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Modelo de negócios: Como criar Proposta de valor e definir mercado – Campus Party 2014

O material abaixo eu criei para a Campus Party de 2014 e já tem mais de 9 mil visualizações. Espero que ajude você de alguma forma a criar ou melhorar sua startup.

Transcript
1. Proposta de Valor, Marketing e erros mais comuns Armindo Ferreira
2. • Ninguém pagará por uma não solução • Definindo Proposta de Valor • Validando a sua proposta de valor • Marketing o que é • Eixos do Marketing • Como dimensionar (e posteriormente prospectar) um novo mercado • Será que com o meu mercado a minha conta vai fechar? • Erros mais comuns ao dimensionar o mercado num modelo ou plano de negócios Sobre o que vamos falar hoje?
3. • Minha ideia realmente (realmente realmente mesmo ) resolve um problema? • Ela resolve este problema de um jeito diferente, inovador, criativo, eficiente ou revolucionário? • Haverá alguém disposto a pagar pela minha solução? • A criação é de algo que eu tenho afinidade ou colabora para a sua vocação/missão de vida? Check-list Salvador
4. Canvas BMG
5. Quadro Canvas
6. No bloco Proposta de Valor (Value Proposition) são criadas propostas que atendam a determinadas necessidades dos potenciais clientes, sempre tendo os objetivos de negócio norteando a dinâmica. Proposta de Valor – Canvas
7. Exemplo de propostas de valor podem: • Conveniência • Personalização • Apoio a decisão • Rapidez • Redução de custos • Entre outros. Proposta de Valor – Canvas
8. A proposta de valor é a ideia central que guia a construção de uma marca, indicando como ela deve ser percebida pelos públicos internos e externos. Expressa seus principais valores e é referência para a definição da experiência de marca (produtos, operações, pessoas e comunicação). A proposta de valor é construída com base na identificação de pilares da marca. Fonte: Guia das Melhores Práticas de Branding – Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) Proposta de Valor – Canvas
9. Proposta de Valor – Canvas
10. Proposta de Valor – Canvas
11. Proposta de Valor – Canvas
12. Vamos aplicar?
13. Vamos aplicar?
14. Vamos aplicar?
15. Validando sua Proposta de Valor
16. “Marketing é um processo social e gerencial através do qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores com outras pessoas”. Philip Kotler Definição Clássica
17. Market = mercado Ing = gerúndio Definição Expressão Mercado Em Movimento
18. Informação Marketing o que é?
19. Eixos do Marketing
20. blog de moda blog de moda praia feminina blog blog de moda Feminina blog de moda praia feminina – maiô blog de moda praia feminina – maiô retrô Segmentação de Mercado
21. http://meninasvodca.com.br/
22. http://camisasdefutebolretro.com/
23. Diferenciação gera Competitividade
24. • Até quando a empresa pode faturar/lucrar • Previsão de vendas e planejamento de marketing • Avaliar o lançamento de novos produtos • Entender e monitorar a concorrência Pra que dimensionar o mercado?
25. Mercado total – todos de um determinado segmento Mercado potencial – com conhecimento do problema mais sensível Mercado disponível – tem interesse efetivo Definindo o Tamanho
26. Mercado Disponível Mercado Potencial Mercado Total
27. • Nº de consumidores • 300.000 • Ticket médio estimado • R$ 1,00 • Relação entre eles • Tamanho do mercado: R$ 300 mil De baixo pra cima
28. • • Encontrar um dado sobre o mercado • Tentar informações específicas • No Brasil, as estatísticas seguem em velocidade parecida. Das 12 milhões de unidades vendidas de maio a julho, 1 milhão foram smartphones. • De acordo com um levantamento da Anatel, órgão regulador das telecomunicações nacionais, em junho deste ano 10,4 milhões de usuários portavam equipamentos 3G. • Uma pesquisa feita pela Bitkom, a associação das empresas alemãs de tecnologia da informação, mostrou que 38% dos usuários de smartphones estão dispostos a pagar pelos apps. ** • • De acordo com a consultoria Gartner, especializada em tecnologia, o faturamento das lojas de programas para smartphones e tablets em todo o mundo deve saltar de US$ 6,2 bilhões em 2010 para US$ 29,5 bilhões em 2013.* O líder do ranking, o teclado Swiftkey, custa R$ 3,99 e adiciona funcionalidades extras, não disponíveis no teclado padrão do Android, como recurso Swipe. O viciante joguinho “Plants vs Zombies” também se destaca entre os mais baixados e custa R$ 2. Reduzir de acordo com seu público alvo De cima pra baixo Fonte: http://oglobo.globo.com/tecnologia/aplicativo-para-android-de-99-permite-que-usuario-ostente-riqueza-aos-amigos-9285716 http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI168844-17180,00O+MERCADO+DE+APLICATIVOS+PARA+CELULAR+CRESCE+SEM+PARAR.html http://www.cartacapital.com.br/tecnologia/aplicativos-para-celulares-movem-mercado-bilionario-8851.html
29. A empresa de pesquisas E.Life entrevistou recentemente mais de 500 brasileiros de todas as regiões do país e de diferentes classes socioeconômicas para entender melhor como eles usam seus dispositivos móveis. Quase 60% dos brasileiros com 15 a 24 anos de idade não pagam para usar aplicativos; o mesmo foi observado para 52% dos brasileiros da classe AB e para quase 56% dos que pertencem à classe C. Cerca de 21% dos brasileiros na faixa etária dos 15 aos 24 anos gastam de R$ 10 a R$ 30 (US$ 5 a US$ 15) por mês com aplicativos, enquanto 27% dos brasileiros com 25 a 65 anos de idade gastam o mesmo valor aproximado mensalmente. Bem mais de 50% dos brasileiros nas faixas etárias dos 15 aos 25 e dos 25 aos 65 anos, das classes AB e da classe C afirmam que não gastam nada com aplicativos.
30. Mostre para as garotas como você é playboy é rico! Baixe agora o app mais caro da Google Play! O aplicativo avisa os seus amigos através de SMS que você é o novo playboy do momento! Atenção! Somente baixe esse aplicativo se você realmente é playboy e tem dinheiro! Se você não tem dinheiro vá jogar CandyCrush!
31. • Dizer o que o produto faz e não os benefícios que ele proporciona. • Público muito abrangente: “meu app serve para todo mundo”, “homens e mulheres de todas as idades”, “pequenas, médias e grandes empresas privadas e públicas. • Demonstrar que o empreendedor não fez a lição de casa sobre o mercado: sem números, sem dados. Erros mais comuns
32. Perguntas
33. @armindoferreira /armindoferreira armindo@cruzeferreira.com.br www.cruzeferreira.com.br www.comunicavale.com.br www.smsp.com.br Obrigado!!! Todas as imagens e vídeos foram usadas para fins educacionais. Este material é disponibilizado de forma gratuita pela internet

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