
Origem verificada: tecnologia que pode ajudar a combater fraudes telefônicas chega aos brasileiros
O Brasil é um dos países líderes em ligações spam no mundo, com usuários recebendo, em média, 32,9 ligações indesejadas por mês, de acordo com dados da Anatel. Esse cenário também facilita a aplicação de golpes telefônicos, como o golpe da falsa central telefônica de bancos. Segundo uma pesquisa da Panorama Mobile Time/Opinion Box, 65% dos brasileiros com smartphone já receberam esse tipo de ligação e 11% efetivamente perderam dinheiro com o golpe.
Para combater essas práticas e aumentar a segurança nas telecomunicações, novas tecnologias estão sendo implementadas. Uma delas é o protocolo stir shaken, também conhecido como “origem verificada”, que autêntica o emissor das chamadas telefônicas para reduzir fraudes e evitar chamadas abusivas.
A Datora, há 30 anos líder em inovação em telecomunicações no Brasil, é uma das primeiras operadoras a disponibilizar essa tecnologia no país. A “origem verificada” promete impactar contact centers, pequenas e médias empresas, oferecendo mais segurança e credibilidade em suas comunicações.
“A “origem verificada” vai ajudar muito as pequenas e médias empresas, porque quem recebe a chamada vai poder identificar quem está ligando. Se sabemos que não é spam, as chances de uma chamada ser atendida crescem drasticamente. Nos EUA, onde o stir shaken existe desde 2019, estima-se que a probabilidade do consumidor atender uma ligação teve um aumento de mais de 50%, no país,” explica Jorge Bichara, diretor comercial e regulatório da Datora.
A tecnologia chega para fortalecer a segurança nas telecomunicações e garantir mais transparência aos consumidores brasileiros, já que permite ao recebedor da chamada identificar sua origem. De acordo com a Anatel, a inovação será crucial para coibir práticas fraudulentas que afetam milhões de brasileiros anualmente. O Brasil possuía 213,9 milhões de linhas em móveis ativas em fevereiro, segundo números da agência.
“Nosso compromisso com a segurança do cliente e a qualidade das chamadas nos posicionou na linha de frente desta transformação tecnológica”, afirma Bichara. “Estamos prontos para implementar o sistema e oferecer uma camada adicional de proteção ao consumidor, garantindo que cada ligação seja autenticada e que a origem seja verificada.”
A Anatel planeja lançar o sistema gradualmente no país a partir de outubro de 2024. O protocolo depende de cobertura de rede 4G e dos equipamentos celulares que recebem as chamadas.
“O ecossistema todo – operadoras, fabricantes e desenvolvedores de Sistema Operacional – está trabalhando para esta nova etapa da telefonia brasileira.” afirma Bichara. “A palavra de ordem é fidedignidade, confiança na informação do usuário, algo que se tentou com baixo sucesso através de APPs.”
Para os usuários, a tecnologia stir shaken deve trazer mais confiança ao receber ligações, coibindo golpes de falsificação de números, um dos principais métodos de fraudes telefônicas atualmente.
Leia também
Mais conteúdo que continua valendo a pena
- BBL será sede de encontro do Esports BAR em São Paulo
- Já Joguei Tchia: veja o que eu achei desse game indie com foco na arte do jogar
- The Witcher 3: Wild Hunt disponível com melhorias para Xbox One X
- HBO DIVULGA IMAGENS INÉDITAS DO SEGUNDO EPISÓDIO DE ‘I MAY DESTROY YOU’
- Wizards of the Coast revela grandes novidades sobre Dungeons & Dragons e Magic: The Gathering no Wizards Presents