Tecnologia | Games | Filmes & Séries | Geek
Banner KTO

OSESP E COROS APRESENTAM NA SALA SÃO PAULO A SINFONIA DE ANIME, COM MÚSICAS DE ADORADAS ANIMAÇÕES JAPONESAS

O ano de 2024 marca as celebrações dos 70 anos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp, além dos 30 anos de atividades do Coro da Osesp e dos 25 anos da Sala São Paulo – a casa da Osesp, dos Coros e de seus Programas Educacionais, inaugurada em 1999 no edifício onde antes funcionava a Estrada de Ferro Sorocabana.

E, entre quinta (18/abr) e domingo (21/abr), a Osesp e os Coros Acadêmico, Juvenil e Infantil apresentam na Sala São Paulo mais uma edição de um projeto que é digno de tapete vermelho – além de muito divertido. Em Sinfonia de Anime, nossos músicos irão interpretar composições feitas para animações japonesas clássicas como A Viagem de Chihiro, Meu Amigo Totoro, Dragon Ball, Pokémon, Naruto, Cavaleiros do Zodíaco, InuYasha, Sailor Moon, Demon Slayer e Fullmetal Alchemist, entre outras.

Anúncios

Os concertos desta série, que acontece desde 2021, terão mais uma vez regência de Wagner Polistchuk, que também é Trombone Solista da Osesp, e participação do cantor Ricardo Cruz. A apresentação ficará a cargo da youtuber e psicóloga Lisa Guerra, que entre as peças contará um pouco da história dos animes e seus entrelaces com a música. Os ingressos para as quatro apresentações já estão esgotados, mas a performance de sexta-feira (19/abr), às 20h30, será transmitida ao vivo no canal da Osesp no YouTube (exibição única).

Sobre o programa
Em 2005, dentro de um velho projetor em Quioto, descobriram o fragmento do que muitos acreditam ser o primeiro filme de animação japonês — são três segundos que mostram um menino tirando seu chapéu vermelho e fazendo uma saudação com a cabeça, criados em algum momento do início do século XX. O tempo passou, a técnica evoluiu, a relação com os mangás seguiu estreita e, no início dos anos 1960, surgiu o gênero que hoje conhecemos como animes (um dos primeiros foi Astro Boy, do lendário estúdio Mushi Productions). Os filmes com personagens de olhos grandes são parte essencial da cultura da “Terra do Sol Nascente” e adorados ao redor do mundo.

Em 2024, fazemos um tributo ao gênero no programa “Sinfonia de Anime”. No palco da Sala São Paulo, tocaremos as músicas que embalaram a busca pelas esferas do dragão em Dragon Ball; as aventuras de AshKetchum e Pikachu em Pokémon; e a procura mágica de Sakura na captura de suas cartas clow. A música criada para Naruto, Cavaleiros do Zodíaco, One Piece e Shingeki no Kyojin também estarão no programa, que traz ainda uma sequência apaixonante de temas originais escritos pelo compositor, regente e pianista Joe Hisaishi, que já escreveu mais de 100 trilhas para o cinema. São deles as músicas que ouvimos em Meu Amigo Totoro, O Castelo Animado e Ponyo.

Anúncios

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp
A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp é um dos grupos sinfônicos mais expressivos da América Latina. Com 13 turnês internacionais e quatro turnês nacionais realizadas, mais de uma centena de álbuns gravados e uma média de 120 apresentações por temporada, a Osesp vem alterando a paisagem musical do país e pavimentando uma sólida trajetória dentro e fora do Brasil, obtendo o reconhecimento de revistas especializadas como Gramophone e Diapason, e relevantes prêmios, como o Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Clássica de 2007. A Orquestra se destacou ao participar de três dos mais importantes festivais de verão europeus, em 2016, ao se tornar a primeira orquestra profissional latino-americana a se apresentar em turnê pela China, em 2019, e ao estrear em 2022, no Carnegie Hall, em Nova York, apresentando um concerto na série oficial de assinatura da casa e o elogiado espetáculo Floresta Villa-Lobos. Desde 2020, Thierry Fischer ocupa os cargos de Diretor Musical e Regente Titular, antes ocupados por Marin Alsop (2012-19), Yan Pascal Tortelier (2010-11), John Neschling (1997-2009), Eleazar de Carvalho (1973-96), Bruno Roccella (1963-67) e Souza Lima (1953). Mais que uma orquestra, a Osesp é também uma iniciativa cultural original e tentacular que abrange diversos corpos artísticos e projetos sociais e de formação, como os Coros Sinfônico, Juvenil e Infantil, a Academia de Música, o Selo Digital, a Editora da Osesp e o Descubra a Orquestra. Fundada oficialmente em 1954, a Orquestra passou por radical reestruturação entre 1997 e 1999 e, desde 2005, é gerida pela Fundação Osesp.

