National Geographic estreia “Free Solo”, documentário indicado ao OSCAR

Assine nossa newsletter

Assinado pelos cineastas E. Chai Vasarhelyi e Jimmy Chin, o documentário Free Solo conta a história emocionante de um alpinista que não utiliza equipamentos de proteção à medida que se prepara para realizar o sonho de sua vida. Alex Honnold escalou sem cordas a montanha de granito mais famosa do mundo: El Capitan, com 914 metros de altura.

“Free Solo é um filme intensamente pessoal. Sou casada com um alpinista e os temas emocionais ligados à escalada me interessam. Para mim, era mais importante que o filme explorasse não só os diálogos internos de Alex, como também suas relações pessoais, com sua família e amigos, assim como sua recente relação com sua namorada, Sanni McCandless. Queríamos saber como a Sanni convive com os riscos que o Alex corre, e o modo que Alex lida com o equilíbrio entre suas aspirações como alpinista e sua vida pessoal. Sempre levarei comigo as cenas incrivelmente sinceras entre Alex e Sanni”, afirma Chai.
“Ele estava em dúvida sobre a inclusão da conversa sobre nosso processo de filmagem. Definitivamente, estava claro que a filmagem por si só era uma parte importante da história. Todos os dias se apresentavam questões éticas de risco e de filmagem. Foi o processo que permitiu que sua escalada sem proteção fosse um êxito. A história de Alex tem uma grande qualidade inspiradora que me afetou profundamente e eu quis comunicar esses temas tão vividos aos espectadores: Se o Alex pode fazer isso com seu medo, o que eu posso fazer com o meu? Quais são as fronteiras do espírito humano? Esses são alguns dos temas mais importantes que quis explorar em Free Solo. Em sua essência, o filme apela deliberadamente para as decisões que tomamos: O que é uma vida com sentido e por quê?”, finaliza.

CHAI VASARHELYI – CO-DIRETOR
Assine nossa newsletter

Considerada uma das maiores realizações atléticas de todos os tempos, a escalada de Honnold estabelece a norma mais rigorosa: perfeição ou morte. O êxito de seu desafio coloca sua história no centro das conquistas da humanidade. National Geographic registra esta grande aventura e estreia Free Solo no Brasil no sábado, 9 de março, às 21h00.

Ganhador do Prêmio BAFTA como Melhor Documentário, Free Solo é um thriller que deixa o espectador aflito com o retrato inspirador de um atleta que desafia tanto seu corpo quanto suas crenças na busca pelo triunfo sobre o impossível, revelando o custo pessoal da excelência. À medida que o alpinista começa seu treinamento, a faceta de invencibilidade construída por décadas começa a se desmoronar inesperadamente quando Honnold se apaixona, ameaçando a sua concentração e dando espaço a lesões e contratempos. Vasarhelyi e Chin conseguem captar com uma beleza inusitada os momentos mais íntimos de Honnold, assim como a escalada que o desafia a morte com arte e maestria requintadas, trabalho de câmera que induz à vertigem. O resultado é um triunfo do espírito humano que representa o que o The New York Times denomina de “uma oportunidade milagrosa para que todo o resto experimente o que há de mais sublime no ser humano”.

Assine nossa newsletter

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar Leia mais

Nossa Política de Privacidade.