Lojistas se unem para fomentar a economia local

Assine nossa newsletter

Enquanto alguns comerciantes se queixam da queda nas vendas e ameçam fechar as portas, outros usam a criatividade para despertar o interesse dos consumidores e impulsionar os negócios. Pode parecer clichê, mas é durante os momentos de crise que os verdadeiros empreendedores se sobressaem.
Com uma boa dose de ousadia e muita coragem, um grupo formado por 23 parceiros, entre lojistas, marcas e instituições — com atuações ligadas ao universo do décor -­ resolveu criar um evento inédito na região com os objetivos de valorizar e promover o design e suas mais diversas conexões com a arquitetura, arte, decoração, urbanismo, negócios e inovação tecnológica.
Assim nasceu a Semana de Design, apelidada de DWalk. O festival urbano descolado e criativo foi concebido para descomplicar a maneira com que entendemos o design, por intermédio de palestras, mostras, atividades, intervenções artísticas, conceituais e culturais que visam aproximar o design da população. “É uma forma de trazermos o cliente para dentro da loja e apresentar os nossos diferenciais em termos de produtos e serviços”, aponta Mário Guisard, diretor da Riolax, participante do evento. “Se quisermos resultados diferentes, precisamos fazer algo diferente e a DWalk surge com esse propósito”, completa.
Na opinião de Rosane Carneiro, diretora Valeflex, loja integrante do evento, quanto maior o engajamento dos lojistas, maior será o eco das ações individuais e mais grandioso será o evento. “Queremos colocar a nossa cidade no cenário do design nacional. Falar de design de uma forma mais cotidiana, democratizar este conhecimento. Estamos fazendo história”, completa.
Momento. Apesar da retração econômica, o setor de comércio e serviço é o que mais resiste aos efeitos das crises. O arquiteto Pedro Ribeiro Moreira Neto, Secretário de Planejamento Urbano de São José dos Campos, lembra que a cidade vive um momento de transição de sua vocação econômica, que coloca os setores do comércio e serviços como protagonistas na geração de empregos. “A cidade que se propõe inovadora precisa deste tipo de movimento é um ponto necessário para que as mudanças aconteçam”, afirma.
Para a arquiteta e professora Vinie Pedra, de São José, a importância de um evento como a DWalk está na mobilização da economia criativa. “Que motiva vários âmbitos da economia que são relacionados à criatividade, como a moda, design, urbanismo, arquitetura, produção cultural, que acaba motivando não só a economia, mas o desenvolvimento das cidades e este evento tem potencial para isso”, afirma.
Os empreendimentos comerciais instalados na cidade nos últimos dois anos, investiram mais de R$ 300 milhões e geraram cerca de 2.000 empregos diretos na cidade.
Serviço:
O que é: Semana de Design – DWalk
Quando: 25 a 28 de agosto
Onde: Eixo do Design, entre as avenidas Barão do Rio Branco, São João e rua Madre Paula de São Paulo
Entrada: gratuita e aberta ao público
Lojas e marcas participantes: Valeflex, Riolax, Florense, Casa Versati, Casa Decorada, Firmato, Porto Home, Portobello Shop, Móveis Prime, Faculdades Anhanguera, Demartini, Villabella, Relicário, Breton, Dálmobile, Bontempo, Senac, Ori Decor, Alpina, Idelli, Light Concept, Brumas e Provence

Assine nossa newsletter

Comentários estão fechados.