Pode parecer uma barbearia, porém é uma base secreta da S.H.I.E.L.D. e a Marvel está por trás disso.
Não se engane com esse novo estabelecimento criado em São Paulo. Para os olhares mais desatentos trata-se de uma barbearia muito bem equipada, mas ela é muito mais do que isso. Trata-se de uma primeira base secreta da S.H.I.E.L.D. (do inglês Superintendência Humana de Intervenções Estratégicas, Logística e Defesa) instalada no Brasil.
Calma que eu explico.
No universo ficcional da Marvel essa agência é responsável pelo trabalho de bastidores de inteligência e intervenção criada por Howard Stark, Coronel Chester Phillips e Peggy Carter no universo da fantasia e na vida real, por Stan Lee e Jack Kirby.
E é dentro de todo esse rico universo de personagens que foi recentemente inaugurada em São Paulo a primeira barbearia licenciada pela Marvel/Disney.
A nova unidade “Marvel Barbershop by Corleone” está localizada na esquina da Faria Lima com a Cidade Jardim, em São Paulo. O espaço oferecerá, além dos serviços de cuidado e corte de barba e cabelo, uma linha de produtos única de fabricação própria, composta por shampoo, condicionador, sabonete líquido facial, pomada e cera de cabelo, gel de barbear, pós barba e óleo de barba.
E não é só isso. Entre os destaques da experiência, está a presença de fliperamas, colecionáveis em tamanho real, peças temáticas Marvel para decoração e uma loja oficial Marvel Store by Dream com produtos oficiais à venda. Com uma estrutura de 450m2, 18 cadeiras e capacidade para atender mais de 250 clientes por dia, o espaço foi desenhado pelo renomado escritório de arquitetura Superlimão, que combina luxo e entretenimento em cada detalhe.
Tudo foi criado nos mínimos detalhes para atender o fã mais exigente.
Mas será que dá para fazer a barba igual a do Tony Stark? Para saber mais sobre isso e outros bastidores desse lançamento, eu entrevistei o Bruno van Enck CEO da Barbearia Corleone.
Confira.
Entrevista com Bruno Van Enck
O que inspirou a criação da “Marvel Barbershop by Corleone”? Como surgiu essa parceria com a Marvel?
A parceria nasceu de uma iniciativa da Disney de ampliar suas experiências para além dos filmes e parques, alinhando-se à visão da Barbearia Corleone de oferecer serviços personalizados e inovadores. A ideia tomou forma quando um cliente, encantado com o atendimento, recomendou internamente os serviços da barbearia à Disney, resultando no convite para essa colaboração temática especial.
A ideia tomou forma quando um cliente, encantado com o atendimento, recomendou internamente os serviços da barbearia à Disney, resultando no convite para essa colaboração temática especial.
Como foi o processo de licenciamento com a Marvel? Quais foram os maiores desafios e benefícios ao longo dessa jornada?
O processo de licenciamento foi detalhado e exigiu um alinhamento cuidadoso com os padrões da Disney para garantir autenticidade. Um dos maiores desafios foi unir o DNA da Corleone com a identidade visual e narrativa da Marvel. Em relação ao benefício, ele é claro: criamos um espaço diferenciado, que atrai não apenas fãs da Marvel, mas também novos públicos interessados em experiências exclusivas.
Como a parceria com a Marvel se encaixa na estratégia de expansão da Corleone? Você considera esse tipo de colaboração com marcas globais como um diferencial no mercado?
Essa parceria representa um marco na nossa história e estratégia de crescimento. Colaborações com marcas globais, como a Marvel, reforçam nosso posicionamento como referência em inovação e experiências, nos ajudando a alcançar públicos diversificados. Era um grande sonho e virou um diferencial, destacando a Corleone como pioneira e referência em um mercado competitivo.
A experiência do cliente parece ser um elemento central dessa unidade. Como vocês conceberam um espaço que combina os serviços tradicionais da Corleone com a atmosfera Marvel?
O espaço foi pensado e planejado para oferecer o melhor dos dois mundos. Contamos com uma decoração rica em detalhes do universo Marvel, incluindo cadeiras personalizadas de cada herói, colecionáveis e fliperamas, mas, mantivemos a qualidade impecável dos serviços de barbearia que definem a Corleone. O trabalho do designer Fernando Degrossi, presente em todo o processo, também foi crucial para criar um ambiente sofisticado e interativo na medida certa.
Será possível pedir um cabelo estilo Capitão América ou uma barba com pegada do Tony Stark?
Com certeza! Afinal, cada herói tem um corte de cabelo de acordo com a sua personalidade. Estamos preparados para realizar cortes e estilos inspirados no universo Marvel, sempre mantendo a qualidade e o tratamento dos fios, com os protocolos que são marcas registradas da Corleone.
Na sua opinião, o que a “Marvel Barbershop by Corleone” oferece que a diferencia das outras experiências de barbearia no mercado?
A combinação de um atendimento de excelência, produtos exclusivos e um ambiente interativo inspirado na Marvel, único na América Latina. Esse espaço não é apenas uma barbearia, mas um destino para fãs e clientes que buscam uma experiência única.
Esse espaço não é apenas uma barbearia, mas um destino para fãs e clientes que buscam uma experiência única.
A unidade traz produtos próprios, como shampoo e pomada de cabelo, além da loja oficial Marvel Store by Dream. Como a linha de produtos contribui para a experiência e para o posicionamento da marca Corleone?
Os produtos são uma extensão da experiência. Cada item foi desenvolvido para oferecer o padrão de qualidade Corleone, alinhado ao universo Marvel. Isso fortalece nosso posicionamento como uma marca completa e comprometida a estar cada vez mais presente no dia a dia dos nossos clientes.
Eu vi na D23 que os barbeiros estavam com roupas da Shield – agência de operações especiais presente no universo ficcional da Marvel – como foi pensado esse storytelling? Ele se encaixa de alguma forma em algum universo ou timeline específica da Marvel?
O storytelling da “Marvel Barbershop by Corleone” foi cuidadosamente pensado para criar uma narrativa imersiva para os clientes. A ideia central é que a barbearia seja uma fachada para uma base secreta da SHIELD, reforçando a conexão com o universo Marvel e surpreendendo os clientes. Esse conceito se apoia em elementos da arquitetura e design que evoluem ao longo do percurso, que elevam a experiência da visita.
O storytelling da “Marvel Barbershop by Corleone” foi cuidadosamente pensado para criar uma narrativa imersiva para os clientes.
Embora não esteja vinculada a uma timeline específica da Marvel, a ambientação se inspira na Nova York dos anos 50, com detalhes Art Deco que evocam os cenários clássicos dos quadrinhos e fazem referência à série “Marvels” de 1994. Isso cria um ambiente que nos conecta a uma herança muito dos quadrinhos à experiência contemporânea e elegante, que hoje oferecemos na Corleone.
Os uniformes da SHIELD, criados pelo alfaiate Vasco Vasconcellos, reforçam esse storytelling, dando aos barbeiros um papel dentro da narrativa e tornando o espaço ainda mais autêntico e interativo.
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