Tencent Cloud e Treeal trazem para o Brasil PalmAI, tecnologia de leitor de palma de mão de última geração
Desenvolvido para superar métodos biométricos tradicionais, como impressão digital e reconhecimento facial, o novo sistema oferece uma alternativa segura, sem contato e altamente precisa para processamento de pagamentos e controle de acesso.
divulgação
“Sistemas biométricos como esse não são apenas uma medida de segurança — eles redefinem a experiência do usuário, tornando-a mais rápida, simples e intuitiva”, afirma João Santos, CEO da Treeal. “Pense em alguém pagando um pão e um cafezinho com Pix e autorizando a operação com a palma da mão: somos conhecidos por adotar inovações de forma precoce, e acredito que a biometria baseada na palma da mão pode se tornar mainstream no varejo e em acesso nos próximos cinco anos.”
O serviço PalmAI da Tencent Cloud já vem impulsionando a eficiência e aprimorando a experiência do usuário em diferentes cenários em diversos mercados asiáticos. Nos próprios escritórios da Tencent, por exemplo, os leitores biométricos estão presentes em todas as entradas, permitindo que funcionários e visitantes tenham acesso imediato, sem falhas de identificação. A solução também foi testada em uma variedade de ambientes práticos — incluindo locais de grande fluxo (como estações de metrô e pontos de ônibus), experiências de autoatendimento no varejo, eventos privados e em outros cenários reais de acesso e verificação de identidade.
Globalmente, o sistema atende mais de 50 milhões de usuários ativos, que realizam mais de dois bilhões de transações por ano. No Brasil, os leitores vão ser comercializados como UniPay, na versão para pagamentos, e UniPass, na versão acesso. A implementação da Treeal garante desempenho de referência no setor, permitindo a identificação do usuário em menos de 300 milissegundos, com taxa de falsa aceitação inferior a 0,0000001% (1 em 1 bilhão de operações) e taxa de falsa rejeição de 0,01%.
Comentando a parceria, Eric Li, diretor de Comercialização Global de IA da Tencent Cloud, declarou: “Estamos entusiasmados em ver o nosso serviço PalmAI chegar ao Brasil por meio da Treeal. Trata-se de um mercado conhecido por seu apetite por inovação, e acreditamos que essa tecnologia terá um papel fundamental na construção do futuro das transações seguras e sem atrito — não apenas em pagamentos, mas também em acesso inteligente e mobilidade urbana.”
Precisão baseada em IA
O scanner de palma identifica os padrões únicos das veias sob a pele — que aparecem como linhas escuras — e que permanecem distintos mesmo entre gêmeos idênticos. Ele lê linhas, contornos, dobras e texturas da pele, como pigmentação e calosidades, que são exclusivas de cada pessoa, garantindo um grau de precisão incomparável. Cada leitura é concluída em milissegundos e não requer cartão nem smartphone. Todos os dados são tokenizados e criptografados, e nenhuma imagem real dos usuários é armazenada.
O reconhecimento pela palma da mão resolve diversas limitações associadas aos sistemas de impressão digital e reconhecimento facial, incluindo vulnerabilidade a fraudes, menor precisão em determinados perfis demográficos, restrições ambientais e preocupações com higiene. Enquanto leitores de digitais podem ser enganados por réplicas de silicone impressas em 3D e o reconhecimento facial pode ter dificuldades com iluminação inadequada, obstruções ou distinção entre pessoas semelhantes (como gêmeos), o PalmAI oferece uma solução mais robusta e confiável.
À medida que as tecnologias biométricas continuam a evoluir, a parceria entre a Treeal e a Tencent Cloud vai posicionar o Brasil na vanguarda das transações seguras e sem fricção, inaugurando uma nova era de verificação inteligente de identidade.
Sobre a Treeal
A Treeal é uma empresa especializada em soluções para negócios, pagamentos e vendas, criada para atender companhias que precisam de eficiência, segurança e alto desempenho em cada transação. Criada em dezembro de 2019, a Treeal vem transformando a forma como o dinheiro circula dentro das empresas, com uma infraestrutura tecnológica robusta, confiável e escalável, preparada para grandes volumes sem comprometer a estabilidade. Em 2025, ela recebeu autorização do Banco Central para atuar como Instituição de Pagamento (IP) nas modalidades de emissora de moeda eletrônica e credenciadora. A empresa também foi autorizada a operar como Iniciador de Transação de Pagamento (ITP). Com APIs de alto desempenho e operação robusta, a Treeal garante processamento ágil e seguro, gerando uma vantagem competitiva real para seus clientes. Atualmente, processa mais de 200 milhões de transações por mês, atendendo segmentos que exigem alto desempenho e tolerância zero a falhas.
Mais do que um “meio de pagamento”, a Treeal desenvolve soluções completas para que as empresas vendam mais, recebam de forma mais eficiente e tenham controle total do seu fluxo financeiro, com agilidade, inteligência e confiança para crescer.

Armindo Ferreira
É jornalista com uma carreira sólida de mais de 22 anos na área – tendo passado pela TV Globo e SBT. Foi ainda finalista de um prêmio Esso e vencedor de um prêmio Unimed de Jornalismo. Hoje cobre três editorias: tecnologia, negócios e marcas. Há mais de 15 anos criou o Blog do Armindo para falar dos assuntos que gosta mais. Sempre de um jeito simples e descomplicado, com objetivo de empoderar o leitor para tomar melhores decisões quando o assunto é tecnologia.








