O que é preciso para produzir um curso EaD?

Assine nossa newsletter

Nos dias de hoje, a internet é um espaço aberto para quem quer iniciar um projeto. Entre as opções estão o investimento em um canal de vídeos no Youtube, em um blog pessoal ou em um e-commerce.

O fato é que com uma boa hospedagem de site e uma boa dose de paciência e dedicação, é possível obter retorno financeiro com algum projeto na web. A hospedagem, nesse caso, melhora o desempenho do seu blog e site, capaz de suportar o tráfego elevado.

Já o registro de domínio confere para o seu site mais profissionalismo e credibilidade, afinal, o domínio é o seu endereço na web, é por ele que o público conhecerá o seu projeto.

indicamos para seu registro: https://www.hostinger.com.br/registro-de-dominio

Porém, não é só de blogs e vídeos no Youtube que se constrói a sua presença online. Uma alternativa interessante de ganhar dinheiro na web é a educação.

Como na era da internet as fronteiras entre cidades e até países já foram derrubadas, o Ensino à Distância – também conhecido como EaD, cada vez mais ganha relevância.

Para quem atua como professor e especialista em uma determinada área, o EaD é a oportunidade para disseminar conhecimento e ainda obter lucro.

O Ensino à Distância é prático para a maioria dos alunos, pois é possível absorver o conteúdo na sua própria casa e fazer a sua própria rotina de estudos. Para isso, é necessário apenas um computador e uma conexão com a internet.

Se esse método é um facilitador para quem aprende, o mesmo se pode dizer para quem ensina. Hoje em dia existem ferramentas online que auxiliam na preparação das aulas, produção de apostilas, gravação de vídeos e tudo que é fundamental para um bom curso.

Saiba com quem você está falando

A disseminação de qualquer tipo de conhecimento é algo importante. Por essa razão, é fundamental que quem está investindo na produção de um curso de Ensino à Distância seja um profissional da área e conheça muito bem o conteúdo a ser ensinado.

Por isso, assim como qualquer outro projeto na web, o passo inicial é a definição do seu público de alunos. É importante traçar um perfil básico, tais como a faixa etária, gênero e as principais necessidades que os mesmos procuram suprir com o curso.   

Ao conhecer melhor esse perfil você terá uma base para planejar melhor a produção do seu material didático. Lembre-se que para cada tipo de público existe um tipo adequado de abordagem.

Planeje as aulas e o conteúdo

Depois de definir o seu público de alunos, já é possível realizar um planejamento mais abrangente das aulas propriamente ditas. É aí que você vai definir melhor como serão organizados os módulos e a hierarquia do conteúdo.

É uma boa ideia também dar uma olhada no mercado, ver o que os concorrentes que atuam no mesmo segmento que o seu estão fazendo.

Desse modo você vai poder elaborar uma abordagem diferenciada para as suas aulas e oferecer conteúdos diferenciados dos que já existem.

Elaboração de conteúdo

Digamos que você já definiu qual será a disciplina e o conteúdo que você vai ministrar. Chega então a hora de preparar o material, dividir as matérias e estabelecer uma maneira de dar aula.

Não custa nada lembrar que diferente de um curso presencial, o Ensino à Distância possui uma dinâmica diferente. Basicamente o aluno vai ter à sua frente textos, imagens, bem como arquivos de áudio e vídeo.

Por isso, quando você for estruturar o seu conteúdo utilize alguns recursos instrucionais importantes como os vídeos e apresentações bem elaboradas.  

Assine nossa newsletter

Imagens são recursos importantes para transmitir o seu conteúdo,  por isso os slides são os melhores amigos de quem investe em Ead. Uma ferramenta adequada para isso é o Slideshare, um ambiente online onde você pode criar slides e também trabalhar com vídeos.

No entanto, é importante também pensar na elaboração dos exercícios e das provas. No formato EaD é possível solicitar questões dissertativas que estimulam o aluno a desenvolver o seu raciocínio.

Por outro lado, para manter a interatividade, que é importante também no Ensino à Distância, é interessante aplicar questões em fóruns de discussão, pois isso incentiva a participação e o debate.

Produção e gravação das aulas

Você não precisa ser um cineasta experiente para produzir a sua aula, mas é sempre bom prestar atenção em pontos básicos como a nitidez da imagem e o detalhe do áudio.

Saiba que uma imagem fora de foco ou um áudio com várias interferências internas prejudicam muito a transmissão do conteúdo. O ideal é gravar os seus vídeos em ambientes internos.

Nesse caso, um estúdio profissional é um bom investimento. Nada impede também que você obtenha bons resultados gravando em sua casa.

Neste último caso, isole o local de gravação contra ruídos internos, garanta uma boa iluminação e organize um cenário em que você seja o foco do assunto, ou seja, nada de objetos no canto da tela tirando a atenção do seu público.

Mesmo gravando em um home studio, vale a pena investir em microfones e câmeras digitais com boa resolução. Quanto melhor for a qualidade da sua gravação, melhor será a transmissão do conteúdo.

Plataformas para alocar seus cursos EaD

Com o conteúdo feito, é preciso adquirir uma boa plataforma para tornar as suas aulas disponíveis para o público. Logo abaixo separamos algumas que podem ser de grande utilidade.  

Moodle

É uma das mais utilizadas não apenas em universidades, mas também em empresas e instituições de ensino de todos os portes.

O Moodle é uma plataforma open source e customizável. Por essa razão ela pode ser personalizada de acordo com os objetivos do curso e da instituição.

Edools

A Edools oferece um sistema completo para quem deseja criar e vender cursos Ead, criar treinamentos corporativos ou qualquer projeto educacional.

O grande diferencial dessa plataforma é que a mesma funciona por meio de módulos que podem ser comprados e personalizados de acordo com as necessidades de cada empresa.

Eadbox

Se você quer vender cursos online ou tem uma escola e quer transformá-la com cursos Ead, essa plataforma pode ser uma excelente opção.

Além da plataforma de cursos, a Eadbox oferece toda uma estrutura de automação de marketing para quem deseja escalar o seu negócio com a criação e venda de cursos Ead.

Conclusão

Se antes o Ensino à Distância era sinônimo apenas de comodidade e praticidade, atualmente ele já é destaque pela qualidade e credibilidade.

Por essa razão, se você é um profissional da educação ou domina um determinado assunto, investir na criação de um curso EaD é uma alternativa que pode trazer um bom retorno.

Assine nossa newsletter

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar Leia mais

Nossa Política de Privacidade.