/apidata/imgcache/dc160ba170be17f3ec72dffe54fb863a.png?banner=top&when=1767796430&who=375

Prompts mais populares entre desenvolvedores e executivos brasileiros: confira como eles usam a IA para impulsionar sua produtividade

Durante o Google Cloud Summit, que aconteceu nos dias 02 e 03 de outubro, em São Paulo, o Google realizou o primeiro Gemini Prompt Hackathon, onde participantes responderam como a IA está os ajudando no..

Atualizado em 23/10/2024 às 21:10, por Armindo Ferreira.

Durante o Google Cloud Summit, que aconteceu nos dias 02 e 03 de outubro, em São Paulo, o Google realizou o primeiro Gemini Prompt Hackathon, onde participantes responderam como a IA está os ajudando no trabalho e na vida pessoal. Prompts são os comandos que damos a uma ferramenta de IA generativa para que ela gere uma resposta. Como resultado, o hackathon ofereceu uma amostra das tendências e possibilidades sobre como a IA pode ajudar no dia-a-dia, demonstrando como as pessoas desejam que a IA seja uma ferramenta parceira que as ajude a ser mais eficientes e criativas, além de automatizar tarefas mais trabalhosas. 

/apidata/imgcache/0391b9f3a686cd616f3216ef6bbc48ea.jpeg?banner=postmiddle&when=1767796430&who=375

Os prompts mais populares reforçam que o Gemini já está sendo usado como uma poderosa ferramenta de auxílio prático, para dar espaço ao que realmente importa: mais tempo à inovação, à estratégia e às relações pessoais.  “A diversidade de prompts revelou um desejo comum: que a IA seja um parceiro confiável, ajudando a navegar pelas complexidades do mundo moderno. A maioria dos profissionais que participou se sente sobrecarregada por uma montanha de dados diariamente – como relatórios, e-mails e planilhas. E os prompts têm a função desbloquear todo potencial da IA e ajudar a filtrar tudo isso”, explica Maria Clara Fleury, head de marketing para produtos e IA na América Latina.

Profissionais da área de tecnologia para finanças, saúde, educação, varejo, desenvolvedores e cargos de liderança compartilharam quais são os prompts, que mais usam para maximizar o potencial da IA,  aumentar a produtividade e gerar ideias.

Metodologia e aprendizados

Os resultados mostram que a IA já está revolucionando a análise financeira e o gerenciamento de riscos. Cerca de 800 profissionais de diversos setores da indústria, varejo e saúde responderam ao Hackathon,  compartilhando mais de 2.500 comandos em três categorias: produtividade, trabalho e vida pessoal. 

Em todas as áreas, foi possível identificar os principais usos para o Gemini, de acordo com os mais de 800 participantes:

  • Análise de dados para insights de negócios
  • Criação de roteiros de viagem personalizados
  • Reescrita de textos para maior clareza e impacto
  • Planejamento semanal de tarefas e projetos
  • Resumo de documentos e textos complexos

Armindo Ferreira

É jornalista com uma carreira sólida de mais de 22 anos na área – tendo passado pela TV Globo e SBT. Foi ainda finalista de um prêmio Esso e vencedor de um prêmio Unimed de Jornalismo. Hoje cobre três editorias: tecnologia, negócios e marcas. Há mais de 15 anos criou o Blog do Armindo para falar dos assuntos que gosta mais. Sempre de um jeito simples e descomplicado, com objetivo de empoderar o leitor para tomar melhores decisões quando o assunto é tecnologia.

Leia também: