Jornalismo de tecnologia, independente e com credibilidade

Oficina de modelagem de negócios Canvas BMG no Cecompi de São José dos Campos

Talvez você não conheça mas o Cecompi é entidade que trabalha para a inovação e competitividade das empresas da Região Metropolitana do Vale do Paraíba. Ele gerencia dois Arranjos Produtivos Locais (um de aeronáutica e outro de TI), atende centenas de empresas, cuida do programa da Galeria do Empreendedor e gerencia o programa de incubadoras de São José dos Campos.
E para quem quer ter uma empresa incubada é preciso atender uma série de pré-requisitos e um deles é fazer uma oficina de modelo de negócios baseado em Canvas BGM. E nesta semana eu ministrei esta oficina para cerca de 40 empreendedores.
Num momento de crise eu fique espantado de forma positiva com a quantidade de pessoas que se inscreveu. Eu acredito plenamente que o que move o país é essa força empreendedora de pessoas que querem arriscar justamente neste momento de incerteza. O risco é maior? É? Pode dar certo? Pode! E aí se dá bem quem arrisca a fazer o diferente.
O encontro foi incrível a energia dos futuros empreendedores estava ótima! Deu gosto de ver.
canvas
Muita gente não sabe mas a cidade de São José dos Campos tem uma rede que abriga os empreendedores de um jeito único. Se você vai empreender coisas simples, como por exemplo, uma padaria ou uma franquia a regional do Sebrae conta com uma estrutura local excepcional, com salas de treinamentos e consultores que muitas vezes te atendem na hora e tudo de graça. Eu mesmo no começo da vida empreendedora usei muito o serviço e recomendo.
Já para quem quer empreender com tecnologia e inovação o Cecompi é sem dúvida a porta de entrada. Junto com o Parque Tecnológico da cidade é criada uma malha e um caminho que atende desde a pessoa que tem ainda só uma ideia, passando pela possibilidade de incubar a empresa numa das 4 incubadoras disponíveis na cidade (!!!), participar dos APL´s e criar sinergia com outros empresários ou ter uma sede num dos dois Centros Empresariais disponíveis no Parque. São dezenas de horas de conteúdo mensal de cursos, palestras, capacitações e consultorias non-stop.  Em vários estágios de maturidade sua empresa será atendida e com integração com o poder público, institutos de pesquisa e universidades. Falando assim parece lindo e é. Não é perfeito claro, mas é um sistema que funciona de uma forma muito interessante sem que poucos saibam.
Novos investimentos
E não pára por aí, em breve o Cecompi terá modernos laboratórios que vão contar com scanners e impressoas 3D de última geração. Além de um espaço de trabalho colaborativo e sala de treinamento equipada com softwares de ponta.
E não vou mentir para vocês é um lugar que eu me sinto em casa, onde se respira inovação e se discute empreendedorismo o tempo todo. E você pode ir lá conhecer quando quiser, tenho certeza que assim como eu, você sempre será muito bem atendido lá.

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar