Popeye e Tintim entram em domínio público em 2025
Com a chegada de 2025, obras criadas em 1929 passam a integrar o domínio público nos Estados Unidos, permitindo que sejam copiadas, adaptadas e compartilhadas livremente. Entre os destaques estão as primeiras versões de Popeye e do repórter belga Tintim, personagens icônicos da cultura pop. No caso de Popeye, sua estreia aconteceu na tirinha Thimble Theatre de EC Segar, mas sem o clássico espinafre que só seria introduzido em 1932. Tintim, por sua vez, fez sua primeira aparição ao lado de seu fiel cachorro Snowy (Milou, no original francês).
Nos Estados Unidos, essa liberação inclui outras obras importantes, como o primeiro filme sonoro de Alfred Hitchcock (Blackmail), o livro Adeus às Armas, de Ernest Hemingway, e quadros de Salvador Dalí. Já na União Europeia, onde os direitos autorais são protegidos até 70 anos após a morte do autor, Tintim só estará em domínio público em 2054, devido ao falecimento de seu criador, Hergé, em 1983.
Assim como aconteceu com o Mickey Mouse de Steamboat Willie, que entrou em domínio público no ano passado, é esperado que Popeye e Tintim ganhem novas interpretações em filmes, jogos e outras mídias. Em 2026, outros clássicos, como Betty Boop e Pluto, devem se juntar à lista de obras disponíveis para reutilização criativa.