Jornalismo de tecnologia, independente e com credibilidade

O que eu falei nas minhas consultorias essa semana

Nessa semana estive numa maratona de consultorias e nos últimos dias atendi varejistas de pequeno porte e que sentem em alguma instância ou outra impactos econômicos do cenário atual. Como são problemas muito parecidos, vão aí algumas dicas que dei de maneira geral para todos e pode ser que você conheça algum pequeno empresário do varejo e essas dicas podem ajudar:

a) Faça o Canvas BMG da empresa, identifique as fontes de Receita e tente adicionar/criar pelo menos uma nova fonte de receita e tente tirar uma fonte de custo fixo.

Anúncios

b) Identifique o movimento do dinheiro do seu público. Por exemplo se você é uma petshop e seu cliente parou agora para economizar você pode vender kits de lavagem, shampoo, etc. Se as pessoas estão deixando de ir na pizzaria para comer fora, talvez elas prefiram a pizza congelada para fazer em casa e receber os amigos. O dinheiro faz um movimento e você precisa entender essa dinâmica.

c) Só divulgar nas “redes sociais” não basta. Tem que laçar o cliente. Então tem que sair e colocar a mão mesmo na massa.

d) Faça parcerias estratégicas com outros comerciantes. Você vende um produto e ganha um benefício em outro lugar. O dinheiro vale mais.

Anúncios

e) Por falar em dinheiro vale mais, faça mesmo o dinheiro do cliente valer mais. Fazer uma promoção de pague 1 serviço e leve 2 é melhor que ficar ocioso.

f) Ensine as pessoas a serem econômicas com o seu produto. Assim que o poder aquisitivo voltar ela estará com você.

g) O melhor cliente é o cliente que você já tem na casa. Ative seu cadastro de cliente. Chame todos para um petit comitê, uma promoção relâmpago ou para uma manutenção de bônus. Deixe seu cliente perto de você.

Anúncios

Tenho certeza que com essas dicas simples o ticket médio aumenta. Certeza mesmo! E bons negócios.

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar