Ir para o conteúdo

Origem verificada: tecnologia que pode ajudar a combater fraudes telefônicas chega aos brasileiros

O Brasil é um dos países líderes em ligações spam no mundo, com usuários recebendo, em média, 32,9 ligações indesejadas por mês, de acordo com dados da Anatel. Esse cenário também facilita a aplicação de golpes telefônicos, como o golpe da falsa central telefônica de bancos. Segundo uma pesquisa da Panorama Mobile Time/Opinion Box, 65% dos brasileiros com smartphone já receberam esse tipo de ligação e 11% efetivamente perderam dinheiro com o golpe.

Para combater essas práticas e aumentar a segurança nas telecomunicações, novas tecnologias estão sendo implementadas. Uma delas é o protocolo stir shaken, também conhecido como “origem verificada”, que autêntica o emissor das chamadas telefônicas para reduzir fraudes e evitar chamadas abusivas.

A Datora, há 30 anos líder em inovação em telecomunicações no Brasil, é uma das primeiras operadoras a disponibilizar essa tecnologia no país. A “origem verificada” promete impactar contact centers, pequenas e médias empresas, oferecendo mais segurança e credibilidade em suas comunicações.

“A “origem verificada” vai ajudar muito as pequenas e médias empresas, porque quem recebe a chamada vai poder identificar quem está ligando. Se sabemos que não é spam, as chances de uma chamada ser atendida crescem drasticamente. Nos EUA, onde o stir shaken existe desde 2019, estima-se que a probabilidade do consumidor atender uma ligação teve um aumento de mais de 50%, no país,” explica Jorge Bichara, diretor comercial e regulatório da Datora.

A tecnologia chega para fortalecer a segurança nas telecomunicações e garantir mais transparência aos consumidores brasileiros, já que permite ao recebedor da chamada identificar sua origem. De acordo com a Anatel, a inovação será crucial para coibir práticas fraudulentas que afetam milhões de brasileiros anualmente. O Brasil possuía 213,9 milhões de linhas em móveis ativas em fevereiro, segundo números da agência.

“Nosso compromisso com a segurança do cliente e a qualidade das chamadas nos posicionou na linha de frente desta transformação tecnológica”, afirma Bichara. “Estamos prontos para implementar o sistema e oferecer uma camada adicional de proteção ao consumidor, garantindo que cada ligação seja autenticada e que a origem seja verificada.”

A Anatel planeja lançar o sistema gradualmente no país a partir de outubro de 2024. O protocolo depende de cobertura de rede 4G e dos equipamentos celulares que recebem as chamadas.

“O ecossistema todo – operadoras, fabricantes e desenvolvedores de Sistema Operacional – está trabalhando para esta nova etapa da telefonia brasileira.” afirma Bichara. “A palavra de ordem é fidedignidade, confiança na informação do usuário, algo que se tentou com baixo sucesso através de APPs.”

Para os usuários, a tecnologia stir shaken deve trazer mais confiança ao receber ligações, coibindo golpes de falsificação de números, um dos principais métodos de fraudes telefônicas atualmente.

http://blogdoarmindo.com.br