Jornalismo de tecnologia, independente e com credibilidade

O que assistir no Telecine? Clássicos: O Cinema de Pedro Almodóvar

O cineasta Pedro Almodóvar foi um dos responsáveis por abrir as portas do cinema espanhol para o mundo. Conhecido por abordar as complexidades das relações entre as pessoas em suas obras, o diretor tem uma filmografia extensa, que lhe rendeu diversos prêmios.

Almodóvar também é conhecido por trabalhar com as mesmas atrizes; Carmen Maura, Marisa Paredes, Rossy de Palma e Penélope Cruz são nomes que aparecem com frequência na ficha técnica de seus filmes, assim como o ator Antonio Banderas.

Anúncios

Tudo Sobre Minha Mãe e Fale Com Ela lhe renderam o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Roteiro, respectivamente. Os mesmos longas o consagraram com o Globo de Ouro e o BAFTA de Melhor Filme Estrangeiro. Já foi premiado quatro vezes no Festival de Cannes, inclusive por sua direção em Tudo Sobre Minha Mãe.

Ata-Me e Má Educação receberam indicações ao Goya, o principal do cinema espanhol nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Original. No prêmio, Almodóvar conta com 20 indicações e seis vitórias.

Seu último trabalho Dor e Glória foi indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro nas categorias de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Ator para Antonio Banderas. A interpretação de Banderas na pele do cineasta Salvador Mallo o consagrou com o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes.

Anúncios

Ata-Me
(Átame!)

Após receber alta de um hospital psiquiátrico, Ricky sai em busca de Marina, ex-viciada em drogas e ex-atriz pornô com quem se envolveu no passado. Determinado a virar seu marido e pai de seus filhos, ele invade o apartamento de Marina e a amarra na cama até ela aprender a amá-lo.

Direção: Pedro Almodóvar
Elenco: Antonio Banderas, Victoria Abril, Loles León, Rossy De Palma, María Barranco
Espanha. 1990. Drama. 100 min.

Anúncios

Tudo Sobre Minha Mãe
(Todo Sobre Mi Madre)

No dia do aniversário do filho Esteban, Manuela decide presenteá-lo com um ingresso da nova peça da atriz Huma Rojo. Após o espetáculo, Esteban tenta pegar um autógrafo da estrela, mas é atropelado e morre. Manuela então resolve procurar o pai do menino em Barcelona para lhe dar a notícia.

Direção: Pedro Almodóvar
Elenco: Cecilia Roth, Marisa Paredes, Candela Peña, Antonia San Juan, Penélope Cruz, Eloy Azorín
Espanha. França. 1999. Drama. 100 min.

Anúncios

Fale Com Ela
(Hable Con Ella)

O enfermeiro Benigno mora em frente a uma academia de balé. De casa, ele observa uma das estudantes, Alicia. Quando ela sofre um acidente, acaba internada no hospital onde ele trabalha. No meio da confusão, torna-se amigo de Marco, um jornalista que visita a namorada que está em estado grave. Dirigido por Pedro Almodóvar e vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original.

Direção: Pedro Almodóvar
Elenco: Rosario Flores, Javier Cámara, Darío Grandinetti
Espanha. 2002. Drama. 112 min.

Anúncios

Carne Trêmula
(Carné Tremula)

A obsessão de Victor por uma mulher com quem teve relações acaba terminando em tragédia. Sem perceber, sua vida se mistura com a de dois policiais e ele se envolve em uma rede de prazeres e vingança.

Direção: Pedro Almodóvar
Elenco: Liberto Rabal, Francesca Neri, Javier Bardem, Penélope Cruz
Espanha. França. 1997. Drama. 100 min.

Anúncios

Kika

A maquiadora Kika é chamada para maquiar o cadáver de Ramon na mansão de Nicholas, padrasto do morto. Lá, ela descobre que, na verdade, ele está vivo, e os dois ainda acabam se apaixonando. No entanto, um mistério paira sobre a morte da mãe de Ramon.

Direção: Pedro Almodóvar
Elenco: Verónica Forqué, Peter Coyote, Alex Casanovas, Rossy De Palma
Espanha. França. 1993. Comédia. 113 min.

