Microsoft | Procter & Gamble desenvolve estratégia de dados baseada na nuvem

Frente à necessidade de centralizar os seus dados e tomar decisões mais assertivas, a P&G desenvolveu uma estratégia de dados baseada em nuvem, além de uma cultura de dados, que informa todas as decisões tomadas pela empresa para impulsionar seu sucesso futuro. Para isso, a P&G implementou um conjunto de soluções de dados e IA do Microsoft Azure, como Azure Synapse Analytics, Azure Data Lake e Power BI.

Em razão do seu grande escopo e longo histórico, a equipe da P&G possuía vários pontos de dados sobre seus negócios e clientes, incluindo informações de impulsionamento de vendas e preferências de produtos. Porém, como os dados residiam em silos distribuídos geograficamente, e os sistemas legados da P&G não podiam vincular centenas de tipos de dados diferentes para conseguir percepções coletivas, a companhia buscou uma plataforma que pudesse desbloquear esses silos e fornecer uma visão única para os usuários empresariais.

Neste contexto, os líderes da empresa também identificaram a necessidade de promover uma cultura orientada por dados, com uma mentalidade de crescimento que colocasse os dados e a análise na vanguarda. A IA, o aprendizado de máquina e a análise avançada, foram todos vistos como cruciais nessa jornada. Assim, com o apoio da Microsoft, a empresa migrou para o Microsoft Azure e adotou o Power BI.

Com essas soluções de dados escaláveis e dinâmicas, a P&G está trazendo o poder dos dados para enfrentar três desafios principais: criar uma cadeia de fornecimento resiliente, melhorar a execução do varejo e fornecer produtos e embalagens superiores. “Para que a P&G compreendesse e atendesse melhor aos consumidores, precisamos impulsionar uma cultura habilitada para dados e operacionalizar algoritmos em todas as principais decisões de negócios”, afirma Guy Peri, diretor de Dados e Análises da P&G. “Para nós, apenas duas variáveis são importantes: desempenho e escala. Com o Azure e a coinovação que fizemos juntos, conseguimos ter resultados positivos em ambas as frentes”.

Além da otimização de processos internos e melhoras na tomada de decisão, a estratégia de dados adotada pela empresa está proporcionando um melhor atendimento à necessidade dos clientes, através de previsões na cadeia de suprimentos e análise de comportamentos de compra, além do aprimoramento de seus produtos e embalagens. Dessa maneira, a P&G busca continuar a fortalecer essa cultura de dados, operacionalizando algoritmos nos principais processos de decisão em toda a empresa.

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar Leia mais

Nossa Política de Privacidade.