Reno13: Oppo estabelece um novo marco em lançamentos de celulares no Brasil.
A escolha do local não foi por acaso.
A Oppo escolheu o Hotel Rosewood para receber convidados especiais da companhia, parceiros e clientes, jornalistas e influenciadores digitais que puderam ver de perto as novidades e recursos que a linha Reno13 traz ao Brasil.
E eu estava lá e logo nos primeiros minutos eu já senti a imponência de toda coisa e a certeza que eu não veria apenas mais um lançamento de aparelhos. Ao entrar no espaço de eventos já se viam espaços instagramáveis, ativações e as asas características da marca.
O espaço hoje é considerado um dos mais luxuosos da cidade de São Paulo. A abertura do evento também foi de impacto. Uma apresentação da campeã do Carnaval de 2025, Rosas de Ouro, que de forma única encantou os presentes.
O CEO da OPPO América Latina, Ethan Xue, deu início à jornada de inovações da noite. Em seu discurso de boas-vindas, o executivo apresentou o novo slogan da marca: Make Your Moment (‘Faça seu Momento’, em tradução livre). Segundo Ethan, desde o início das operações no Brasil, a OPPO vem expandindo os limites da tecnologia e oferecendo às pessoas a possibilidade de criarem suas próprias experiências. “Essa crença nos conectou com pessoas que abraçam a criatividade e autoexpressão e, juntos, estamos construindo o futuro”, explicou.
Os sinais estão ali. A escolha do local, da atração de abertura, de cada detalhe das ativações. A OPPO quis realmente marcar território e falar finalmente a que veio no mercado brasileiro.
Eu cubro lançamentos tecnológicos há cerca de 14 anos e as escolhas nesses tipos de evento são simbólicas. E aqui eu posso afirmar que tivemos um marco. Poucas vezes vi um evento tão grandioso e impactante quanto este.
Parece ser esse o momento da marca em território nacional.
Mas só o show não se sustenta.
Exato! E passado todo impacto veio a apresentação da verdadeira protagonista da noite: a série Reno13. Mais um passo da companhia em direção ao seu plano de expansão. Até 2026 a OPPO pretende estar presente em mais de 3 mil lojas em todo Brasil, oferecendo uma vasta gama de produtos com tecnologia de ponta, como os novos smartphones. Por meio dessa e de outras ações, a empresa busca o segundo lugar no market share de celulares para plataforma Android.
O novo aparelho chega num bloco de gelo, quebrado com um martelinho e levado imediatamente para uma água quente e assim que é retirado já é possível tirar uma selfie. É o tipo de imagem impactante que a gente não vê todo dia.
Eu confesso que sempre achei as funções de IA em celulares meio sem muito propósito. Circular uma imagem para pesquisar o que ela é? Meio legal, mas não me lembro de ter uma necessidade de fazer isso algum dia.
Já os recursos da série Reno13 me parecem ser mais legais e úteis. A função de apagar pessoas indesejadas no fundo, de uma foto é muito bem-vinda. É fato que isso já existe, mas aqui o recurso é mais fluído e integrado ao celular. Tirou foto numa vitrine com reflexo, o aparelho limpa. Até fotos antigas podem ser recuperadas.
Além disso, o novo pacote AI Studio permite inúmeras maneiras de editar imagens com a ajuda da IA. Por exemplo, os usuários podem converter fotos estáticas em vídeos dinâmicos de 3 segundos ou podem gerar fotos de grupo com retratos de até 20 pessoas, com novos estilos artísticos e de pintura.
No que diz respeito à produtividade, o Reno13 F 5G apresenta recursos inovadores, como o app Documentos, que resume e edita textos com ajuda da inteligência artificial. O Assistente AI para Notas oferece ferramentas que facilitam a formatação, edição e criação de conteúdo, com variação de estilos. Essas possibilidades são complementadas pela versão mais nova do Ferramentas AI 2.0, que suporta mais idiomas e se integra a aplicativos ativos, oferecendo recursos como tradução instantânea e assistência para redação.
Além disso, a empresa está apostando num lado que eu gosto bastante dos celulares que é o design e o lifestyle. A versão lavanda com uma asa que tem uma espécie de efeito holográfico atrás é realmente linda.
A apresentação do evento foi conduzida de forma muito carismática pela Gerente Sênior de Comunicação da Oppo Brasil, Mariana Passos. Mariana tem vasta experiência nesse setor e dá para dizer que ela é também uma espécie de executiva/influenciadora digital com um contato muito próximo com jornalistas, influenciadores e criadores de conteúdo de tecnologia. É algo de fato muito diferenciado e único nesse segmento.
Mais testes na área de experimentação.
Assim que acabou o evento fomos para a área de experimentação. Dava para jogar refrigerante e suco gelado e até enfiar o celular num balde de gelo.
É um jogo difícil, porém a Oppo mostrou que tem punch para jogar e chega num bom momento.
A série Reno13 vem para brigar com no segmento intermediário no mercado brasileiro. É segmento que tem poucos players (alguns chegam a nem ser relevantes) e por conta disso pode-se dizer que é um setor que ficou um pouco acomodado, seja, nos esforços de lançamento, seja na relação com o mercado brasileiro e até com a imprensa especializada. Porém, são marcas que ganharam a preferência do consumidor, que por muitas vezes sente receio em experimentar as novidades do mercado.
Além disso, o país tem ainda um consumo considerável de aparelhos do chamado mercado cinza, que são as importações que contam com preços menores, justamente por não terem os mesmos valores de operação das outras marcas.
A OPPO sabe de tudo isso e mandou um recado para seus concorrentes: viemos para brigar.
De tudo que vi no evento, a OPPO é uma marca que merece, sim, a consideração do leitor.