Anúncios

Maus Hábitos
(Entre Tinieblas)

A cantora Yolanda Bel trabalha em um caberé e está sempre cercada de álcool e drogas. Quando ela presencia a morte do namorado por causa por uma overdose de heroína, decide se refugiar em um convento. No entanto, ela encontra freiras desajustadas que não deixaram de lado os hábitos do passado.

Direção: Pedro Almodóvar
Elenco: Cristina Sánchez Pascual, Will More, Julieta Serrano, Laura Cepeda
Espanha. 1983. Comédia. 99 min.

De Salto Alto
(Tacones Lejanos)

A cantora Becky del Páramo abandonou Rebeca, sua filha, há quinze anos para seguir uma carreira de sucesso. De volta à Espanha, ela tenta se reconectar com a filha, mas um problema causa tensão entre as duas: Rebeca está casada com o antigo amante da mãe. Indicado ao Globo de Ouro.

Direção: Pedro Almodóvar
Elenco: Victoria Abril, Marisa Paredes, Miguel Bosé, Javier Bardem
Espanha. França. 1991. Drama. 113 min.

A Flor Do Meu Segredo
(La Flor De Mi Secreto)

Leo Macias é uma romancista que escreve histórias de 2ª categoria e consegue certo sucesso, mas se esconde sobre o pseudônimo de Amanda Gris. Paralelamente ela se sente infeliz, pois Paco, seu marido, é um militar que está sempre no exterior. Quando seu casamento começa a entrar em crise, Leo se vê entrando em desespero, o que a leva para a bebida e a parar de escrever seus contos. Porém, algumas surpresas estão reservadas para ela.

Direção: Pedro Almodóvar
Elenco: Marisa Paredes, Juan Echanove, Carme Elias, Rossy De Palma
Espanha. França. 1995. Drama. 105 min.

O Que Fiz Eu Para Merecer Isso?
(¿Qué He Hecho Yo Para Merecer Esto?)

A dona de casa Gloria trabalha dobrado para sustentar o marido infiel e uma sogra exploradora. Viciada em remédios para dormir, ela começa a perder o controle quando entra em uma fase de abstinência.

Direção: Pedro Almodóvar
Elenco: Carmen Maura, Luis Hostalot, Verónica Forqué
Espanha. 1984. Comédia. 101 min.

A Lei Do Desejo
(La Ley Del Deseo)

Abandonado recentemente pelo namorado, o diretor de cinema Pablo Quintero se apaixona por António, filho de um importante político espanhol. Ao descobrir a relação de amizade entre Pablo e o ex, António revela uma perigosa personalidade controladora.

Direção: Pedro Almodóvar
Elenco: Eusebio Poncela, Carmen Maura, Antonio Banderas, Miguel Molina, Rossy De Palma
Espanha. 1987. Comédia. Comédia Dramática. 101 min.

Má Educação
(La Mala Educación)

O cineasta Enrique Goded recebe de um velho amigo um roteiro baseado na adolescência que passaram juntos. Para filmar, Enrique é obrigado a reviver o tempo de internato, e a experiência faz ele analisar os efeitos da repressão sexual em sua vida.

Direção: Pedro Almodóvar
Elenco: Gael García Bernal, Fele Martínez, Daniel Giménez Cacho, Lluís Homar, Javier Cámara, Francisco Boira
Espanha. 2004. Suspense. Suspense Dramático. 105 min.

Dor e Glória
(Dolor Y Gloria)

Em baixa na carreira, o diretor de cinema Salvador Mallo relembra melancolicamente os momentos da sua vida, desde a infância nos anos 60 até o presente. Ao reencontrar amores e familiares, ele reflete sobre suas decisões, o amor, o processo criativo e a paixão pelo cinema. O filme recebeu duas indicações ao Oscar: Melhor Ator e Melhor Filme Estrangeiro.

Direção: Pedro Almodóvar
Elenco: Antonio Banderas, Asier Etxeandia, Nora Navas, Leonardo Sbaraglia, Julieta Serrano, César Vicente, Penélope Cruz, Asier Flores, Cecilia Roth
Espanha. 2019. Drama. Drama Independente. 125 min.

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar