Se você é amante de tecnologia precisa conhecer o museu CARDE Campos do Jordão–SP.
Sim, é um fato, o museu CARDE Campos do Jordão, na verdade, é focado em antigomobilismo e provavelmente seu público primário seja, sim, o fã de carros. Mas tem como falar deles sem falar da tecnologia que os permitiu?
O próprio espaço tem em seu nome o desejo de não ser só um desfile de carros antigos. CARDE é um acrônimo de Carros ARte e DEsign e em seus diversos espaços, oferece a oportunidade de conhecer raridades que andam ao lado de suas histórias e contextos históricos.
Mas há muita tecnologia também para falar dos carros. Na primeira visita, que fiz para conhecer um Tucker que já foi do criador de Star Wars George Lucas, uma das salas já me chamou a atenção. Nesse espaço dos hologramas é possível ter uma experiência imersiva: enquanto um carro gira em 3D na sua frente ao lado, você aprende mais sobre aquele carro enquanto uma história é contada.
A ambientação sonora complementa o ambiente. Dá para ver o cuidado do museu com cada detalhe da experiência.
Há também no mesmo piso da sala dos hologramas um simulador que de fato te coloca para viver uma aventura a bordo de um dos itens do acervo. Infelizmente não tive tempo de viver essa experiência, mas já está na minha lista de coisas a fazer a próxima vez que eu for para lá.
Descendo para o andar principal a nossa imaginação é testada ao ver cajus gigantes que voam no céu ao redor de uma floresta estilizada que de forma quase surreal vai do crochê aos metais, ao centro uma grande árvore em que o “fruto principal” é um Uirapuru, o 4200 GT, conhecido como, a Joia Rara da indústria automobilística brasileira.
A partir desse salão cada porta vai abrir uma espécie de máquina do tempo que vai te encaminhar para uma fase histórica importante dos carros e seus permeios.
Na sala “Visionários da Tecnologia” você pode conferir uma história que faz a gente pensar. Lá podemos ver um pouco a trajetória do senhor João Augusto Gurgel e sua tentativa de lançar a primeira montadora brasileira. E por incrível que pareça com a criação de um carro elétrico na década de 70. Na minha opinião (e de muita gente) um visionário que não teve o devido apoio no país onde resolveu empreender e que aqui no CARDE tem uma merecida homenagem, inclusive com uma riqueza de detalhes impressionante. Eu pude apurar que a família doou todo material de pesquisa ao museu. Ao abrir as gavetas, encontramos desenhos técnicos e outras preciosidades que eu vou deixar o leitor descobrir ao chegar ao espaço.
Já na sala “A Paris dos Trópicos” é possível ver não só imponentes carros, mas diversas peças de obras de arte e até itens de decoração.
São cerca de 15 espaços com quase uma centena de carros no acervo que deve ainda crescer mais num formato rotativo a partir de uma reserva técnica, além de peças que ficam em exposição temporária no museu CARDE Campos do Jordão. Todos os lugares contam com uma rica cenografia e ambientação. É algo que dificilmente você verá em lugares fora das grandes capitais brasileiras e naturalmente se torna um destino turístico obrigatório para os amantes de arte, tecnologia e, claro, carros.
Viés social em cada cantinho.
Em cada espaço existem simpáticos e atenciosos jovens sempre dispostos a contar uma história do carro ou até tirar uma foto sua. Eles fazem parte de uma ação social da Fundação Lia Maria Aguiar – que trabalha com cultura, arte e educação em Campos do Jordão.
Apresentações musicais e de dança podem surgir durante a sua visita e que também são de talentos atendidos pela instituição. E não para por aí. O Museu conta com uma escola de restauração de carros, ou seja, muito em breve, carros antigos serão restaurados pelas mãos de jovens talentos de situação social vulnerável e que encontrarão ali uma profissão extremamente promissora.
Já o salão principal conta com uma parede de crochê que foi “costurada” por 200 mulheres da periferia de Brasília, em um projeto desenvolvido pelo Instituto Proeza, indicado pela UNESCO.
Ao visitar o espaço não é possível desassociar esse viés social mantido por filantropos que trazem uma visão muito única de como é possível empoderar jovens através da educação e cultura.
Um passeio completo museu CARDE Campos do Jordão.
Além de todo acervo, o lugar todo conta com uma arquitetura linda e paisagismo que chama a atenção, isso sem falar do contexto charmoso da Serra da Mantiqueira e da cidade de Campos do Jordão, já conhecido destino turístico na temporada de inverno mais balada do estado de São Paulo. O destino conta com hotéis e pousadas, além de rica gastronomia.
Há uma cafeteria e um restaurante com uma surpreendente proposta simples e bem executada, além de uma gift shop. Reserve de duas até quatro horas (se for fazer as refeições lá) para aproveitar tudo que o CARDE tem a oferecer.
Museu CARDE Campos do Jordão
As datas e horários de funcionamento podem variar, bem como os valores cobrados que tem faixas diferentes de valores, por isso eu recomendo que você visite o site oficial para conferir todas as informações mais atualizadas. Em caso de dúvidas entre em contato com a equipe do CARDE antes de programar sua viagem.