Jaguar apresenta o Vision Gran Turismo SV: o melhor carro 100% elétrico para provas virtuais de resistência

A velocidade máxima de 410 km/h, o design aerodinâmico calibrado ao milímetro e a tecnologia de motor para ganhar corridas definem o Jaguar Vision Gran Turismo SV, o modelo virtual totalmente elétrico desenvolvido para o jogo Gran Turismo e transferido para a escala real.

O Jaguar Vision Gran Turismo Coupé, apresentado em outubro de 2019, foi o primeiro desportivo totalmente elétrico da Jaguar criado para a saga Gran Turismo. O sucesso notável seduziu os jogadores pelo exterior inovador inspirado nos modelos clássicos, pelo seu interior pensado no condutor e pelos seus níveis excelentes de condução e comportamento.

Para as equipes da Jaguar Design, SV e Racing, o Vision GT Coupé foi apenas o ponto de partida para o desenvolvimento do Vision GT SV. Aproveitaram a oportunidade para avaliar cada detalhe que podia ser melhorado enquanto redefiniam o conceito de carro elétrico da Jaguar para provas de resistência.

A análise em profundidade dos comentários dos jogadores em fóruns e vídeos on-line teve um papel-chave nesse processo. Essas “provas no mundo virtual” foram reunidas com numerosas horas “ao volante” para que as equipes de design e engenharia pudessem determinar com precisão a forma de otimizar o Vision GT SV até torná-lo o elétrico perfeito para provas de resistência.

“O Vision GT SV é um veículo surpreendente e atraente que serve de exemplo de tudo o que é possível conseguir se desconsiderar os limites tradicionais do design de veículos no mundo real. Ao dar-lhe vida em um modelo em escala real, pudemos mostrar a versão mais extrema de um Jaguar inspirado no passado, mas que não tem medo do futuro”, declara Julian Thomson, Diretor de Design da Jaguar.

Criado para ser o maior foguete para provas virtuais de resistência, o Jaguar Vision GT SV presta homenagem à sua linhagem ilustre não apenas com referências de estilo e aparência como também com cores distintas de competição que evocam momentos históricos, como as estreias em Le Mans do C-Type e do D-Type em 1951 e 1954, respectivamente.

Desenvolvido por engenheiros especializados
A estrutura de carroçaria em material composto, leve e aerodinâmico, incorpora agora quatro motores elétricos concebidos pelas equipes da Jaguar Racing e SV (o Coupé dispunha apenas de três). Em conjunto, desenvolvem uma potência de 1.903 CV (1.400 kW) e 3.360 Nm de binário instantâneo com as vantagens de tração e dinâmica da tração integral inteligente, e a distribuição de binário. Acelera de 0 a 96 km/h em apenas 1,65 segundo e atinge uma velocidade máxima de 410 km/h.

A equipe de engenheiros da SV recebeu a missão de tirar partido da potência do Gran Turismo SV para disponibilizar aos jogadores uma experiência de condução ainda mais emocionante na competição.

“Nossa missão era elevar a um nível superior tudo o que torna o Jaguar Vision GT Coupé tão especial: desempenho, comportamento e som”, comenta Jamal Hameedi, Diretor de Engenharia da Jaguar SV.

O perfil elegante do Vision GT Coupé diferencia-se claramente no GT SV, incluindo os spoilers curvos inspirados no C-Type e o D-Type. A distância entre eixos mantém-se em 2.721 mm apesar da incorporação de um motor adicional que impulsiona o eixo dianteiro.

O novo modelo mede 5.540 mm de extremo a extremo, sendo 861 mm mais longo para maximizar a aerodinâmica. Novidades como o splitter dianteiro e o spoiler traseiro articulado conseguem aumentar a aderência para melhorar a estabilidade, a velocidade elevada e aumentar a tração para curvas mais rápidas no GT SV.

Graças a tudo isso, o GT SV tem uma resistência aerodinâmica bastante baixa para um veículo de competição (0,398 Cd) e gera uma carga de 483 kg a 322 km/h.

Performance eletrizante
Os engenheiros da Jaguar Racing desenvolveram o extraordinário sistema de propulsão elétrico de quatro motores do GT SV, além de desenharem o sistema do primeiro Jaguar Vision GT, tirando partido dos seus conhecimentos e experiência com o Jaguar I-TYPE adquiridos ao longo de seis temporadas consecutivas.

