/apidata/imgcache/3043520d5f73833975dfc106f728e83a.png?banner=left&when=1776744741&who=375
/apidata/imgcache/3043520d5f73833975dfc106f728e83a.png?banner=right&when=1776744741&who=375
/apidata/imgcache/dc160ba170be17f3ec72dffe54fb863a.webp?banner=top&when=1776744741&who=375

TV PAGA CRESCE 20% NA QUARENTENA. NOTÍCIAS, FILMES E INFANTIS SÃO DESTAQUE

Os canais de notícias são o grande destaque. Na média do dia, mais que dobram de audiência, e, na faixa vespertina, quase triplicam o percentual de assinantes ligados minuto a minuto. Estes canais estão ganhando.

Atualizado em 09/01/2025 às 14:01, por Armindo Ferreira.

Os canais de notícias são o grande destaque. Na média do dia, mais que dobram de audiência, e, na faixa vespertina, quase triplicam o percentual de assinantes ligados minuto a minuto. Estes canais estão ganhando alcance e tempo de permanência – ou seja, atraindo novos públicos e aumentando engajamento por mais tempo.

Imagem de tookapic por Pixabay

A cobertura em tempo real dos acontecimentos em torno da pandemia e as entrevistas coletivas de autoridades trazem um fluxo novo de audiência para a TV por assinatura, principalmente no período vespertino.

Além disso, canais de nicho, como de documentários e de lifestyle, acabam se beneficiando desse movimento.

/apidata/imgcache/310135c27086a77d0f284d32b566bde1.png?banner=postmiddle&when=1776744741&who=375

Os canais de filmes apresentam o segundo maior crescimento (cerca de 60%), principalmente como reflexo das aberturas de sinal de alguns canais premium. O público maior de 35 anos é o grupo que mostra os maiores índices de crescimento no consumo de filmes nesse período.

O crescimento do consumo de canais infantis no horário vespertino, não só entre crianças, mas principalmente entre adultos de 25 a 49 anos, também mostra como a TV está ajudando no entretenimento em família durante o isolamento social.

Adolescentes (de 12 a 17 anos) e os jovens (de 18 a 24) também estão dedicando mais tempo à programação de TV por assinatura. Nestes dois públicos, a faixa da madrugada (da meia-noite às 6h da manhã) tem o maior crescimento relativo, principalmente para os canais de variedades/entretenimento e filmes. A agenda diária mais livre, já que os estudantes não estão tendo aulas regulares, ajuda a explicar esse comportamento.

Merece destaque, ainda, o grande crescimento desses jovens nos canais de notícias. Uma novidade, já que as maiores parcelas de público destes canais concentram-se acima dos 25 anos. Porém, o contexto da pandemia é tão impactante que está sendo capaz de prender a atenção dos jovens, por mais de 1 hora diariamente, nos canais noticiosos, o dobro do que era observado em 2019.

“A TV por assinatura está sendo fundamental para manter os brasileiros bem informados sobre a pandemia, em tempo real e integral, além de se confirmar como um importante meio de entretenimento para toda a família neste momento de isolamento social”, afirma Oscar Simões, presidente da Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA).


Armindo Ferreira

É jornalista com uma carreira sólida de mais de 22 anos na área – tendo passado pela TV Globo e SBT. Foi ainda finalista de um prêmio Esso e vencedor de um prêmio Unimed de Jornalismo. Hoje cobre três editorias: tecnologia, negócios e marcas. Há mais de 15 anos criou o Blog do Armindo para falar dos assuntos que gosta mais. Sempre de um jeito simples e descomplicado, com objetivo de empoderar o leitor para tomar melhores decisões quando o assunto é tecnologia.