O Prato Vazio da guerra dos apps de delivery. Ninguém liga para o 99 Foods e muito menos para a Keeta
O Prato Vazio da guerra dos apps de delivery.
Ontem eu falei aqui sobre meus conhecimentos de parapsicologia, ops quer dizer, sobre como a imprensa de tecnologia pode comprar coisas rápido demais, como por exemplo hordas de robôs dançarinos que, bem, basicamente dançam.
Hoje quero falar sobre a histeria que tivemos no ano passado com a chegada de um novo player no ramo de delivery, a chinesa Keeta, e uma nova tentativa da 99 em sua versão food. As Manchetes diziam que agora a briga ia esquentar, que as chinesas vinham pra briga...
Bom, talvez essa última parte esteja parcialmente certa, já que a Keeta quando aparece no noticiário é com algum perrengue na justiça ou reclamando de concorrência desleal.
Já a 99 Foods que não deu certo na primeira vez, não consigo ver agora nenhum momento que tenha deixado os executivos do iFood de cabelo em pé.
Mas Armindo esse povo patrocinou trio elétrico e tá bom bando em São Paulo. Veja bem na "cidade de SP" e aqui outro problema, muitas vezes a imprensa especializada acha que o que está funcionando na cidade de São Paulo é sucesso no estado ou em todo país.
Digito esse texto da cidade de São José dos Campos, grande e tecnológica e sem a operação das duas marcas.
Ah mas é normal, estão começando aos poucos. Sim de fato, mas "aos poucos" não é agressiva e que vieram pra brigar. Estão fazendo o arroz com feijão.
Veja que tenho zero relacionamento ou apreço pelo iFood e acho péssimo um único player para qualquer negócio. Mas puxa como me parece que a empresa está preocupada com esse investimento "massivo" anunciado de forma entusiasmada e eufórica por parte da mídia especializada.
Ser agressivo no mercado brasileiro como um todo não é fácil e o iFood tem o mérito de ter uma capilaridade que é bem difícil de ser batida.
E mais uma vez: isso não é sobre a estratégia das empresas. Elas estão certas em prometer mundos e fundos e estimular a imprensa a falar maravilhas num Press Release.
Errada está a imprensa em comprar algumas pataquadas sem questionar se a Dona Maria que mora em Pirapora do Sul vai ser impactada pela novidade.
No meu caso, morador do interior de SP, se depender da 99Foods ou da Keeta (eu nunca sei como escreve e fico colando do print) o meu prato tá vazio.

Armindo Ferreira
É jornalista com uma carreira sólida de mais de 22 anos na área – tendo passado pela TV Globo e SBT. Foi ainda finalista de um prêmio Esso e vencedor de um prêmio Unimed de Jornalismo. Hoje cobre três editorias: tecnologia, negócios e marcas. Há mais de 15 anos criou o Blog do Armindo para falar dos assuntos que gosta mais. Sempre de um jeito simples e descomplicado, com objetivo de empoderar o leitor para tomar melhores decisões quando o assunto é tecnologia.






