Joguei o acesso em antecipado de Path of Exile 2. Compensa? Vale a pena jogar? Confira review.
Path of Exile tem uma comunidade muito ativa e apaixonada pela franquia. Prova disso é o sucesso da venda antecipada do game nas principais plataformas. Ano que vem o game deve ficar gratuito para jogar, mas até lá, você pode comprar pacotes de fundador que dependendo da plataforma tem preços a partir de R$ 79,80.
Nesse momento o game possui um número limitado de classes e atos, mas evidentemente deve ser ampliado quando o game for lançado oficialmente. Pude jogar o game em antecipado na Brasil Game Show 2024:
E agora tive acesso ao game nesse momento de acesso antecipado. Logo de cara dá para dizer que é uma edição praticamente igual a que pude jogar. Você começa escolhendo a sua classe e já é apresentado ao caminho dos exilados onde você passará por um tutorial.
Um game para ser degustado e aprendido com calma.
Path of Exile 2 vai exigir um certo comprometimento do gamer para capturar todas as mecânicas de jogo. “Eu saquei que você não sabia jogar, porque não sabia usar uma gema” – esse foi um dos comentários que recebi no primeiro vídeo e sim, há razão nisso. Mesmo que você conheça outros games, como, por exemplo, Diablo, Path of Exile tem mecânicas próprias únicas, como, por exemplo, uma árvore de habilidade que possui facilmente mais de mil itens. Assim, ter um pouquinho de estratégia para descobrir qual vai ser a melhor build para você e seu personagem leva tempo.
Além disso, Path of Exile tem um lore muito interessante com uma mitologia rica e vasta. Nesse universo há uma combinação de fantasia sombria, mitologia e elementos apocalípticos. A narrativa principal se passa no continente de Wraeclast, um lugar marcado por tragédias, corrupção mágica e conflitos de poder. A história está intimamente ligada aos eventos do passado desse mundo e à influência de forças sobrenaturais. Você joga como um exilado, enviado para Wraeclast por crimes reais ou fabricados. Cada classe do jogo tem uma história única que molda sua trajetória, mas todos compartilham o mesmo destino: lutar contra as forças que controlam o continente enquanto buscam vingança, redenção ou poder.
Path of Exile 2 (PoE 2) continua a explorar o universo sombrio de Wraeclast, mas se passa 20 anos após os eventos do Path of Exile original. Ele apresenta uma nova era de conflitos e consequências derivadas do caos do jogo original. No final da campanha do primeiro jogo, os exilados derrotam ameaças como Kitava, o Deus da Fome, e outras entidades cósmicas que haviam mergulhado Wraeclast em desespero. Porém, mesmo com essas vitórias, o mundo não encontra paz. As estruturas de poder colapsaram, e novas forças começaram a emergir. E é esse mundo em colapso que iremos encontrar.
Com isso, caso você queira entrar realmente de cabeça no mundo de Wraeclast é necessário ler todas as pistas deixadas, desenvolver todos os diálogos abertos com os NPC´s e ativar missões secundárias. Mesmo os vendedores têm muita história para contar. Assim, os seres sombrios que você irá encontrar no caminho farão cada vez mais sentido nesse mundo cheio de corrupção mágica e brigas de poder entre entidades místicas.
Minha experiência de gameplay: o jogo é pedreira desde o começo.
Não posso deixar de destacar como o jogo é bonito. Os golpes são muito bem elaborados e os cenários cativantes, de fato apresentando biomas e desafios diferentes a cada avanço. Esse mundo é muito vivo: se você pausar para prestar atenção, verá os animais da floresta andando pelo cenário e a relva reagindo ao vento. Dá para ver que a Grinding Gear Games foi no detalhe para criar universos vivos e pelo menos para mim isso funcionou muito bem.
Talvez o maior impacto para mim seja o fato que o jogo não facilita em nada para você nem nas primeiras missões ou boss fights. É pedreira atrás de pedreira e você precisará de muita paciência e repetições para conseguir atingir seus objetivos. Vai ter que acabar também dedicando um tempo para farmar (aqui no sentido de você ter que jogar várias vezes com personagens de poder menor para ir aumentando os pontos de atributo do seu personagem e conseguindo itens escondidos no mapa) os mapas e ir abrindo o máximo possível de território para pegar itens e aos poucos ir subindo seu personagem de nível. Tem aqui sim uma certa dinâmica de soulslike.
Aqui o recurso de teletransporte para a Vila mais próxima vai ser seu grande aliado. Assim você pode ir se preparando melhor para cada desafio. Será possível mudar depois sua árvore de habilidades, mas já é bom você pensar na sua estratégia e qual build pretende construir. Essas decisões logo no começo do jogo vão te ajudar. E eu acredito aqui que qualquer estratégia que você monte nesse momento é melhor do que nenhuma estratégia.
O game está localizado para português nas legendas e na maioria das vezes funciona bem, mas há sim um ou outro probleminha, mas na minha opinião, nada que eu tenha visto tirou o entendimento do jogo e do que estava acontecendo.
Confira um trechinho dessa minha segunda oportunidade com Path of Exile 2:
Veredito. Vale a pena comprar em antecipado Path of Exile 2?
Apesar de ser um jogo em acesso antecipado e a ter ainda muito o que mostrar, o game me pareceu muito polido. Não tive problemas de acesso ao servidor, lags, glitchs ou qualquer outro problema que atrapalhasse a minha jogabilidade. Eu não cheguei até o final de todos os atos, porque de fato é um game demorado para progredir, mas resolvi vir aqui escrever as minhas impressões para quem está em dúvida se o game é uma boa compra para o final de ano. Se você gosta desse gênero e terá um tempo livre para se dedicar com certeza é uma excelente aquisição.
Claro que jogadores da primeira versão terão uma vantagem na curva de aprendizagem do jogo, porém, se você é um jogador de primeira viagem na franquia, com um pouco de dedicação, para estudar com calma todas as mecânicas com certeza com algumas horas de jogo você terá uma build competitiva e que te proporcionará centenas de horas de diversão.
Tá um baita jogo e merece muito a sua atenção.