Ônibus é o transporte favorito dos viajantes brasileiros, segundo nova pesquisa do Google
O Brasil vive o ápice do turismo pós-pandemia, com os brasileiros cada vez mais interessados em explorar o país – em especial, por terra. Segundo dados internos do Google, as buscas por turismo tiveram uma alta de 35% entre 2019 e 2024. E, no coração dessa tendência, está o ônibus: de acordo com a nova pesquisa¹ do Google encomendada à Offerwise e apresentada com exclusividade para o encontro de imprensa da ClickBus, o ônibus é o meio de transporte favorito da maioria (74%) dos brasileiros para viajar, superando o carro proprio (44%) e o avião (32%).
Apesar de permear todas as faixas etárias e classes sociais, segundo o estudo, as viagens de ônibus são ainda mais frequentes entre as classes C e os jovens adultos. Além disso, para os trajetos de até 100km, o aumento das buscas por viagens de ônibus foi de 28% entre 2019 e 2023.
E, mesmo para quem acaba optando por outro meio de transporte, o ônibus sempre é considerado. De acordo com a pesquisa do Google, antes de decidir por viajar de carro próprio, 81% dos entrevistados pensavam em ir de ônibus; o mesmo aconteceu com 75% dos que acabaram alugando carros e 58% dos que viajaram de avião.
Fidelidade e frequência nas viagens
O estudo também revelou que cerca de metade (49%) dos brasileiros que já viajaram de ônibus declaram que continuarão utilizando esse meio, além de que 45% dos adultos jovens viajam de ônibus pelo menos quatro vezes ao ano. A classe AB também demonstra uma alta frequência de viagens de ônibus, com mais de 60% utilizando o transporte para viajar no mínimo quatro vezes ao ano.
Mais da metade (61%) dos viajantes brasileiros declarou comprar suas passagens na semana da viagem, com uma parcela significativa (13%) comprando no próprio dia, destacando a comodidade de encontrar passagens disponíveis a qualquer momento como um ponto positivo.
“Esse comportamento reflete o quão prático e acessível é viajar de ônibus, permitindo decisões de última hora sem grandes complicações” comenta Daiane Dunka, Head da Indústria de Varejo no Google Brasil. “O ônibus está se consolidando cada vez mais como uma alternativa
sólida para as viagens dos brasileiros, especialmente em situações onde a velocidade do transporte aéreo não é uma prioridade” , completa Dunka.
Para Phillip Klien, CEO da ClickBus, os novos métodos de compra online são fundamentais para impulsionar o setor, além de ajudar a aprimorar a experiência dos passageiros na aquisição dos bilhetes: “Os dados apresentados hoje pelo Google reforçaram a força do modal. Por sermos uma empresa de tecnologia líder do mercado e utilizarmos pesquisas e dados que também levantamos em nosso dia a dia, complementamos com informações que mostram como o comércio digital de passagens é uma tendência crescente, onde entre 30% e 35% das compras já ocorrem online. A Clickbus comercializa mais de R$2 Bilhões de passagens ao ano e, dentro deste cenário, vemos o enorme potencial do setor, uma vez que o mercado digital se expande à medida que os consumidores buscam mais conveniência e economia, e sempre buscando inovação através de tecnologia”.
As principais vantagens
Os brasileiros que viajam de ônibus destacam a comodidade e o custo-benefício como os principais atrativos. Não ter que dirigir (39%), poder dormir durante a viagem (34%) e viajar com um profissional ao volante (32%) são alguns dos pontos positivos citados pelos viajantes. Além disso, o ônibus é visto como a forma mais econômica de viajar, com 29% dos entrevistados afirmando essa percepção.
O conforto também é uma prioridade: os passageiros valorizam o bom estado dos veículos, com ar-condicionado funcionando (34%) e banheiros limpos (28%) sendo fatores determinantes para uma viagem agradável. Quando se trata de segurança, 53% dos entrevistados apontam a boa manutenção dos veículos como principal aspecto de confiança.
Além disso, o aumento das viagens de ônibus está alinhado ao crescimento das viagens para o interior do Brasil, que registraram um salto de 146% entre 2019 e 2023. Hoje, 89% das viagens realizadas no país têm como destino cidades do interior. Essa tendência reflete o desejo dos brasileiros de explorar destinos menos convencionais e mais tranquilos, longe das capitais e das praias.
Crescimento no interesse em pacotes de viagem e hospedagem
Outro fator que impulsiona o interesse por viagens de ônibus é a possibilidade de pacotes combinados com hospedagem. Cerca de 81% dos viajantes de ônibus afirmaram que têm interesse em obter descontos em hospedagem ao adquirir suas passagens, enquanto 83% demonstram interesse em pacotes com condições especiais.
Daiane Dunka sintetiza o sentimento dos viajantes. “Com um crescimento expressivo nas buscas e na preferência dos viajantes, o ônibus se consolida como o “coringa” do turismo brasileiro, oferecendo uma alternativa viável, econômica e acessível. Seja para viagens de lazer, negócios ou para explorar qualquer parte do Brasil, o ônibus se mantém como uma das
melhores escolhas para quem deseja viajar com conforto e segurança, sem abrir mão da flexibilidade.”
¹ Pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise, realizada em abril de 2024 com cerca de 2 mil brasileiros de diferentes classes econômicas, por meio de questionários online.
Comentários estão fechados.