Jornalismo de tecnologia, independente e com credibilidade

Petrobras cria ferramenta com Inteligência Artificial Generativa para apoiar mais de 100 mil trabalhadores

A Petrobras desenvolveu, em parceria com a Microsoft, uma nova ferramenta interna de geração de conteúdos criativos e analíticos para apoiar seus times nas tarefas de trabalho. Batizada de ChatPetrobras, a ferramenta utiliza o modelo GPT e tecnologia de Inteligência Artificial (IA) do Microsoft Azure OpenAI Service. O aplicativo já está disponível por meio de um portal interno para 110 mil trabalhadores da Petrobras, entre empregados próprios e prestadores de serviço, para a realização de diversas atividades como a elaboração de relatórios, resumos, apresentações, além de responder perguntas e dúvidas dos usuários. A expectativa é que a implantação da plataforma facilite a rotina de trabalho na Companhia, levando a reduções de tempo e custos nos processos administrativos e operacionais. 

ASSINE AGORA! Não saia sem garantir sua assinatura
A Bits & Geeks leva até você matérias completas e material exclusivo do mundo da tecnologia.

Close this popup

Com essa iniciativa, a Petrobras se une aos principais players globais que estão adotando IA generativa com pioneirismo, valendo-se da segurança proporcionada pelo Azure OpenAI Service para desenvolver uma solução de uso corporativo. 

O ChatPetrobras foi desenvolvido com base em políticas de segurança da informação, proteção de dados, conformidade, normas e regulamentações do governo brasileiro às quais a Petrobras está sujeita como uma empresa de economia mista, evitando a exposição de informações internas e garantindo a integridade dos dados empresariais. A solução conta com as mais avançadas camadas de segurança e proteção nativas do Azure OpenAI Service e todos os dados estão protegidos sob o domínio interno da Companhia. 

Segundo o gerente executivo de Tecnologia da Informação e Comunicações da Petrobras, Carlos Augusto Barreto, o lançamento do ChatPetrobras é um marco na história da empresa e demonstra o compromisso com a inovação e a transformação digital. “A Petrobras é uma empresa que sempre se reinventou ao longo dos seus 70 anos, buscando novas soluções para os desafios do setor de energia. Essa solução representa uma forma de utilizar a inteligência artificial para aumentar a produtividade, a qualidade e a eficiência dos nossos processos”, afirma. 

Com a utilização do ChatPetrobras, a empresa terá ainda mais insumos para tomar decisões mais rápidas e precisas, gerar insights valiosos para o negócio e otimizar processos internos. O Azure OpenAI Service utilizado no ChatPetrobras oferece recursos de compreensão e geração de linguagem natural, tradução e geração de código, e beneficiará tanto as áreas de negócio, por exemplo a Exploração & Produção (E&P), Reservatórios e Poços, como os segmentos administrativos e corporativos, tais como Comercialização, TIC, Engenharia, Jurídico e Recursos Humanos. A solução servirá como arquitetura base para incorporação de IA generativa nas aplicações da Companhia e faz parte da estratégia para democratização do uso de inteligência artificial na Petrobras. A ambição da estatal é que todos seus colaboradores estejam aptos a atuar como cientistas de dados, tendo acesso, de forma simples e ágil, tanto às competências técnicas quanto às ferramentas avançadas para geração de cada vez mais valor para a empresa através de IA. 

“Temos uma parceria de longa data com a Petrobras e ficamos orgulhosos em colaborar para que a empresa resolva seus desafios por meio da tecnologia. Esta iniciativa é um ótimo exemplo de como os recursos de IA da Microsoft podem ser aplicados nos mais diferentes setores e têm o potencial de contribuir para a transformação do segmento de Energia, aprimorando a produtividade da força de trabalho e potencializando a eficiência operacional por meio de insights e colaboração”, explica Ricardo Fernandes, vice-presidente de Enterprise Business da Microsoft Brasil. 

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar

Não fique de fora - Inscreva-se Agora!

Vagas limitadas para a comunidade exclusiva! Receba promoções antecipadas, conteúdo premium e muito mais. Inscreva-se agora para garantir seu lugar entre os privilegiados.

Seus dados não serão comercializados ou compartilhados.

Obrigado por assinar!

ASSINE AGORA! Não saia sem garantir sua assinatura
A Bits & Geeks leva até você matérias completas e material exclusivo do mundo da tecnologia.

Close this popup