Documentário inédito revela como abusadores e radicais aliciam jovens em jogos online
Adolescentes revelam como abusadores agem nas plataformas online (Crédito: Divulgação/Curta!)
A cada sete minutos é feita uma denúncia de aliciamento sexual de menores de idade na internet. Os jogos, que sempre formaram uma parte lúdica e divertida da humanidade, se tornaram um campo perigoso no ambiente virtual, um espaço para violências e abusos, segundo o documentário “Jogos Perigosos: Roblox e o Metaverso”. Inédito, o filme é exibido no canal Curta! amanhã, dia 20, às 09h, e já está disponível no streaming CurtaOn - Clube de Documentários.
Com depoimentos inéditos de especialistas e menores de idade que sofreram com predadores sexuais em jogos como Roblox e Minecraft, o documentário contém material sensível. A direção é de Ann Shin, que dá voz às vítimas e suas famílias.
Uma delas é Janae, que encontrou no ambiente virtual um local não só de diversão e distração, mas de acolhimento. Deslocada na escola, alimentou relações no Roblox, plataforma de jogos sociais que permite que os usuários criem jogos e convivam com os amigos, onde ela simulou interações que não tinha no mundo real.
“O que me atrai do Metaverso é que ele é uma extensão de mim. Podemos falar e ter a aparência que quisermos. Ele nos dá acesso a outro mundo”, explica.
O mesmo aconteceu com Alex, para quem, à princípio, o passatempo era convidativo e agradável. Mas a plataforma se revelou o oposto. Elas foram aliciadas por jogadores ‘com uma mentalidade masculina tóxica’, como define Alex. O documentário mostra como estes locais foram dominados por grupos que exploram vulnerabilidades e inseguranças de adolescentes para seduzir, recrutar e radicalizar, com casos que vão desde apologia ao nazismo até sequestros.
“A normalização da retórica extremista talvez seja a coisa mais nefasta que acontece hoje no Metaverso, porque quando o ódio é normalizado em um espaço, passa a valer em todos”, analisa a psicóloga Rachel Kowert.
O filme ressalta a importância do metaverso para a socialização e a diversão das crianças e dos adolescentes. Por isso, elas resolveram agir, não só para preservar um espaço para compartilhar sonhos, mas para proteger umas às outras. Diante da inação das plataformas, os jovens têm se mobilizado para criar mecanismos de proteção e denúncia, como fóruns, contatos com parlamentares e códigos para identificar abusadores, atentas à transparência, normas e políticas de uso de dados e moderação de conteúdo.
“Para obter uma mudança de verdade, é preciso ir diretamente às empresas. Obter respostas das empresas é a prioridade número um. E a pergunta número um que eu faria ao Roblox é: como vocês protegem as crianças?”, questiona Alex, que ressalta que as companhias lucram bilhões de dólares por ano e tem um atendimento ao usuário ineficaz.
“Jogos Perigosos: Roblox e o Metaverso” é uma produção da TVO. O filme também pode ser visto no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, da Amazon, na Claro TV+ e no site oficial da plataforma (CurtaOn.com.br).
Sinopse:
Um documentário que acompanha três jovens investigadoras na tentativa de expor o lado obscuro do metaverso. Após Katie ser assediada sexualmente dentro do mundo virtual do Roblox — uma plataforma infantil com milhões de usuários diários — elas descobrem atividades ainda mais sinistras, incluindo jogos com conteúdo explícito e grupos extremistas operando livremente nesses espaços digitais. Direção: Ann Shin Duração: 59min. Classificação: 12 anos
Grupo Curta!
• O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 5 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da Claro tv, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra; além de em operadoras associadas à NEO.
• O CurtaOn, clube de documentários do Curta!, disponível no Prime Video Channels, na Claro tv+ e no site da plataforma, conta com centenas de filmes e episódios de séries documentais organizadas por temas de interesse sobre cultura e humanidades. Há também pastas especiais com novidades -- que estreiam a cada mês --, conteúdos originais, inéditos e exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço. A assinatura tem o valor de R$ 14,90/mês.
• O BrasilianaTV é o novo streaming do Curta!. Distribuído gratuitamente para todos os assinantes da Claro tv+ inicialmente sem custo adicional. O serviço oferece uma ampla gama de séries e filmes brasileiros, abrangendo tanto as ficções quanto os documentários, desde os clássicos do nosso cinema até produções mais recentes.
• O Porta Curtas, primeiro e maior site de catalogação e exibição de curtas-metragens do Brasil, tem em seu acervo desde clássicos do cinema nacional a obras recentes que se destacaram em festivais. Para ter acesso ao catálogo, basta assinar o plano através do site oficial Porta Curtas no valor de R$ 6,90/mês. Assinantes Claro tv+ têm acesso gratuito a todo o acervo.
• O CurtaEducação, plataforma de streaming que une educação e entretenimento para promover ciência e cultura por meio do audiovisual. No site, as obras são classificadas por disciplinas e etapas de ensino, e são acompanhadas por ferramentas pedagógicas e materiais didáticos complementares.
• A Curta! Cine-Distribuidora visa impulsionar a produção nacional de longas-metragens oferecendo apoio estratégico diferenciado a projetos de ficção e documentário para o público adulto.

Armindo Ferreira
É jornalista com uma carreira sólida de mais de 22 anos na área – tendo passado pela TV Globo e SBT. Foi ainda finalista de um prêmio Esso e vencedor de um prêmio Unimed de Jornalismo. Hoje cobre três editorias: tecnologia, negócios e marcas. Há mais de 15 anos criou o Blog do Armindo para falar dos assuntos que gosta mais. Sempre de um jeito simples e descomplicado, com objetivo de empoderar o leitor para tomar melhores decisões quando o assunto é tecnologia.







