
Riot Games anuncia parcerias para investimento no cenário feminino competitivo de League of Legends
A Riot Games anuncia hoje uma série de parcerias para apoiar e estimular o cenário feminino competitivo de League of Legends, com o objetivo de permitir que, cada vez mais, mulheres vejam nos Esports do LoL um espaço inclusivo e acolhedor, seja jogando competitivamente ou desenvolvendo-se como streamers ou casters.

Ouvir a comunidade de jogadoras e apoiar iniciativas existentes, com investimento e suporte para aumentar seu impacto, é uma parte fundamental da criação de um cenário feminino forte e seguro. Trabalhando em diferentes esferas para criar um ecossistema propício, a Riot Games vai apoiar, inicialmente, três projetos: Inhouse Jinx (servidor de Discord criado exclusivamente para mulheres dentro do League of Legends); ReveLAH Casters (voltado à mentoria e treinamento profissional para mulheres que desejam ser casters, streamers e criadoras de conteúdo); e torneios amadores, em parceria com a Gamers Club, na amplificação da Goddess Cup a partir de suas próximas edições, ainda em 2022.
“Nossa experiência com o Game Changers, programa de incentivo ao cenário feminino de Esports de VALORANT, nos trouxe grandes aprendizados, e nos deu mais confiança de expandir nossa atuação para os demais Esports. Conversamos com várias jogadoras para avaliar a melhor forma de iniciar um programa para o League of Legends, e entendemos que havia a necessidade inicial de recriar os espaços para elas desenvolverem sua competitividade antes de entrarem em torneios, e a parceria com o Inhouse Jinx vai atender a esta oportunidade, e ainda nos permitirá reconhecer e recompensar as jogadoras mais competitivas e engajadas”, disse Carlos Antunes, Head de Esports da Riot Games no Brasil. “Também identificamos a oportunidade de apoiar projetos de formação de novos talentos – streamers, casters, criadoras de conteúdo – mulheres, como forma de também equalizar o espaço das jogadoras em outros espaços dos Esports, e o primeiro projeto que apoiaremos será o ReveLAH Casters, que já impactou a vida de dezenas de criadoras. Queremos levar esta oportunidade a mais e mais jogadoras que tenham este sonho.”
Saiba mais sobre os projetos:
REVELAH CASTERS
O ReveLAH Casters tem como objetivo apoiar o crescimento orgânico da comunidade feminina e ajudar a gerar novos talentos para shoutcast no mercado. Atualmente, o programa conta com mais de 30 mulheres nas áreas de narração, comentários e análise, que estão recebendo mentoria e treinamento para desenvolvimento profissional. Com a parceria, a ideia é amplificar o número de vagas para uma nova turma e oferecer uma gama mais ampla de treinamentos nas diferentes áreas do conhecimento necessário nessa formação.
INHOUSE JINX
Dentro do servidor do Discord Inhouse Jinx serão realizados torneios com durações de 15 dias, com premiação de mais de R$ 4.500 ao final. Vencendo uma partida, as jogadoras terão seu desempenho nos jogos refletidos em um ranking, levando uma parcela do valor caso fiquem entre as 10 melhores. Haverá, ainda, durante as temporadas, o Jinx Day, onde Fogueta e Lahgolas, casters do CBLOL, em parceria com outras mulheres do projeto ReveLAH Casters, vão narrar as partidas.
GODDESS CUP
A Goddess Cup, em parceria com a Gamers Club, acontecerá entre os dias 24 e 29 de maio. A premiação é de R$ 10.000 para cada edição, e as inscrições já estão abertas. Não há restrição de elo para participar do torneio, e é necessário fazer a verificação da conta para validar a inscrição. Uma vez verificada, a jogadora não precisará mais fazer o processo.
“Ainda teremos novos projetos a serem apresentados ao longo dos próximos meses, como torneios e experiências para as jogadoras”, completou Carlos Antunes. “Nosso objetivo com estas primeiras ações é agir mais amplamente e mostrar às jogadoras novas formas de engajar com o League of Legends competitivo, e em breve traremos grandes surpresas”.
Sobre a Riot Games
A Riot Games foi fundada em 2006 para desenvolver, publicar e oferecer suporte a jogos com foco total na experiência dos jogadores. Em 2009, a Riot lançou seu título de estreia, League of Legends, aclamado mundialmente. League passou a ser um dos jogos de PC mais jogados do mundo e um dos principais impulsionadores do crescimento explosivo dos Esports.
À medida que o League entra em sua segunda década, a Riot continua a evoluir o game, oferecendo novas experiências aos jogadores com Teamfight Tactics, Legends of Runeterra, VALORANT, League of Legends: Wild Rift e vários títulos em andamento. A Riot também está expandindo o mundo de Runeterra através de projetos multimídia envolvendo música, quadrinhos, jogos de tabuleiro e a série de animação Arcane. Fundada por Brandon Beck e Marc Merrill, e liderada pelo CEO Nicolo Laurent, a Riot está sediada em Los Angeles, Califórnia, e possui mais de 2.500 rioters em mais de 20 escritórios em todo o mundo.