Ray-Ban e Facebook apresentam Ray-Ban Stories, a primeira geração de óculos inteligentes

Assine nossa newsletter

Hoje temos o prazer de lançar Ray-Ban Stories: óculos inteligentes que oferecem uma maneira autêntica de capturar fotos e vídeos, compartilhar suas aventuras, ouvir música ou receber ligações – para que você possa estar presente com amigos, família e o mundo ao seu redor. A partir de US$ 299 e em 20 estilos, os óculos inteligentes estão disponíveis nos EUA, Austrália, Canadá, Irlanda, Itália e Reino Unido para compra online e em lojas de varejo selecionadas.

De atividades diárias, como andar de bicicleta, a momentos especiais como seu festival de música favorito, as câmeras duplas de 5MP integradas do Ray-Ban Stories permitem que você capture os momentos espontâneos da vida conforme eles acontecem, a partir de uma perspectiva única em primeira pessoa. Você pode gravar facilmente o mundo como o vê, tirando fotos e gravando vídeos de até 30 segundos com o botão de captura ou sem usar as mãos, por meio dos comandos de voz da Assistente do Facebook. Uma luz de LED de captura se acende para permitir que as pessoas próximas saibam quando você está tirando uma foto ou fazendo um vídeo. Alto-falantes são integrados e a matriz de áudio de três microfones do Ray-Ban Stories oferece uma transmissão de voz e som mais rica para chamadas e vídeos. A tecnologia Beamforming e um algoritmo de supressão de ruído de fundo fornecem uma experiência de chamada aprimorada, como a que você esperaria de fones de ouvido dedicados.

O Ray-Ban Stories é emparelhado através do novo aplicativo Facebook View, para que você possa compartilhar seu ponto de vista, histórias e memórias perfeitamente com amigos e seguidores nas redes sociais. O aplicativo Facebook View no iOS e Android torna mais fácil importar, editar e compartilhar conteúdo capturado nos óculos inteligentes para aplicativos no seu telefone: Facebook, Instagram, WhatsApp, Messenger, Twitter, TikTok, Snapchat e mais. Você também pode salvar o conteúdo no rolo da câmera do seu telefone e editar e compartilhar a partir de lá. Além disso, novos aprimoramentos pós-captura exclusivos do Facebook View permitem que você crie um conteúdo único para dar um toque especial às suas publicações.

Ray-Ban Stories está disponível em 20 variações, com alguns dos modelos Ray-Ban mais icônicos – Wayfarer/Wayfarer Large, Round e Meteor -, cinco opções de cores e uma gama de lentes, incluindo transparente, sol, Transition e de prescrição, para que você possa escolher o estilo certo para você.

Como um wearable (tecnologia para vestir) que pode ser usado o dia todo, os óculos inteligentes Ray-Ban Stories precisam estar prontos quando você precisar. É por isso que eles vêm com um estojo de carregamento portátil especialmente projetado para que você possa recarregar facilmente seus óculos – e mantê-los protegidos – enquanto estiver em trânsito. Um carregamento completo do estojo oferece três dias consecutivos adicionais no uso do óculos.

Formato pequeno, grandes desafios de design

Com os óculos inteligentes Ray-Ban Stories, a miniaturização era essencial. A EssilorLuxottica, empresa controladora da marca Ray-Ban, e o Facebook trabalharam juntos desde o conceito até o design final para integrar perfeitamente a tecnologia inteligente em um formato icônico, o que foi um grande desafio por si só. Tivemos que reprojetar componentes para que tudo – duas câmeras, um conjunto de micro-alto-falantes, uma matriz de áudio de três microfones, um processador Snapdragon® otimizado, um touchpad capacitivo, uma bateria e mais – coubesse no menor espaço e com a armação mais leve possível. O formato levou a muitas decisões, desde a arquitetura dos alto-falantes até a seleção da câmera.

Alcançar áudio de alta qualidade não foi uma tarefa simples. Usamos um sistema de reflexo de graves e existiam desafios iniciais para fazer com que os alto-falantes se encaixassem na armação dos óculos. A resposta veio com a combinação de excelentes hardware e software – e um pouco de persistência.

De maneira similar, nossas câmeras de 5 MP são capazes de fornecer experiências de mídia superiores em comparação com muitas câmeras mais poderosas, graças a muito trabalho no processamento. As fotos e os vídeos capturados no Ray-Ban Stories são perfeitamente adequados para compartilhar no seu aplicativo favorito. Projetamos a captura de mídia para resistir a muitos movimentos: desde sua cabeça girando para registrar uma cena até a velocidade de captura a partir de um skate. As otimizações do nosso trabalho de fotografia computacional incluem HDR e Low Light Fusion, estabilização de vídeo e remoção de ruído. Também aplicamos a renderização de tons aprimorada pelo aprendizado de máquina para melhorar fotos e vídeos, de modo que pareçam tão autênticos quanto o próprio momento.

O lançamento de três modelos com diferentes cores, materiais e acabamentos para nosso produto de primeira geração é uma grande conquista. No início, foi muito discutido onde deveria ser colocada a porta de carregamento. Nossa solução: as dobradiças das hastes funcionam como áreas expostas para encaixe no estojo de carregamento. Tivemos que criar 20 testes de validação de engenharia (EVTs) para cada modelo. Por fim, fomos capazes de padronizar e modelar os braços dos óculos em todos os produtos e projetar nossos componentes internos para que fizessem sentido em cada estilo.

Por meio de iterações de design, meses de planejamento e colaboração internacional entre nossas equipes do Facebook e da EssilorLuxottica (no meio de uma pandemia, nada menos), fomos capazes de desenvolver o produto. Os óculos inteligentes Ray-Ban Stories pesam apenas cerca de cinco gramas a mais do que o design original do Wayfarer – o que equivale ao peso de cerca de uma colher de chá de sal.

Há ainda alguns planos interessantes para o futuro. Fique de olho aqui para mais detalhes sobre as atualizações regulares de software à medida que continuamos a melhorar a experiência ao longo do tempo.

Assine nossa newsletter

Criado com privacidade em mente

Como acontece com qualquer novo dispositivo, temos uma grande responsabilidade de ajudar as pessoas a se sentirem confortáveis e tranquilas, e isso não se aplica apenas aos proprietários dos dispositivos, mas também às pessoas ao seu redor. É por isso que incorporamos a privacidade diretamente no design do produto e na funcionalidade da experiência completa, desde o início. Por exemplo, temos proteções de hardware como um botão liga/desliga para desligar as câmeras e o microfone, bem como o LED de captura conectado à câmera, que acende uma luz branca quando você está capturando fotos ou vídeos para informar as pessoas nas proximidades.

Os controles no aplicativo Facebook View ajudam a personalizar sua experiência: você determina coisas como suas preferências pessoais para importar fotos e vídeos, assim como quando e onde compartilhar o conteúdo capturado com os óculos. A capacidade de controlar suas configurações e conteúdo foi a principal preocupação das pessoas em pesquisas de usuários que realizamos sobre privacidade e tecnologias vestíveis.

Por padrão, os óculos inteligentes Ray-Ban Stories coletam dados necessários para que os seus óculos funcionem, como o status da bateria para alertá-lo quando ela está fraca, seu endereço de e-mail e senha de login no Facebook para verificar se é realmente você quando entrar no aplicativo Facebook View, e sua conexão Wi-Fi. Você pode optar por compartilhar dados adicionais – que incluem coisas como o número de imagens que você capturou ou quanto tempo você gasta gravando vídeos – com o Facebook para o desenvolvimento, melhoria e personalização do produto. Essa configuração pode ser alterada a qualquer momento.

