Jornalismo de tecnologia, independente e com credibilidade

Qualcomm revoluciona o futuro da IA ​​e da conectividade com inovações no MWC Barcelona

No MWC Barcelona, a Qualcomm Technologies, Inc., anunciou seus mais recentes produtos e marcos de IA on-device, computação inteligente e conectividade sem fio, prontos para acelerar a transformação digital, impulsionar uma nova onda de crescimento econômico e trazer a convergência de IA e conectividade para novas regiões. Espera-se que a IA generativa tenha um impacto amplo em todos os setores, com estimativas de que poderia adicionar o equivalente a US$ 2,6 trilhões a US$ 4,4 trilhões em benefícios econômicos anualmente. [1]

  • O Qualcomm® AI Hub apresenta uma nova biblioteca com mais de 75 modelos de IA pré-otimizados para implantação em dispositivos alimentados pelas plataformas Snapdragon® e Qualcomm®. Os desenvolvedores podem integrar perfeitamente esses modelos em seus aplicativos, reduzindo o time-to-market e desbloqueando os benefícios das implementações de IA no dispositivo, como imediatismo, confiabilidade, privacidade, personalização e economia de custos. Esses modelos estão disponíveis no Qualcomm AI Hub, Hugging Face e GitHub. Os desenvolvedores poderão executar os modelos por conta própria com algumas linhas de código em dispositivos hospedados na nuvem com plataformas Qualcomm.
  • O Snapdragon® X80 5G Modem-RF System é a plataforma de modem-para-antena 5G mais avançada do mundo. A arquitetura Snapdragon X80 integra recursos 5G-Advanced e é o primeiro modem com suporte totalmente integrado a comunicações via satélite NB-NTN para conectividade com redes não terrestres. Um acelerador de tensor dedicado alimenta a otimização de IA que melhora a taxa de transferência, a qualidade de serviço (quality of service – QoS), a cobertura, a latência, a eficiência do espectro, a eficiência energética e o gerenciamento do feixe mmWave.
  • O sistema de conectividade móvel Qualcomm® FastConnect™ 7900 é o primeiro a oferecer desempenho otimizado para IA e integrar as tecnologias Wi-Fi 7, Bluetooth e Ultra Wideband em um único chip. Utilizando IA, o FastConnect 7900 se adapta a casos de uso e ambientes específicos, oferecendo otimizações significativas em relação ao consumo de energia, latência de rede e taxa de transferência. O FastConnect 7900 integra a tecnologia Ultra Wideband, Wi-Fi Ranging e Bluetooth Channel Sounding para criar um poderoso conjunto de tecnologias de proximidade que permitem a descoberta, o acesso e o controle seguros de dispositivos.

“O futuro da IA generativa é híbrido, com a inteligência no dispositivo (on-device) trabalhando em conjunto com a nuvem para fornecer maior personalização, privacidade, confiabilidade e eficiência. A conectividade é fundamental para ajudar a IA generativa a escalar e se estender pela nuvem, borda e dispositivo, e as soluções de IA estão nos permitindo oferecer conectividade de próxima geração que pode suportar esta era de IA generativa”, disse Cristiano Amon, presidente e CEO da Qualcomm Incorporated. “Como a empresa impulsiona a computação inteligente em todos os lugares, estamos permitindo que o ecossistema desenvolva e comercialize casos de uso de IA generativa, experiências e produtos líderes em todas as categorias de dispositivos, incluindo smartphones, PCs de próxima geração, dispositivos XR, veículos, robótica e muito mais.”

Anúncios

Esses produtos serão demonstrados junto com outros anúncios e marcos no estande da Qualcomm Technologies no MWC Barcelona (localizado no Hall 3, Estande 3E10, Fira Gran Via):

  • Demonstrações de pesquisa de IA de ponta
     O primeiro grande modelo multimodal (LMM) do mundo em um telefone Android – um LMM de mais de 7 bilhões de parâmetros que pode aceitar vários tipos de entradas de dados, incluindo texto e imagens, e gerar conversas em vários turnos com um assistente de IA sobre uma imagem – rodando em um smartphone Android pela primeira vez.

 Stable Diffusion com adaptação de baixa classificação (Low Rank Adaptation – LoRA) — uma técnica que permite IA generativa escalável e personalizada no dispositivo em todos os casos de uso — rodando em um smartphone Android.

 A primeira demonstração no dispositivo do mundo de um LMM de 7+ bilhões de parâmetros em execução em um PC com Windows que pode aceitar entradas de texto e áudio (por exemplo, música, som do tráfego, etc.) e, em seguida, gerar conversas em vários turnos sobre o áudio.

  • Funções de IA generativa em novos e futuros smartphones, PCs Windows, carros e wearables
  • Plataforma Qualcomm® 5G Fixed Wireless Access Ultra Gen 3
  • Processadores de infraestrutura Qualcomm®
  • Marcos da pesquisa em wireless
  • Plataforma Snapdragon® Auto Connectivity com Wi-Fi 7

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar