Pular para o conteúdo

Kaspersky identifica 1,6 milhão de golpes contra jogadores de Roblox

Especialistas da Kaspersky alertam para o aumento dos golpes online para crianças, com destaque para os ataques disfarçados de Roblox, uma das plataformas de jogos mais populares da atualidade. Segundo a empresa, a crescente presença de malware disseminado como falsos arquivos do jogo fez com que esse tema se tornasse lucrativo para cibercriminosos. Apenas em 2024, foram detectadas mais de 1,6 milhão de tentativas de ataques usando a plataforma como disfarce.
Com milhões de usuários ativos por mês, o Roblox passou de mero jogo para um dos principais ambientes digitais para crianças ao redor do mundo, dividindo espaço com Minecraft. Juntas, as plataformas representam mais de 40% dos usuários jovens no mundo. No entanto, essa popularidade também atrai a atenção de cibercriminosos, que disfarçam malware como modificações (mods), truques ou geradores gratuitos de moeda virtual. De acordo com a Kaspersky, o número de jovens jogadores vítimas de ataques cibernéticos em jogos online aumentou 30% no primeiro semestre de 2024 em comparação com o mesmo período de 2023.

Tentativas de download de arquivos maliciosos ou indesejados disfarçados como conteúdos relacionados ao Roblox ao longo de 2024

Entre as principais ameaças identificadas pela empresa de cibersegurança, estão:
• Malwares disfarçados de modificações do jogo, truques ou geradores gratuitos de moeda virtual. Em 2024, a Kaspersky identificou 1.612.921 ataques vinculados a arquivos falsos do Roblox, com agosto registrando o maior número de tentativas (179.286), seguido por setembro (160.116) e outubro (151.638).

• Golpes envolvendo moedas virtuais gratuitas. um site malicioso (como na imagem abaixo) imita o design oficial do Roblox a fim de parecer legítimo, incentivando os usuários a inserirem suas senhas em troca de “Robux gratuitos”. Esse tipo de golpe é uma das táticas mais comuns, enganando as vítimas com a promessa de recompensas, muitas vezes resultando no roubo de credenciais ou dinheiro.

Exemplo de página web maliciosa que imita a original do Roblox

• Ataques direcionados a conteúdos de entretenimento: uma análise da Kaspersky também identificou um padrão de “pico duplo” na atividade criminosa relacionada a lançamentos de entretenimento, como estreias de filmes e videogames. Normalmente, os cibercriminosos agem antes e durante o lançamento, aproveitando o entusiasmo dos usuários para explorar a situação.
“À medida que o panorama do entretenimento evolui e as fronteiras entre jogos, streaming e estreias cinematográficas se tornam cada vez mais tênues, os cibercriminosos ajustam suas táticas. Com o aumento dos lançamentos simultâneos e plataformas que integram múltiplos formatos, proliferam fraudes que exploram diferentes pontos de contato na experiência do usuário. Assim, é possível observar estelionatos que vão desde acessos antecipados falsos e assinaturas fraudulentas até a venda de moedas virtuais inexistentes e links maliciosos que prometem benefícios, mas acabam roubando credenciais”, Leandro Cuozzo, analista de Segurança no Time Global de Pesquisa e Análise para a América Latina na Kaspersky.

Para manter a segurança das crianças na internet, os especialistas da Kaspersky recomendam:
• Manter-se informado sobre as ameaças mais recentes e monitorar ativamente as atividades online de crianças e jovens a fim de criar um ambiente digital mais seguro.
• Investir numa comunicação clara com s crianças sobre os riscos da internet e estabelecer regras rígidas para garantir a segurança.
• Ajudar o jovem a escolher uma senha única e lembrá-lo de alterá-la periodicamente.
• Definir regras claras sobre o que podem ou não fazer online, explicando os motivos por trás dessas regras e revisando-as à medida que crescem.
• Usar aplicativos de controle parental para garantir a segurança as crianças em ambientes digitais e físicos, bloqueando conteúdos inadequados, equilibrando o tempo de tela e monitorando sua localização.
• Falar sobre a importância da cibersegurança com as crianças por meio de recursos educativos, como o Alfabeto da cibersegurança da Kaspersky, livro que aborda as novas tecnologias, higiene digital, prevenção de ameaças online e reconhecimento de fraudes. Baixe gratuitamente em PDF aqui.
• Instalar uma solução de segurança confiável nos dispositivos das crianças que bloqueiem o download de malwares durante suas sessões de jogo.

http://blogdoarmindo.com.br
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários