Números de vendas no mundo gamer durante a pandemia

Assine nossa newsletter

Não é segredo que o mundo gamer cresceu bastante nos últimos anos. Em 2020, devido a COVID-19, o número de adeptos aos jogos online tanto nos consoles quanto no computador aumentou exponencialmente. 

Apesar da retração econômica, a utilização de videogames como forma de entretenimento foi impulsionada principalmente por conta do preço, visto que é uma distração bem mais em conta quando comparado com serviços como Netflix e Spotify.

person holding game controller in-front of television

Por isso, atualmente o mercado está aquecido e bilhões de dólares são movimentados nesta área. Confira os números de vendas das principais empresas do ramo:  

Computador

Utilizado pela maioria dos gamers, afinal é possível baixar vários jogos de qualidade como League of Legends e CS GO, que são gratuitos e rodam no Windows. Mas lembre-se, também é necessário ter cuidado com jogos online (principalmente as crianças) e para evitar ataques hackers ou invasões DDNS, é importante instalar uma VPN para Windows.

Para os PCs gamers, o essencial são duas características: boa GPU, que é a placa de vídeo e CPU de velocidade máxima, que serve, respectivamente, na renderização de imagens em uma resolução adequada e para melhorar o desempenho dos jogos. 

Neste mercado, as empresas que dominam as vendas são a AMD (GPU e CPU), Intel (CPU) e NVIDIA (GPU). Essas companhias movimentam bilhões de dólares (e vale ressaltar que não apenas no mundo gamer, já que elas também atuam em outros mercados), somente em 2020, a Intel teve uma receita de $77,9 bilhões, com lucro líquido de $20,9 bilhões e a AMD $9,76 bilhões, com lucro líquido de $2,49 bilhões. A NVIDIA irá divulgar seus resultados financeiros em breve em uma videoconferência no final de fevereiro. 

Assine nossa newsletter

Consoles 

Atualmente, os três consoles mais vendidos são: Nintendo Switch, PS5 e Xbox Series X|S. De acordo com o VGChartz, um site de análise estatística de vendas de videogames. Estes modelos lideram as vendas globais no mercado. Confira os números e as influências de cada um para as suas produtoras:

Nintendo Switch

Apesar de lançado em 2017, esse console é o campeão de vendas no mundo gamer, segundo o relatório da VGChartz, em dezembro foram vendidos mais de 6.000.000 unidades do videogames e até a terceira semana de Janeiro mais de 1.000.000 unidades, sendo este número extremamente superior aos seus concorrentes. Desde o seu lançamento, já foram vendidos quase 80 milhões de aparelhos. O motivo para tanto sucesso? Com certeza a portabilidade do aparelho somado a jogos como The Legend of Zelda: Breath of the Wild, Pokemon Go e Super Mario Odyssey que são queridos pelo público.

PS5 

De acordo com o relatório financeiro trimestral da Sony, o PS5 que foi lançado em novembro do ano passado, vendeu mais de 4,5 milhões de unidades em todo o mundo. De acordo com o VGChartz, em janeiro foram vendidos 205.000 consoles do PS4 e 454.000 do PS5. Apesar de atualmente, os números de vendas do seu antecessor ainda serem significativos, o novo console da Sony tem alta demanda no mercado, pois a tendência é que a empresa lance jogos apenas para o PS5, assim como está especulado para o  God of War – Ragnarok. 

Xbox Series X|S

Lançados em novembro de 2020 assim como o PS5, as linhas da Microsoft tem números de vendas mais baixos que os seus concorrentes, porém são competitivas no mercado. No seu relatório trimestral, encerrado em 31 de dezembro de 2020, a Microsoft diz que a receita de hardware cresceu 86 por cento, graças a esses aparelhos. Estima-se que foram vendidos mais de 1.800.000 de consoles em novembro, 1.300.000 em dezembro e 280.000 em janeiro. 

Assine nossa newsletter

Comentários estão fechados.