Já joguei o rpg de aventura Born of Bread: é divertido? Vale a pena jogar?
Já pude jogar em antecipado o game Born of Bread – um jogo de RPG de aventura 2.5D desenvolvido pela WildArts Studio Inc. e publicado pela Plug In Digital. Deve ser lançado no começo de dezembro para Nintendo Switch e Steam.
História
O jogo conta a história de Loaf, um golem de pão, criado a partir de uma fornada de pães do dedicado padeiro Papa Baker que por uma série de acontecimentos deve embarcar em uma jornada épica para salvar seu mundo de um mal antigo. O mal, conhecido como The Rot, está consumindo lentamente o mundo, transformando tudo em um estado de decadência e podridão. Loaf é a única esperança de salvação usando seus poderes de pão para restaurar a paz.
E a história começa praticamente a partir do “nascimento” do Loaf em que logo em seguida teremos um tutorial guiado das principais dinâmicas do game e também das batalhas baseadas por turnos. Amigos se juntarão nessa jornada.
Eu joguei a primeira meia hora de gameplay e nesse período eu notei que a a história de Born of Bread é bem escrita e envolvente. O jogo apresenta uma variedade de personagens interessantes, cada um com sua própria história e motivação. O diálogo é espirituoso e engraçado, e a história é emocionante e cheia de reviravoltas. Porém aqui cabe uma ressalva importante aos leitores: o game não tem localização em português e não entender os diálogos pode prejudicar sua experiência com o game.
Jogabilidade
Born of Bread apresenta um sistema de combate por turnos único que combina elementos tradicionais de RPG com desafios baseados em reflexos. Os jogadores devem cronometrar cuidadosamente seus pressionamentos de botão para executar ataques, defender-se de ataques recebidos e usar habilidades especiais. O jogo também apresenta um sistema de fraqueza e resistência que adiciona profundidade e estratégia ao combate.
O combate é divertido e desafiador. Os jogadores precisam aprender a usar os poderes de Loaf de forma eficaz para derrotar os inimigos. O sistema de fraqueza e resistência adiciona uma camada extra de estratégia ao combate, forçando os jogadores a pensar cuidadosamente sobre suas ações.
Como eu joguei a versão antecipada em Beta o game apresentou alguns problemas de jogabilidade. Uma arma que não fixava direito no inventário (ou eu não entendi bem funciona) e uma dificuldade que eu tive em entender algumas dinâmicas, como por exemplo, acionar o modo escavação do meu amigo (eu apertei todas as teclas do teclado e tentei mudar pelo inventário) que é acionado pelo botão direito do mouse.
A dinâmica de batalha por turnos tem uma árvore de escolhas interessante, baseada em cartas, e que permite diversas estratégias que podem se adequar a cada estilo de jogador.
Estilo de arte e animação
Born of Bread apresenta um estilo de arte e animação encantadores. O mundo do jogo é cheio de cores vibrantes e personagens caprichosos. A animação é também de primeira linha, com movimentos fluidos e animações faciais expressivas.
O estilo de arte é único e memorável e que lembra muito Paper Mario, mas para mim principalmente me lembrou muito Undertale.
Conclusão
Como joguei em antecipado o game estava com alguns erros que são normais nesse estágio do jogo, ainda sim penso que o jogo precisa em alguns momentos pegar mais na mão do jogador e manter algumas explicações ou dicas que podem surgir após um tempo. A navegação teclado e mouse as vezes é um pouco difícil de entender. A ausência de localização em português é um detalhe importante e que pode tirar muita gente da jogabilidade
Dito isso, Born of Bread é um RPG de aventura divertido e bem feito. O jogo tem uma história envolvente, um sistema de combate desafiador e um mundo vasto e cheio de coisas para explorar.