LATAM Cargo divulga dados do transporte aéreo de cargas no Brasil em 2024
A LATAM Cargo, afiliada do Grupo LATAM, divulgou dados sobre o transporte aéreo de cargas no Brasil durante 2024. Conforme as informações, cargas gerais, fármacos, eletrônicos e perecíveis foram os itens mais transportados em operações domésticas, enquanto, em voos internacionais, o ranking teve como líderes cargas gerais, fármacos, frutas, ovos e pescados.
De acordo com dados da ANAC, a LATAM Cargo movimentou mais de 126 mil toneladas em voos domésticos entre janeiro e dezembro de 2024, atendendo 46 destinos no país. Destas operações, 59% das cargas foram realizadas em voos com destino a aeroportos de São Paulo/Guarulhos (32% de participação), Manaus (17%) e Brasília (10%). No segmento internacional, foram transportadas mais de 207 mil toneladas, sendo 41% relativas à exportação. Nessa modalidade, 98% das cargas tiveram origem nos aeroportos de São Paulo/Guarulhos (76% de participação) e Campinas/Viracopos (22%). Os principais destinos de exportação concentraram 39% do volume, destacando-se Miami (19%), Santiago (12%) e Bogotá (8%), com cargas gerais, frutas, ovos e pescados como itens predominantes.
No mercado de importação, 59% do volume das cargas internacionais correspondeu a esse segmento. Dessas, 60% tiveram origem de Miami (33%), Santiago (19%) e Frankfurt (8%), sendo distribuídas para destinos nacionais, onde São Paulo/Guarulhos (60%), Campinas (24%) e Manaus (6%) receberam 90% do total. Entre os itens importados, cargas gerais, fármacos e frutas foram os mais movimentados.
Além dos números operacionais, a LATAM Cargo anunciou investimentos para ampliar a atuação no transporte aéreo. Desde o fim de 2023, a companhia inaugurou três novas rotas internacionais: Miami-São José dos Campos (de 2 para 3 voos semanais), Miami-Brasília (2 voos semanais) e Amsterdam-Curitiba (2 voos semanais). A rota Miami-Florianópolis também passou de 2 para 3 voos semanais, e, em abril de 2024, iniciou-se a operação entre Europa e Florianópolis, com dois voos semanais. No mercado doméstico, foram lançadas novas operações: em abril de 2024, a rota Guarulhos-Belém-Manaus dobrou a capacidade na capital paraense; em maio, a operação Guarulhos-Recife-Manaus aumentou a capacidade em 62,5% na capital pernambucana; e, em julho, os voos com compartimento de carga para Vitória da Conquista passaram a integrar a operação na Bahia.