O novo sabre de luz e o MVP nas startups

Assine nossa newsletter

Quem é fã da saga Star Wars – como eu – está ansioso para que chegue logo o sétimo capítulo. E faz pouco tempo foi divulgado o primeiro trailer que causou muita polêmica, principalmente por conta de um novo sabre de luz que tem duas pontas laterais, aparentemente inúteis. Em alguns fóruns de fãs há discussões sobre a utilidade ou não do detalhe.
sabredeluznovo
E aí que eu vi o vídeo acima que faz uma paródia muito bem humorada com a polêmica e fiquei pensando em quantas empresas fazem produtos totalmente inúteis para o usuário e não sabem porque os negócios não vão bem. Há muitas startups que tem um modelo pronto pré-definido na cabeça e não abrem mão de mudar nada. Daí os usuários não se adaptam e ainda os empreendedores acham ruim quando ganham péssimos reviews nos lojas de aplicativos por exemplo. Será que a culpa é do usuário ou do empreendedor que não se preocupou com quem ia usar?
Aqui vale a máxima do MVP. Lance o produto com o mínimo possível das funcionalidades, espere os pedidos dos usuários e vá implementando aos poucos. E se o seu produto é da área de TI não desperdice uma só linha de código em funções extras que podem ser detestadas pelos usuários. Cada linha jogada fora é um pouco de dinheiro que foi pro ralo.

Assine nossa newsletter

Comentários estão fechados.