Coro Acadêmico da Osesp
Criado em 2013 com o objetivo de formar profissionalmente jovens cantores, o Coro Acadêmico da Osesp é composto pelos alunos da Classe de Canto da Academia de Música da Osesp, sob direção do maestro Marcos Thadeu. Oferece experiência de prática coral, conhecimento de repertório sinfônico para coro e orientação em técnica vocal, prosódia e dicção, além da vivência no cotidiano de um coro profissional, fazendo apresentações regulares junto ao Coro da Osesp. Em 2021, a Classe foi reconhecida pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo como Curso Técnico Profissionalizante em Canto. Os alunos que concluem a formação passam então a receber um Certificado Técnico Profissionalizante, válido em todo o território nacional.

Coro Juvenil da Osesp
Depois dos Coros Sinfônico, de Câmara e Infantil, foi formado em 2004 o Coro Juvenil da Osesp, com o objetivo de atender a jovens que não mais se enquadram em grupos infantis. Os 43 integrantes do Coro Juvenil, entre meninos com idade de 13 a 20 anos e meninas de 14 a 20 anos, seguem seus estudos de musicalização, solfejo e percepção musical, além de terem contato com outros idiomas. Nessas práticas, são trabalhados repertórios mais complexos e ecléticos, que são apresentados na Sala São Paulo e em eventos especiais ao longo do ano. O grupo tem regência de Marcos Thadeu.

Anúncios

Coro Infantil da Osesp
O Coro Infantil da Osesp, que estreou em novembro de 2000, é formado por meninas de sete a 13 anos e por meninos de sete a 12 anos. Qualquer criança, mesmo sem formação musical anterior, pode ingressar no Coro. Além da oportunidade de se apresentarem ao lado da Osesp na Sala São Paulo, as crianças, sob orientação e regência de Erika Muniz, recebem aulas de solfejo, percepção musical e técnica vocal. Durante essas aulas, são trabalhados repertórios mais complexos e ecléticos, apresentados na Sala São Paulo e em eventos especiais ao longo do ano.

Wagner Polistchuk
Wagner Polistchuk é trombone solista da Osesp, onde também atua como professor de trombone e regência de sua Academia de Música. Atual regente da Orquestra Experimental de Repertório, já esteve à frente da Sinfônica Municipal de São Paulo, da Filarmônica de Mendonza, na Argentina, da Sinfônica Nacional do Peru (OSN) e da Hermitage, na Suíça. Foi diretor artístico da tradicional Camerata Antiqua de Curitiba, entre 2009 e 2011, grupo com a qual gravou Versos Brasileiros [2007], e regente principal da Sinfônica da USP (OSUSP), de 2012 a 2014, à frente da qual lançou Carlos Gomes, Villa-Lobos, Omar Fontana, Guarnieri, Guerra-Peixe (Independente, 2013) e Pitombeira, Rachmaninoff e Strauss. Em 1998, obteve o 2º lugar no 5º Concurso Latino-Americano de Regência Orquestral da OSUSP. Em 2002, foi premiado no Concurso Internacional de Regência Prix Credit Suisse, na Suíça e no Concurso Nacional Eleazar de Carvalho para Jovens Regentes.

Lisa Guerra
Apresentadora e psicóloga apaixonada pelo mundo geek, Lisa tem sido uma voz influente desde 2020. Ela cria conteúdos dedicados a promover o diálogo sobre saúde mental e ciência de forma acessível e inspiradora para o público jovem por meio de análises de animes, games e da cultura pop em geral. Ela está presente nas principais plataformas digitais — YouTube, Instagram e TikTok, somando uma comunidade de quase meio milhão de pessoas.

