Jornalismo de tecnologia, independente e com credibilidade

Movimento convida participantes a colaborarem com o reflorestamento de áreas desmatadas

A campanha de mobilização social Somos Todos Amazônia está convidando os brasileiros a vestirem a camisa literalmente e contribuírem com o plantio de novas mudas de árvores em áreas desmatadas da Amazônia. Iniciada há poucos meses pelo engenheiro ambiental Gabriel Estevam Domingos, a mobilização começou a ganhar repercussão entre empresários, personalidades e até mesmo celebridades que apoiam a preservação da Floresta Amazônica.
A arrecadação de recursos para desenvolver a iniciativa é feita por meio da venda das camisetas da campanha, contendo artes exclusivas criadas pelo designer Sidnei Barros. Os recursos estão sendo 100% revertidos ao plantio de mudas de árvore nativa em áreas desmatadas da Amazônia Legal. “As mudas serão monitoradas online pelos participantes por meio do App CarbonZ, disponível gratuitamente para sistema Android e IOS”, explica o ambientalista.
Além de colaborar com o meio ambiente, a ação propõe disseminar a conscientização sobre a atual situação da Floresta Amazônica, considerada a maior floresta tropical do mundo, e aproximar este tema do cotidiano das pessoas. Além da camiseta, quem adere a campanha recebe também um certificado contendo o nome do colaborador, a espécie de muda plantada, sua localização de plantio e data.
Os últimos meses foram marcados por polêmicas envolvendo a questão da preservação ambiental da Floresta Amazônica. Além do anúncio da extinção da Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca), que enfrentou muitas críticas da sociedade e foi revogada, foi anunciado também pelo governo medidas de flexibilização ambiental para exploração da região sem contrapartida para o meio ambiente.
Outro alerta importante que reforça a importância do reflorestamento de áreas desmatadas é que de acordo com o relatório anual da ONG Global Carbon Project, as emissões de gases causadores do efeito estufa devem registrar um aumento em 2017, a primeira alta em três anos. O relatório prevê ainda que as emissões globais de combustíveis fósseis atinjam um recorde de 37 bilhões de toneladas de dióxido de carbono em 2017, com as emissões totais atingindo 41 bilhões de toneladas, incluindo o desmatamento. No Brasil, aumentou em 9% emissão de gases de efeito estufa em 2016.

Para conhecer mais sobre a iniciativa visite os portais:
Site “Carbon Z App”: http://carbonzapp.com.br/ –  Site “Somos Todos Amazônia”: http://somostodosamazonia.com.br/ –  Facebook: https://www.facebook.com/somostodosamazonia/

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar