Redes sociais e momentos de vida
O crescimento da Internet e o seu efetivo impacto no nosso quotidiano faz com que, cada vez mais, exista uma tendência para que as nossas rotinas incluam as publicações nas redes sociais.
Um mundo mais conectado, onde o contacto com o outro é muitas vezes digital e constante, faz com que a partilha de todos os momentos do nosso dia sejam relevantes para alimentar a mídia social e a forma como esta se encontra em constante movimento e atualização.
Hoje, este tipo de plataforma faz parte da realidade de quase todas as pessoas e serve, de igual forma, os interesses de muitas empresas e mercados (digitais e físicos).
O uso das redes sociais como plataforma de divulgação é algo que as pessoas comuns, as figuras públicas, as pequenas empresas, os gigantes empresariais e até os meios de comunicação social fazem de uma forma muito organizada e sucessiva.
Hoje, sem dúvida, olhamos para a Internet e as suas ferramentas como espaço viável para a partilha de emoções, pensamentos e sentimentos; mas também para a partilha de novidades e eventos; de produtos ou angariações; de objetivos e resultados.
Não existem limites para o que pode ser partilhado nestes meandros informáticos e, independentemente de se utilizar um computador ou um dispositivo móvel, é quase como se as redes sociais fosse, hoje, uma extensão de nós, que nos permite chegar até ao outro para divulgar todos os conteúdos que nos aprouver.
Em alguns momentos específicos das nossas vidas, a partilha de fotos, de legendas, de imagens ou de textos pode servir o propósito de anunciar, deforma rápida e global, informações que julguemos pertinentes levar até ao outro.
Exemplos muito frequentes são, por exemplo, as imagens do Facebook, onde podemos mostrar um aniversário, uma gravidez, um casamento ou um momento de sucesso profissional; os vídeos do Youtube, onde podemos dissertar ou fazer humor sobre situações que nos cativam; ou até o Instagram, com as suas insta-stories e as suas legendas originais.
Hoje, sem dúvida, as redes sociais são uma plataforma marcante para transmitir ao outro mensagens importantes sobre a nossa vida pessoal e o nosso trabalho.
Anunciar noivado ou gravidez no Instagram
Se as redes sociais, em geral, têm este papel; é
igualmente inegável o papel do Instagram no quotidiano das pessoas.
Libertando-se das versões tradicionais para
falarem sobre os momentos mais importantes das suas vidas – como um noivado ou
uma gravidez – muitas pessoas fazem, hoje, uso das legendas do
instagram ,
integrando, desta forma, o seu público no momento mais importante das suas
vidas.
Uma boa dose de imaginação alia-se, aqui, à
disposição de fazer chegar até ao maior número de pessoas possível um momento
de felicidade único, sem precisar de correr os contactos, um a um, com a
novidade.
Mais simples do que nos tempos idos, hoje
torna-se possível a escolha das palavras certas para partilhar a notícia sobre
o evento marcante que deseja comunicar. Bastará a escolha dos dois mil e
duzentos carateres certos e de uma abordagem – mais séria ou mais divertida –
que cative quem passa pelas suas fotos nesta rede social.
A gravidez e o noivado são dois eventos de vida
que podem servir de exemplo a isto mesmo: uma pergunta mais engraçada ou uma
frase de destaque poderão, em apenas alguns segundos, fazer com que os seus
seguidores passem a fazer parte da sua história de amor ou da história da
construção da sua família.
As opções são diversas e a escolha das palavras
certas vai depender da imagem que usar, mas também dos seus gostos pessoais e
daquilo que pretende transmitir. Para efeitos de expansão, nunca será demais
uma aposta em perguntas simples, textos curtos ou pedidos diretos. Da mesma
forma, também o recurso aos emojis poderá ajudar a cativar a atenção do público
que a acompanha.
Basta um pouco de criatividade e, de repente,
ali está: toda a gente sabe como está feliz!
Dos eventos de vida aos eventos profissionais: os usos do Instagram
Claro que, como seria de esperar, os usos do
Instagram vão além da partilha de conteúdos sobre o quotidiano e a vida
pessoal.
Muitas empresas, independentemente de terem uma
existência física ou meramente digital, apostam fortemente neste tipo de rede social para
fazerem a promoção dos seus produtos
e serviços, propondo-se, desta forma, chegar a mais gente e melhorar os
resultados efetivos.
O Instagram é, por isso, também uma importante
ferramenta de marketing, que pode ajudar a aumentar o alcance do negócio e
melhorar, por isso, a colocação da empresa face aos seus concorrentes.
Hoje, a escolha de fotografias e legendas é um
importante passo na divulgação de qualquer tipo de negócio e, por isso mesmo, é
uma estratégia que faz parte da forma como os mercados mais diversos comunicam
com os seus públicos e com o público em potencial.
Uma gestão eficaz das redes sociais pode, assim,
melhorar substancialmente os resultados de um negócio.
Comentários estão fechados.