Anúncios

Ricardo Cruz
Cantor e compositor de temas de animes, jogos de videogame e séries de super-heróis do Japão (conhecido como anime songs), Ricardo é, desde 2005, o único estrangeiro do supergrupo japonês JAM Project, celebrada banda desse gênero musical. Em 2019, com o conjunto, compôs e interpretou a canção original Uncrowned Greatest Hero, tema da segunda temporada de One Punch Man, lançada mundialmente pela Netflix. Em 2020, como parte de sua carreira solo, lançou o projeto Invasion Zone, homenageando a ficção científica retrô e suas demais influências musicais, que passeiam pelo pop dos anos 1980, eletrônico e synth pop. Gravou versões oficiais em português para temas conhecidos de muitos desenhos japoneses, como Cavaleiros do Zodíaco, Hunter x Hunter e Dragon Ball Super.

A Sinfonia de Anime tem o copatrocínio do Bradesco e o apoio de Almaviva do Brasil por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Realização: Fundação Osesp, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.


PROGRAMA

SINFONIA DE ANIME, COM OSESP E COROS
OSESP
CORO ACADÊMICO DA OSESP
CORO JUVENIL DA OSESP
CORO INFANTIL DA OSESP
WAGNER POLISTCHUK
REGENTE
RICARDO CRUZ CANTOR
LISA GUERRA NARRADORA
HINOROBU KAGEYAMA | Dragonball – Medley [1986]JOHN SIEGLER E JOHN LOEFFLER | Pokémon – Gotta Catch [1998]AYUMI MIYAZAKI | Digimon – Brave Heart [1999]JOE HISAISHI | Howl’s Moving Castle [2004]MICHIO MAMIYA | Grave of Fireflies [1988]JOE HISAISHI
My Neighbor Totoro [1988]
Spirited Away [2001]
Ponyo on the Cliff by the Sea [2008]
TOSHIYUKI OMORI | Neon Genesis Evangelion [1995]IKIMONO GAKARI | Naruto Shippuden [2007]KOHEI TANAKA / SHOKO FUJIBAYASHI | One Piece – We Are [1999]HIROAKI MATSUZAWA | Cavaleiros do Zodíaco – Pegasus Fantasy [1986]KAORU WADA
Inuyasha – Lullaby [2001]
Inuyasha – Hanyou [2001]
RADWIMPS | Your Name – Sparkle [2016]KOHMI HIROSE | Sakura Card Captors – Catch you, catch me [1998]TAKANORI ARISAWA | Sailor Moon – Abertura [1992]SID | Fullmetal Alchemist Brotherhood [2003]YOSHIHISA HIRANO | Hunter X Hunter – Kingdom of PredatorsHIDEKI TANIUCHI | Death Note – Kyrie [2006] YOSHIHISA HIRANO | Death Note – L no Theme [2006]SHIRO SAGISU | Bleach – Incantation Part C & DGO SHIINA / YUKI KAJIURA | Demon Slayer – Kimetsu no YaibaMAKOTO MIYAZAKI | Seigi Shikkou – One Punch-Man Theme [2015]LINKED HORIZON / HIROYUKI SAWANO
Attack on Titan – Intro and Vogel im Käfig [2013]
Attack on Titan – Shinzou wo Sasageyo [2013]

Anúncios


SERVIÇO

18 de abril, quinta-feira, às 20h30
19 de abril, sexta-feira, às 20h30 (Concerto Digital)
20 de abril, sábado, às 16h30
21 de abril, domingo, às 18h00Endereço: Sala São Paulo | Praça Júlio Prestes, 16
Taxa de ocupação limite: 1.484 lugares 
Recomendação etária: 7 anos
Ingressos: Entre R$ 39,60 e R$ 100,00 (valores inteiros) – Esgotados
Bilheteria (INTI): neste link
(11) 3777-9721, de segunda a sexta, das 12h às 18h.
Cartões de crédito: Visa, Mastercard, American Express e Diners.
Estacionamento: R$ 28,00 (noturno e sábado à tarde) e R$ 16,00 (sábado e domingo de manhã) | 600 vagas; 20 para pessoas com deficiência; 33 para idosos.

*Estudantes, pessoas acima dos 60 anos, jovens pertencentes a famílias de baixa renda com idade de 15 a 29 anos, pessoas com deficiências e um acompanhante e servidores da educação (servidores do quadro de apoio – funcionários da secretaria e operacionais – e especialistas da Educação – coordenadores pedagógicos, diretores e supervisores – da rede pública, estadual e municipal) têm desconto de 50% nos ingressos para os concertos da Temporada Osesp na Sala São Paulo, mediante comprovação.

Anúncios

A Osesp e a Sala São Paulo são equipamentos do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Fundação Osesp, Organização Social da Cultura.

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar