Jornalismo de tecnologia, independente e com credibilidade

Operação mudar de emprego: por que é tão difícil mudar? #operacaomudar2015

Olá,

Estive relendo os últimos posts do especial #operacaomudar2015 e também as dezenas de feedbacks pessoais que recebi com dúvidas de carreira ou como realmente fazer que algo aconteça.
E a primeira coisa que me vem a cabeça é a quantidade de vezes que terceirizamos a responsabilidade sobre o que acontece nas nossas vidas.
Você está infeliz por culpa do seu chefe que não é bom, da empresa que não é boa, dos colegas que não são legais, do mercado que não tá bacana, do governo cheio de corrupção, da vida que nunca te dá nada mesmo e até de Deus que lá ocupado com tantos atribuições resolveu pegar no seu pé e não te ajudar em nada.

Pare de terceirizar suas responsabilidades

Se algum chefe maltrata ou humilha você não seja conivente com isso.

Se seus amigos não são legais posicione-se em relação a isso.

Se você não está satisfeito com o seu emprego ou salário atual busque outro.

De uma vez por todas tenha em mente que a responsabilidade de você estar feliz ou não no que está fazendo é sua.

Quem coloca a mão na massa?

E então neste primeiro post onde eu falei sobre Operação quero mudar de emprego em 2015: como mudar?? eu fiz alguns passos, simples até. Vamos recapitular?

Passo #1: Abasteça sua cabeça com novas ideias.

Passo #2: A solução pode estar do seu lado não a mil milhas.

Passo #3: Invista na sua formação.

Passo #4: Torne públicas as suas metas.

Passo #5: Mude de dentro pra fora e de fora para dentro

E depois alguns desafios

Desafio #1 Se matricular num curso gratuito e realizá-lo até o final

Desafio #2 Publicar sua meta pública no nosso grupo do Facebook

Desafio #3 Postar uma foto sua com alguma peça de roupa diferente no Instagram com a hashtag #operacaomudar2015.

Já no post Perdi o meu emprego e agora? nós falamos com quem não teve tempo de se planejar e perdeu o emprego no meio do caminho. É uma situação difícil e delicada mas que não significa que o jogo acabou, significa um re-início. Neste post dei também algumas dicas valiosas:

Dica #1 Pare de reclamar

Dica #2 Aprenda a se adaptar as mudanças: elas serão cada vez mais comuns

Dica # 3 Faça um plano de ação escrito (sim precisa mesmo ser por escrito)

Dica #4 Tenha pelo menos 3 fontes de renda (aqui eu ensino você a ter uma fonte de renda digital)

Dica #4 Participe do nosso grupo no Facebook e troque ideias com os outros participantes

E no post 8 dicas infalíveis para você criar seu modelo de negócios pessoal eu dei um passo-a-passo ilustrado para você criar por escrito (sim precisa ser por escrito) seu plano de negócios pessoal.

E você fez o que?

E imagine das milhares de pessoas que leram estes textos, quantas efetivamente seguiram um ou mais passos? É são poucos e acredite, estes poucos já estão tendo resultados que em breve irei compartilhar com vocês os depoimentos incríveis que estou recebendo (você pode me mandar o seu por aqui e fique tranquilo não irei divulgar seus dados pessoais).

Sim a maioria mesmo após ler os textos não faz absolutamente nada. Nada e aí voltam a colocar a culpa de novo no outro. É mais fácil e não nos deixa culpado. Já discutimos nos outros posts a dificuldade em mudar e como isso não é natural para o ser humano.

E o primeiro passo para a mudança é sempre um primeiro passo. Seja mudar seu jeito de vestir, o ônibus ou trajeto para o trabalho. Mude qualquer coisa para começar, mas mude.

Mas pode ser que mesmo após ter lido tudo isso e mesmo entendendo que precisa mudar, você não consegue mudar. A ciência tem boas explicações para isso.

Neste artigo do UOL o  psicólogo Antonio Carlos Amador Pereira, professor da PUC-SP explica que muitos deste processos comportamentais são inconscientes:

São comportamentos há bastante tempo instalados e que são repetidos sistematicamente, até sem pensar”. E mudá-los exige planejamento, disciplina e força de vontade.

Leia aí de novo planejamento, disciplina e força de vontade. A matéria fala da importância da repetição. Se você quer mesmo mudar precisa começar a repetir novos hábitos.

Pare de se autossabotar

Ganhe 15 minutos da sua vida assistindo o vídeo abaixo:

Talvez você tenha se reconhecido em muitos desses pensamentos, pensar errado nos faz tomar atitudes erradas:

Eu não mereço ter um emprego melhor

Preciso trabalhar duro para ser feliz.

Estas frases realmente ficam presas na nossa cabeça e exigem disciplina para remover. Quantas outras ideias não temos assim?

Boa parte da sua dificuldade em mudar tem a ver com o medo de mudar.

Porque tenho medo de mudar de emprego?

Como dissemos anteriormente não saia por aí mudando. Faça um planejamento, mas mude para um emprego que vá fazer com que você entenda sua proposta de vida. Sua razão de ser. E se você não sabe sua proposta de valor para o mundo faça seu plano de carreira e faça por escrito.

Mudar seu jeito de pensar é fundamental neste processo senão nada mais vai mudar. E aí pode ser que você esteja realmente preso e sem ferramentas para conseguir mudar por si só. Sim isso pode existir. O primeiro caminho é procurar um psicólogo de confiança para lhe ajudar neste caminho. As vezes alguma marca muito dura da nossa vida nos faz congelar mesmo. E aí ver textos ou vídeos sobre mudanças só nos deixa pior. Porque todos conseguem mudar menos eu? Porque é bem provável que eu precise de ajuda profissional.

No site da Sociedade Brasileira de Psicologia você pode pegar mais informações de como funciona e até indicações de profissionais.

Ou pode ser que você precise de um direcionamento profissional. E aí pode ser que você precise de um coach – um profissional formado e certificado para ajudar outros profissionais. Ele vai te dar ferramentas que irão apoiar você em sua missão de mudança. No site da Associação Brasileira de Coaching você entende mais como funciona este trabalho e consegue indicações de profissionais certificados. Infelizmente há muitos profissionais atuando nesta área sem o devido preparo, então fuja dos picaretas.

Também fuja de cursos ou métodos que prometem fazer você mudar em 4 ou 6 horas ou num final de semana. Mudança é um processo de várias etapas e que exige foco, disciplina e comprometimento. Você pode até sair motivado de um destes eventos, mas essa motivação toda vai embora na mesma velocidade que veio.

Não deixe de falar sobre as suas dúvidas e medos. Participe mesmo do nosso grupo no Facebook e faça mesmo seu plano de ação. E antes de tomar qualquer passo na sua carreira faça seu modelo de negócios pessoal.

E se você ainda tem dúvidas e precisa de um conselho, pode me escrever. Eu respondo pessoalmente todas as mensagens e não cobro nada por isso. Quero mesmo ajudar você.

Mas e você quer se ajudar?

Acelere aí as mudanças
Acelere aí as mudanças

foto: zgetna’s/freeimages.com

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar