
Marketing, experiência e gastronomia temática são os destaques do Viking Axes
Quando se fala sobre inaugurações de novos restaurantes, é comum pensarmos na publicidade como uma das ferramentas para a divulgação daquele espaço. Mas e quando a publicidade é a mola que faz o negócio acontecer? Pois essa é a história do Viking Axes, pub com temática nórdica que volta com nova temporada em maio e tem como sócios os publicitários Philippe Blackman e Cris Guerra, que também estão juntos na agência Oficina de Ideias, do Rio de Janeiro – além deles, o advogado Augusto Figueiredo também faz parte da sociedade do pub.
Único pub do Brasil com arremesso de machado (a modalidade foi trazida para o Brasil pelo próprio Augusto, depois de uma experiência esportiva nos Estados Unidos), o Viking Axes é fruto não apenas de um olhar mais apurado dos seus sócios sobre um local diferente para o público se divertir, mas também dos aprendizados de anos dentro da publicidade. “O Viking Axes já existia antes da nossa ‘chegada’, mas a transformação do lugar para que se tornasse uma referência de diversão diferente do que já existia veio com a gente. E posso dizer que esse toque teve grande influência a partir do que aprendemos no mercado publicitário”, conta Philippe.
Durante os mais de dez anos de mercado, a dupla esteve à frente das campanhas de outros restaurantes cariocas, como Eccellenza, LeDepaneur, Mocelin, e essa expertise ajudou na hora de alavancar o próprio negócio. “Nosso objetivo nunca foi mudar de ramo, mas usar um a favor do outro. E conseguimos. Hoje, o pub é sinônimo de entretenimento não apenas para quem mora em Nova Friburgo, mas para todo o estado. Também viramos um dos pontos turísticos mais importantes da região serrana”, comenta Blackman. “Conseguimos, inclusive, mudar a cara do inverno na região serrana. Se antes o fondue era o carro chefe, quando se pensava em gastronomia no inverno, agora as noites de frio são ao redor de uma fogueira e regadas a drinks, tábuas e muito chopp”, brinca Cris.
Mas o sucesso do local não se deve apenas ao ambiente rústico e ao ineditismo do negócio. Os sócios também investiram pesado na contratação de profissionais reconhecidos – como a figurinista responsável pela vestimenta dos atendentes, que tem passagens pela Globo e Coca Cola; e uma trilha sonora feita pela Orquestra de Músicos da Grota – para elevar ainda mais a experiência de quem vai ao local. Recentemente, Renan Rocha, ‘cria’ de Troagois, que já passou pelos renomados Olympe, CT Trattorie, CT Boucherie, Le Depanneur e Sult, é o novo responsável pelo cardápio do Viking Axes. “Sabemos como mudanças são importantes para manter um negócio em constante crescimento. Afinal, o que hoje é novidade, amanhã não é mais. E, por isso, estamos constantemente investindo em novidades”, diz Augusto.
“Como publicitário, eu sempre precisei enxergar além, saber o que o público consumidor almejava mesmo antes dele ter essa noção. E foi essa visão que nos levou a buscar tantos diferenciais para o Viking Axes. Temos não apenas um cardápio estrelado e ambientação realmente viking, inclusive com o arremesso de machado, mas outras inúmeras atrações que fazem as pessoas subirem a serra só para curtir o nosso espaço”, complementa Blackman.
E a publicidade? Continua gerando projetos, é claro. “Quem trabalha com campanhas não consegue simplesmente sair do mercado. Hoje, dividimos o tempo entre o Viking Axes e a agência, mas certos de que um não existiria sem o outro. A publicidade me deu a bagagem para saber onde, quando e de qual maneira investir para um negócio dar certo. E o Viking Axes tem aberto muitas oportunidades para conhecermos novos clientes e aliar o trabalho à diversão”, conclui Philippe.