O trabalho foi repartido em duas fases principais: foi incorporado um segundo motor de 407 CV (300 kW) no eixo dianteiro para disponibilizar o aumento necessário de potência e binário. Em seguida, o sistema de gestão térmica foi otimizado para suportar cargas superiores e assegurar que a condução constante a velocidades elevadas e a aceleração extrema se mantivessem durante toda a prova de resistência.

O sistema de propulsão do GT SV inclui um motor para cada roda, desenvolvendo uma potência combinada de 1.903 CV (1.400 kW) e 3.360 Nm de binário. Cada motor tem a sua própria caixa de uma velocidade, para proporcionar resistência e robustez exigidos pelos elevados valores de binário, níveis mínimos de massa e fricção que otimizam a eficiência e uma velocidade máxima de 410 km/h.

A potência é disponibilizada por uma bateria vanguardista de íons de lítio instalada na zona inferior da estrutura de carroçaria leve e rígida do GT SV para proporcionar níveis baixos para o centro de gravidade e aceleração sobre o eixo longitudinal, bem como uma distribuição de peso quase perfeita.

“Trabalhando simultaneamente no desenvolvimento do Jaguar I-TYPE da Fórmula E e no Vision Gran Turismo SV, os engenheiros da Jaguar Racing tiveram uma oportunidade sem precedentes de aplicar os seus conhecimentos a dois incríveis modelos elétricos: o nosso veículo de Fórmula E mais avançado de sempre e um veículo de provas de resistência virtuais”, avalia James Barclay, Diretor de Time da Jaguar Racing.

O sistema de gestão térmica é otimizado com um circuito adicional de azoto líquido que disponibiliza maior capacidade para que a bateria disponibilize a máxima potência durante mais tempo dentro do seu intervalo ideal de temperatura. A refrigeração com azoto encontra-se também ligada ao botão de propulsão da cabine para assegurar que a bateria esteja sempre abaixo do limite de temperatura, mesmo nas condições mais exigentes.

Máxima experiência de condução virtual
A sonoridade única do motor, fundamental para a experiência de condução instintiva do Jaguar Vision GT Coupé, atinge valores ainda maiores na versão GT SV. Graças ao aumento de potência e binário que resulta passar de três para quatro motores elétricos, o GT SV produz uma sonoridade ainda mais imponente e distinta, como um verdadeiro Jaguar do futuro. A caminho da redline a 40.000 rpm, demonstra que incorpora o DNA genuíno automóvel e faz as delícias dos condutores como nenhum outro modelo.

A experiência é completada com um interior concebido para a competição. As superfícies puras e amplas da cabine envolvem o condutor e permitem que os instrumentos e controles sejam incorporados na posição perfeita. Todos os elementos foram concebidos com uma qualidade de acabamentos artesanal, com qualidade e precisão, utilizando materiais leves e vanguardistas, como os novos tecidos TYPEFIBRE que revestem os dois bancos esculturais em materiais compostos. TYPEFIBRE é um sistema inovador de materiais de alto desenpenho desenvolvido pela Jaguar para proporcionar uma alternativa mais leve ao couro com níveis extraordinários de conforto e durabilidade. A Jaguar Racing testará os tecidos TYPEFIBRE no I-TYPE 5 durante a sétima temporada do campeonato mundial ABB FIA Fórmula E.

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Sobre a Jaguar Land Rover
A Jaguar Land Rover é a maior fabricante de automóveis do Reino Unido, construída em torno de duas marcas icônicas de carros britânicos: a Land Rover, líder mundial de veículos premium com tração nas quatro rodas, e a Jaguar, uma das principais marcas de sedãs e esportivos de luxo do mundo. Na Jaguar Land Rover, somos movidos pelo desejo de entregar veículos líderes de segmento, que proporcionarão experiências que nossos clientes vão amar por toda a vida. Em 2018, a Jaguar Land Rover vendeu 592.708 veículos em 128 países.

Apoiamos cerca de 260 mil pessoas por meio de nossa rede de concessionários, fornecedores e empresas locais.

Somos uma empresa essencialmente britânica, com dois grandes centros de design e engenharia, três fábricas de veículos e um centro de fabricação de motores no Reino Unido. Também temos fábricas na China, Brasil, Índia, Áustria e Eslováquia.

A partir de 2020, todos os novos veículos Jaguar Land Rover terão ao menos uma versão eletrificada, oferecendo ainda mais opções aos nossos clientes. Introduziremos um portfólio de produtos eletrificados em toda a nossa gama de modelos, englobando veículos elétricos, híbridos plug-in e híbridos leves, além de continuar oferecendo os mais recentes motores a diesel e a gasolina.

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