Projeto Casa Viva une tecnologia e sustentabilidade

Assine nossa newsletter

Eu que sou super ligado em inovação fiquei feliz em saber que um projeto único em São José dos Campos irá unir tecnologia e sustentabilidade numa casa do futuro. Eu acredito muito no uso da tecnologia como auxiliar e complementar na vida das pessoas para que cada um possa viver o máximo possível, deixando para máquinas funções secundárias.

Entenda mais sobre o projeto


O projeto Casa Viva Jardim do Golfe é uma residência inteligente e 100% conectada que reunirá o que há de mais moderno em matéria de tecnologia e sustentabilidade, em uma área de 963 metros quadrados, sendo 450 de área construída. Contará com sistemas sustentáveis de abastecimento e de energia, utilizando-se do sol e das chuvas. Já  os ambientes, por sua vez, serão iluminados e climatizados naturalmente.
Para chegar a um resultado preciso, foi aplicado no projeto um software desenvolvido pela Universitat de Barcelona, adequado às condições de vida em São José dos Campos.
Todo o gerenciamento da casa poderá ser feito pelo smartphone: ar condicionado, som, persianas, piso aquecido, tudo integrado em um sistema, no qual ainda será possível monitorar a quantidade de água captada da chuva, os gastos com energia e gás.
Móveis, eletrodomésticos, banheiras, sistema de iluminação e eletrônicos: toda estrutura inteligente da casa foi pensada para promover uma melhor experiência aos moradores.

Assine nossa newsletter

Experimentando a casa do futuro


Você acorda de manhã com as persianas da casa abrindo-se lentamente a partir do horário pré-programado na noite anterior. Ao acordar a TV já está ligada no canal certo e  a temperatura do ar-condiconado mais adequada para aquele horário. Depois é possível programar os eventos diários da casa como a ativação do aspirador de pó inteligente ou o sistema de irrigação do jardim.
Você pode conferir a situação do trânsito a partir de uma das telas espalhadas pela casa e caso haja um acidente você pode optar por trabalhar em seu home-office conectado em altíssima velocidade na internet. Com uma webcam  alta definição você conseguirá a partir de casa participar de toda rotina do escritório como reuniões ou compartilhamento de telas e arquivos. Tudo isso enquanto monitora da tela do computador a presença de visitas ou demais eventos da casa, bem como acompanha a atividade dos demais moradores, caso necessário. Tudo integrado.

Sustentabilidade

A casa terá mecanismos para captação de águas pluviais de acordo com o índice pluviométrico da área e estação de tratamento de água para reuso. O projeto prevê ainda o reaproveitamento dos resíduos orgânicos na casa, por meio de uma composteira elétrica, capaz de gerar adubo no mesmo dia.
Já a energia solar captada será aplicada para calefação, aquecimento de água e geração de energia elétrica.
 

Assine nossa newsletter

Comentários estão fechados.