
LATAM anuncia voo direto entre Fortaleza e Lisboa para alta temporada
Nova rota marca o primeiro voo da companhia entre Nordeste e Europa desde 2009 e faz parte da estratégia de expansão no Brasil
A LATAM Airlines Brasil confirmou a operação do voo direto entre Fortaleza e Lisboa entre 7 de abril e 20 de outubro de 2025. A nova rota, que será realizada uma vez por semana, representa o primeiro voo direto da companhia entre Nordeste e Europa desde 2009. O anúncio foi feito durante reunião da LATAM com o Governo do Estado do Ceará, na qual também foram discutidas futuras oportunidades de investimento no estado.
A operação será realizada com aeronaves Boeing 787, com capacidade para 300 passageiros, e duração média de 7h30. O voo partirá de Fortaleza às segundas-feiras, às 6h15 (horário local), enquanto a decolagem de Lisboa ocorrerá às 18h30 (horário local).
“O Ceará é o ponto mais próximo da Europa no Brasil. Esse novo voo da LATAM entre nosso estado e Lisboa será fundamental para incrementar o turismo, estimular novos negócios e gerar mais emprego e renda aos cearenses”, afirmou o governador do Ceará, Elmano de Freitas.
A LATAM é atualmente a maior operadora do Aeroporto de Fortaleza, com cerca de 200 pousos e decolagens semanais. Além da nova rota, a companhia mantém voos internacionais entre a capital cearense e Miami (duas frequências semanais) e Santiago (uma frequência semanal).
“A LATAM tem consciência do papel desempenhado pela aviação no Brasil, especialmente em um estado tão importante como o Ceará. Por isso, estamos sempre atentos às oportunidades para expandir a oferta de assentos e de voos de forma sustentável, para fazer decolar o turismo e a economia do Nordeste”, comenta Eduardo Macedo, head de Assuntos Públicos da LATAM Brasil.
Expansão e investimentos da LATAM no Brasil
Nos últimos dois anos, a frota da LATAM no Brasil cresceu 13%, com a chegada de 25 novas aeronaves. Atualmente, a companhia opera a maior malha aérea de sua história no país, com voos para 52 aeroportos nacionais. Em 2025, a empresa projeta um crescimento de até 8% na oferta doméstica de assentos.
No cenário internacional, a LATAM conecta o Brasil a 90 aeroportos no exterior. Entre as rotas mais recentes, estão Brasília-Santiago, Curitiba-Lima, Fortaleza-Santiago e Recife-Santiago, inauguradas em 2024.
A empresa também ampliou seu quadro de funcionários, que cresceu 14% nos últimos dois anos, chegando a 20,5 mil colaboradores. Em janeiro de 2025, a LATAM iniciou as aulas da Escola LATAM, programa profissionalizante para capacitação no setor aéreo.
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a LATAM lidera a aviação brasileira desde 2021, com quase 39% de participação no mercado doméstico. No segmento internacional, a companhia fechou 2024 na liderança com 23,6% de participação.