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Redes sociais no Brasil: Alexandra Avelar aponta cenário promissor

Pra mim Socialbakers sempre foi sinônimo de números de mídias sociais. Não é para menos: a empresa possui uma gama de soluções para quem atua nessa área que vai de ferramentas gratuitas de análise de dados até complexas soluções que fazem o mapeamento e até facilitam a antecipação de insights para que gestores de marketing possam tomar as melhores decisões possíveis.
E num mundo onde poucos players realmente sabem tirar proveito e resultado do marketing digital focado em redes sociais a empresa nada de braçada. O mais curioso foi descobrir nessa entrevista que diferente de players norte-americanos ou asiáticos, trata-se de uma empresa Tcheca, mas que tem aos poucos absorvido a cor verde e amarela em sua sede aqui no país.

Fundada em 2008 na República Tcheca, a Socialbakers possui o maior banco de dados de mídia social do mundo, reunidos durante os últimos nove anos. São cerca de 10 bilhões de peças de conteúdo referentes a aproximadamente 10 milhões de usuários, que fornecem matéria-prima para relatórios detalhados, mapeamento de tendências e benchmarking.

E para entender um pouco mais da visão global do cenários de mídias sociais e também as peculiaridades brasileiras Blog do Armindo entrevistou a Alexandra Avelar, Country Manager da Socialbakers Brasil. A voz dela não é diferente de outros gestores do setor já ouvidos por este blog. Ainda temos um mercado que carece de maturidade digital, o que sem dúvida é um desafio, mas encarado pela empresa como um cenário de novas oportunidades. Confira:


Entrevista com Alexandra Avelar, Country Manager da Socialbakers Brasil

Quando a Socialbakers olha o cenário de marketing digital do Brasil em relação a outros países o que a empresa vê?

Olhar para o Brasil é ver um mundo de oportunidades. O marketing digital aqui, apesar de bastante avançado, ainda não apresenta o nível de maturidade de países como Estados Unidos e Inglaterra. Este é um cenário bastante positivo para empresas de tecnologia que, como nós, estão dispostas a estabelecer parceria com seus clientes e efetivamente os ajudar a ganhar maturidade e potencializar sua estratégia digital.

Sabemos que culturalmente o mercado brasileiro apresenta uma série de diferenças em relação aos demais mercados globais. Como a Socialbakers se adaptou para essas mudanças locais no relacionamento com clientes brasileiros?

Por ser uma empresa tcheca, exigiu um certo tempo para entender e nos ajustar às necessidades do mercado local, mas agora já podemos dizer que a Socialbakers é a empresa Tcheca mais brasileira de que se tem notícia. No nosso headquarters, temos inúmeros brasileiros, e temos inclusive profissionais que vieram da República Tcheca que aprenderam português para atender melhor ao nosso mercado.
[bs-quote quote=”Ao contrário dos clientes da Europa, aqui no Brasil precisamos de mais reuniões presenciais, de estar próximo, de estabelecer parceria, entender o negócio do cliente e contribuir.” style=”default” align=”right” author_name=”Alexandra Avelar” author_job=”Country Manager da Socialbakers Brasil” author_avatar=”http://blogdoarmindo.com.br/wp-content/uploads/2018/06/Alexandra.jpg”][/bs-quote]
Na prática, acho que a maior adaptação que fizemos foi em relação ao nosso modelo de relacionamento com clientes e prospects. Ao contrário dos clientes da Europa, aqui no Brasil precisamos de mais reuniões presenciais, de estar próximo, de estabelecer parceria, entender o negócio do cliente e contribuir. Essa necessidade exigiu adaptação no perfil dos profissionais que buscamos, mas agora é certamente um dos nossos grandes diferenciais.
 
 

Socialbakers tem feito análises de mercados promissores e tendências ao redor do mundo. O que podemos dizer que virá de bom do Brasil. Há alguma tendência ou oportunidade identificada por vocês?


