistiram todos os filmes. Dentro desse lore há certas regras do jogo e dinâmicas bem conhecidos pelas fãs. E é um esporte jogado numa vassoura mágica.
Há vários elementos aqui que dificultam a vida da criação de um título como esse, mas parece que tudo isso foi levado em conta e funcionou muito bem.
O game começa com uma customização de personagens e depois vamos entrar num extensivo tutorial. E a minha primeira dica é: jogue várias vezes e só avance após dominar cada etapa. Confira como foi minha gameplay:
Após passar por essa etapa você verá que existem posições que você poderá assumir na gameplay:
Batedor: o jogador nessa posição atrai o balaço que pode ser arremessado nos inimigos, basicamente para evitar a progressão do time. Às vezes demora para receber o balaço de volta quando você erra. Dentro do game é a posição que eu mais gostei.
Artilheiro: é a função que achei mais dinâmica de todas, porque é de fato que joga para marcar o gol. É possível fazer passes entre os jogadores e isso torna o jogo muito dinâmico.
Goleiro: eu achei que fosse a função mais fácil, mas não é bem assim. São três círculos que precisam ser defendidos e há uma dinâmica para você trocas entre os círculos ou ir para uma posição central. Você também pode fazer uma espécie de orientação tática para o time e devolver a bola para o jogo.
Apanhador: eu acho que essa aqui é a posição mais difícil do jogo. Dentro desse universo o Apanhador – que na história é o próprio Harry Potter – precisa pegar o “Pomo de Ouro” – uma espécie da bola com asinhas e ela é bem pequena e muito rápida e dinâmica. Assim nessa posição você terá que capturar o pomo enquanto seus amigos seguem o jogo. Se você conseguir garantirá pontos extras importantes para o seu time.
A dinâmica toda de gameplay pode parecer confusa num primeiro momento.
Se você ainda não jogou, eu entendo que toda essa dinâmica possa parecer um pouco confusa. Até um certo ponto do tutorial eu também estava com essa sensação, mas conforme você vai avançando e entendendo cada posição no jogo, as coisas ficam mais claras. Assim eu imagino que a melhor decisão será num primeiro momento você focar numa posição que mais gostou e se especializar nela.
Eu joguei sozinho, mas não tenho dúvidas que a jogatina com os amigos deve ser bem divertida com a zoeira rolando solta no headset, além é claro, de todas as trocas de estratégia, confiando claro, na call do time. No PVP 3×3 você assume duas posições por partida: você pode ser um goleiro e batedor ao mesmo tempo, por exemplo.
Funciona bem e é divertido. O que mais esperar de um game assim?
É verdade que é um game que tem uma proposta bem específica e nichada e nem pretende ser um mega lançamento AAA, mas que cumpre bem o que promete, sendo um game que funciona e tem partidas divertidas. A narração é um pouco repetitiva, mas foi localizada de forma bem competente pela Warner Games, e os textos têm dezenas de referências que vão agradar os fãs.
No fim das contas, se você queria ter uma experiência de jogar uma partida de Quadribol “de verdade”, essa é uma excelente opção. E quem sabe no futuro surge um competitivo do jogo?
Eu joguei com uma chave fornecida pelo time de comunicação da Warner Games do Brasil e eu agradeço a oportunidade.
Comentários estão fechados.