O uso da Assistente do Facebook para captura por comando de voz é totalmente opcional. Você pode ver e excluir suas transcrições de voz, e tem sempre a opção de desligar o armazenamento de voz e/ou a Assistente do Facebook nas Configurações.

Os óculos inteligentes Ray-Ban Stories e o Facebook View são experiências sem anúncios publicitários, então você não verá propaganda quando usar os óculos ou o aplicativo. E não usamos o conteúdo de suas fotos e vídeos para anúncios personalizados. Se você compartilhar conteúdo com qualquer outro aplicativo, os termos desse aplicativo serão aplicados.

Para maior tranquilidade, fotos e vídeos são criptografados nos óculos inteligentes. E os óculos só podem ser emparelhados com uma conta de cada vez, então se você perder seus óculos inteligentes Ray-Ban Stories e alguém tentar emparelhá-los com um novo telefone e conta do Facebook, quaisquer dados e mídia deixados nos óculos serão automaticamente excluídos.

Inovando com responsabilidade

Construir recursos e controles de privacidade não é suficiente por si só. Reconhecemos que precisamos educar proativamente as pessoas sobre como usar os óculos inteligentes Ray-Ban Stories com segurança e responsabilidade para sua própria proteção e a de outras pessoas ao seu redor. Desenvolvemos diretrizes para o que é e o que não é um uso adequado dos óculos, algumas das quais são exibidas diretamente no aplicativo durante a integração e que estão disponíveis em nosso microsite de privacidade dedicado ao Ray-Ban Stories. Essas dicas incluem respeitar as preferências das pessoas se elas pedirem para você parar de gravar ou não quiserem aparecer em uma foto ou vídeo, não tirar fotos e fazer vídeos enquanto dirige, e desligar os óculos em áreas privadas, como locais de culto, um consultório médico ou vestiários.

À medida que os óculos inteligentes se tornam parte da vida cotidiana, temos a responsabilidade de ajudar a explorar as grandes questões e estabelecer novas normas de forma aberta e inclusiva. Não podemos fazer isso sozinhos. E os wearables inteligentes apresentam seu próprio conjunto de questões de políticas sobre privacidade e aceitabilidade social. É por isso que, conforme inovamos com responsabilidade, consultamos especialistas do meio acadêmico e das comunidades de privacidade, segurança e liberdades civis em todo o mundo para obter feedback, incluindo o Future of Privacy Forum, National Network to End Domestic Violence, National Consumers League, LGBT Technology Partnership e Information Technology and Innovation Foundation, entre outros.

O caminho para os óculos de realidade aumentada (AR)

No Facebook Reality Labs, nossa missão é construir ferramentas que ajudem as pessoas a se sentirem conectadas, a qualquer hora e em qualquer lugar. Vemos a realidade virtual e aumentada como a próxima plataforma de computação – com as pessoas colocadas diretamente no centro. Como os computadores e smartphones de hoje, a realidade aumentada será útil ao mesmo tempo permitindo transcender a distância física entre as pessoas e nos conectar por meio da presença social – a sensação de que você está ali com outra pessoa, não importa onde ela esteja.

A EssilorLuxottica compartilha essa visão de wearables que transformarão a maneira como nos conectamos e interagimos com outras pessoas e com o mundo ao nosso redor. O lançamento da primeira geração dos óculos inteligentes Ray-Ban Stories é um empolgante vislumbre do que é possível quando começamos a mudar para dispositivos que melhoram a vida cotidiana, em vez de nos distrair dela.


Os óculos inteligentes Ray-Ban Stories são o primeiro produto a sair de nossa parceria de vários anos com a EssilorLuxottica. Juntos, estamos comprometidos a fornecer tecnologia inovadora e de estilo vanguardista – ao mesmo tempo em que ajudamos as pessoas a se conectar melhor com amigos e familiares. Visite https://www.ray-ban.com/usa/ray-ban-stories  para saber mais….

Assine nossa newsletter

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar Leia mais

Nossa Política de Privacidade.