Microsoft apoia 2ª edição do programa InovaCoop Conexão com Startups em parceria com o Silo Hub


O InovaCoop Conexão com Startups, programa de inovação aberta da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), operacionalizado pelo Silo Hub, pólo de inovação voltado para o agronegócio criado em parceria com a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), e que conta com o apoio da Microsoft, está com inscrições abertas até o dia 23 de janeiro, por meio do portal oficial. O programa tem o objetivo de conectar cooperativas a startups do agronegócio. 

Para essa primeira etapa, foram selecionados cinco desafios relevantes para o cooperativismo agro: como precificar o leite longa vida no mercado, da indústria para o varejo; como integrar o processo de logística com ênfase na comunicação entre o cooperado e a cooperativa; como estimar e prever a produção e colheita de amendoim; como fracionar produtos de pesos e formas variadas em pedaços de pesos exatos; e como promover o encontro da demanda com a oferta dos serviços dos profissionais cooperados. Foram submetidos pelas cooperativas CEMIL, COOPAMA, COPLANA, SANTA CLARA E UNEAGRO/SC  

O primeiro passo do  InovaCoop consiste na inscrição das startups. As candidatas deverão submeter seu projeto preenchendo o formulário online e, a seguir, serão realizadas diversas etapas de triagem das startups e suas respectivas soluções para checar a capacidade para resolver os desafios propostos pelas cooperativas. Serão selecionadas até 3 startups por desafio e, aquelas com as rotas de solução mais promissoras para cada um dos desafios, vão se aproximar das cooperativas para um período de imersão para refinamento das soluções.  

A melhor solução será escolhida para realizar a POC (prova de conceito). A seguir, as cooperativas e startups assinarão os contratos para implementação das POCs. Na sequência, as startups e cooperativas definirão o plano de trabalho a ser desenvolvido e iniciam o processo. Por fim, será realizado um evento de encerramento com apresentação dos resultados alcançados durante a etapa de implementação da prova de conceito. As startups selecionadas contarão com a possibilidade de investimento para desenvolvimento dos projetos, além de trabalho em conjunto com a equipe do Silo, da cooperativa e da OCB. Também receberão treinamentos, visitas técnicas, profissionalização da gestão e crescimento. Ao final do processo, a Microsoft receberá indicações das startups participantes que forem destaque, as quais serão avaliadas para participar do programa Microsoft for Startups, iniciativa focada no fortalecimento de startups para ajudá-las a expandir e escalar seus negócios. 

“Buscar inovação para um dos segmentos da economia que mais cresce no nosso país e ainda apoiar startups está totalmente ligado com o propósito da Microsoft. Por isso é uma honra apoiar essa inciativa”, comenta Ronan Damasco, diretor de tecnologia da Microsoft Brasil.