Recentemente divulgamos um relatório de tendências e ele trazia importante destaque para influenciadores e esta é sem dúvida uma frente em que o Brasil vem se destacando. Nossa ferramenta identificou mais de 124 mil no Instagram (com audiência acima de 10 mil seguidores) em nosso país enquanto no Reino Unido temos cerca de 43 mil e no México, cerca de 14 mil. Um estudo que fizemos relacionando o engajamento das 3 maiores marcas de maquiagem no Brasil versus 3 grandes influenciadoras de beleza mostrou que esses perfis geraram mais engajamento que as marcas. Nossa pesquisa já mostrava que investir em um influenciador pode trazer até 7x mais engajamento que um post da própria marca. E isto havia sido antes da última mudança na API do Facebook. Com cada vez mais barreiras no alcance orgânico, investir em influenciadores tem sido uma forma bastante assertiva de atingir a audiência da marca com maior força e grande credibilidade. E é isso que as marcas brasileiras tem feito e vão fazer cada vez mais.

 

Nossa pesquisa já mostrava que investir em um influenciador pode trazer até 7x mais engajamento que um post da própria marca.

Vocês oferecem uma gama de ferramentas completas para empresas. Como essas ferramentas podem ajudar o empresário brasileiro que busca mais resultado e aumento de faturamento com seus esforços digitais?

O maior objetivo do Socialbakers é fazer com que as empresas fiquem mais inteligentes para definir seus esforços em Social Marketing e é isso que o empresário brasileiro pode esperar da nossa plataforma. O Socialbakers é muito conhecido pela sua entrega em benchmarking – comparação entre a performance da sua empresa frente aos concorrentes ou marcas aspiracionais, mas nossas mais recentes inovações em análise preditiva com base em IA e ML tem gerado altíssimo impacto no ROI de nossos clientes.
Um bom exemplo da aplicação de AI é através do recurso “PrimeTime Posting” do Socialbakers. Esse recurso nos diz quando é o melhor momento para publicar uma postagem para que possamos maximizar impressões orgânicas e reduzir nosso custo de investimento, já que somos capazes de escolher conteúdos com maior potencial de qualidade . O algoritmo preditivo do PrimeTime trabalha analisando os dados históricos do comportamento do nosso público. Como resultado, o PrimeTime é capaz de compilar recomendações acionáveis, destacando o melhor dia e horário para postar todos os dias da semana.
Outro exemplo é o Perfomance Prediction da nossa suite.  Nele, IA e ML trabalham juntos para prever como uma postagem funcionará em termos de engajamento. Seus algoritmos também recomendam se vale a pena aumentar o investimento ou até mesmo se é melhor não postá-la. Com esta qualificação do conteúdo, a empresa foca seus esforços em posts de maior relevância para seu público, o que é entendido pelas redes sociais como maior qualidade e logo resultam em menor custo para impulsioná-lo.
Estamos agora lançando nossos módulos de Audience & Influencers que são completamente baseados em AI e ML. Através dele podemos identificar as principais personas dentro de uma audiência, seu perfil, preferências, interesses e com base nisso definir inclusive o influenciador com maior aderência a este público.

Inteligência Artificial, Machine Learning e Blockchain parecem ser ferramentas que serão cada vez mais usadas no marketing digital. Quais serão as tendências nesse setor e como a Socialbakers está se preparando para esse cenário?

A inteligência artificial é o futuro, mas já faz parte de nossas vidas cotidianas. Especificamente, quando se trata de nossas atividades de marketing de mídia social, estamos usando a IA para cuidar das principais funções repetitivas, para que possamos nos concentrar em nos diferenciar de nossos concorrentes criando conteúdos altamente relevantes para a nossa audiência.
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Anteriormente, estávamos gastando muito tempo agregando dados sociais, analisando anomalias e usando seus aprendizados para tomar decisões sobre quais ações tomar.  Agora, estamos usando a nossa própria suíte, criada com base nas tecnologias AI e ML, para cuidar desse trabalho pesado, para que assim possamos nos concentrar na criação de conteúdo que envolva e conquiste nosso público. Este cenário interno é também o que vemos nos clientes. Com a migração dos investimentos do Off para o Digital, lembrando que em 2017 o Digital apresentou pela primeira vez um investimento maior que o off no mundo,  a demanda por tecnologias que permitam que os profissionais de marketing invistam seu tempo em atividades mais estratégicas e ações mais assertivas no Digital só cresce.