Open Science Prize da IBM retorna com desafio de simulação quântica

Tenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

IBM Quantum anuncia a segunda edição do Open Science Prize, prêmio que reconhece o desenvolvimento de soluções de código aberto para alguns dos problemas mais urgentes no campo da computação quântica. As inscrições estão abertas e devem ser realizadas até 16 de abril de 2022.

Este ano, o desafio apresentará um problema da área de simulação quântica que pode ser resolvido por uma das duas abordagens possíveis. A melhor solução de código aberto para cada abordagem receberá um prêmio de USD 40 mil, sendo que o vencedor geral receberá outros USD 20 mil.

A simulação de sistemas físicos em computadores quânticos é uma aplicação promissora de processadores quânticos. Por isso, o desafio desta nova edição pede aos participantes que simulem um modelo Hamiltoniano de Heisenberg para um sistema de três partículas em Jacarta, o sistema IBM Quantum 7-qubit. O objetivo é simular a evolução de um estado quântico conhecido com a maior precisão possível usando a trotterização.

A temática foi escolhida porque o modelo de Heisenberg é generalizado e relativamente simples, sendo, portanto, um ótimo ponto de partida para quem está começando a desbravar o universo quântico. Ainda, por ser um modelo universal, qualquer solução que melhore a capacidade de simulá-lo terá um grande impacto no campo da simulação quântica em geral.

Inscreva-se para vencer

Os participantes podem formar equipes de até cinco pessoas e escolher por resolver o problema de duas maneiras:

  • Com o Qiskit Pulse, módulo Qiskit que permite aos usuários controlar em nível de pulso as portas quânticas
  • Ou tentar resolver o problema usando o Qiskit padrão.

O Open Science Prize do ano passado foi um sucesso, com participantes usando o Qiskit Pulse para simular dois problemas desafiadores, com soluções que poderiam ajudar a avançar no campo da computação quântica. Foram mais de 30 inscrições para dois desafios de pesquisa de ponta que eram, e ainda são, questões em aberto na área. Os participantes usaram o Qiskit para executar mais de 6 bilhões de circuitos no sistema Casablanca de 7 qubit da IBM Quantum.

Esperamos ver ainda mais inscrições nesta nova edição, com a participação de toda a comunidade de computação quântica.

*Veja o texto completo em https://research.ibm.com/blog/quantum-open-science-prize

Tenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar Leia mais