
Riot Games quer ampliar eventos competitivos de comunidade pelo Brasil
A cada nova pesquisa sobre o mercado de games, os dados comprovam que a presença dos jogos na cultura e entretenimento das pessoas é real. De acordo com a última edição da Comscore sobre Consumo Digital, 80% da população mundial já participa deste ecossistema dos games, seja de forma casual ou profissional. O estudo revelou também que, na América Latina, o mercado de games atinge 10 bilhões de dólares e representa 8% dos gamers e da receita mundial. A Pesquisa Games Brasil lançada este ano aponta que 82,8% dos brasileiros jogam algum tipo de jogo digital, e as horas jogadas ano a ano tiveram um aumento de 6% globalmente em 2024, segundo a Newzoo. Com estes índices, é natural uma alta na demanda por eventos deste universo, e por isso um dos focos da Riot Games Brasil em 2025 é apoiar os interessados em promover torneios de comunidade.
A publicadora de jogos, em parceria com a Monosup, desenvolveu uma plataforma dedicada a dar todo suporte, estrutura e informações necessárias para engajar terceiros que desejam promover campeonatos com os títulos da Riot Games. A novidade faz parte de uma reestruturação da área de Competições Organizadas no Brasil, e a iniciativa é destinada para jogadores, estabelecimentos do nicho de games, criadores de conteúdo, organizadores de torneios e eventos, e parceiros em geral interessados – principalmente os que não possuem recursos próprios e querem investir na promoção do competitivo de comunidade. Com a mudança, o objetivo é aumentar em 10% o número de torneios de comunidade em parceria com a Riot Games, no Brasil.
Para saber mais sobre como organizar um torneio com jogos da Riot, acessar este Guia, e o cadastro para se tornar um organizador parceiro deve ser feito através deste link.
Interações sociais estimulam a comunidade a jogar
Não é de hoje que os games são ‘ponto de encontro’ de pessoas que compartilham do mesmo lifestyle. Muito antes das plataformas de streaming e até dos jogos online existirem, as reuniões nas casas dos amigos para uma partida de corrida ou futebol, ou para ‘passar de fase’, por exemplo, eram recorrentes. Este comportamento de socialização com os jogos eletrônicos foi expandido com o avanço da tecnologia e se mostra também um fator determinante no consumo dos jogos da Riot Games, como apontam os seguintes dados:
Um estudo da Riot realizado em 2024 com a base de jogadores de LOL e VALORANT identificou que há um hábito comum entre os jogadores que trazem taxas mais elevadas de retenção para a empresa: o de jogar conectados com outros players que conheceram através do game.
Entre a audiência de LOL, este índice é maior entre pessoas que jogam juntas, mas que não se conhecem pessoalmente, criando novas conexões a partir do jogo. Os dados mostram que, nos últimos 3 a 5 anos, a porcentagem de jogadores que possuem este hábito ao jogar LOL teve um aumento de 275%, reforçando um forte comportamento de socialização vinculado ao jogo.
Já o perfil de jogador de VALORANT que investe mais tempo e recurso no jogo equilibra o ‘fazer novas amizades’ e ‘se conectar com seus amigos conhecidos’ para jogar, mantendo de certa forma um mesmo grupo de pessoas conhecidas jogando junto, além de manter uma figura de ‘líder de equipe’ enquanto conectados.
Mais competições de comunidade dentro e fora das universidades
Desde 2023, a Riot já vem investindo em competições para jogadores no âmbito amador que estão na universidade, com seu programa Collegiate. Realizado em parceria com a AcadArena – rede que contempla hoje mais de 170 atléticas e cerca de 7K universitários pelo Brasil – o programa traz, entre suas ativações, a Copa Aliança, com competições de LOL, Wild Rift, VALORANT e outras modalidades da Riot, aos estudantes ao longo do ano letivo. Mais informações sobre as novidades do Collegiate em 2025 acessando AQUI.
Agora, o Collegiate se torna um braço da área de Competições Organizadas, ampliando a iniciativa e apoiando e capacitando outros perfis de terceiros pelo Brasil, que têm o potencial de engajar ainda mais jogadores fãs dos jogos da Riot a terem experiências competitivas.
“Sabemos que está no DNA do brasileiro competir e torcer com muita garra e paixão. Os estudos só reforçam as respostas positivas da comunidade nos últimos anos, sobre a parceria com a Copa Aliança e os torneios que apoiamos pelo Brasil. Esta nova plataforma chega então para oficializar e dar suporte a mais torneios, eventos, watch parties, entre outras ações, de terceiros que se identificam com os jogos da Riot, transformando-os em pontos de contato direto com nossa audiência. Vamos trabalhar para estabelecer uma comunicação ativa com atuais e novos parceiros, dando a eles o que for necessário para que seus eventos sejam reconhecidos e ambicionados pelos jogadores”, afirma Natália Arantes – Gerente Sênior de Comunicação e Marketing da Riot Games Brasil.
“Os organizadores de torneios são líderes de comunidades locais espalhadas por todo o Brasil e queremos prestar um apoio exclusivo em nosso país a fim de incentivar a realização de mais torneios, com mais qualidade, ao longo do ano. Premiaremos os participantes dentro do jogo e teremos esse ano recompensas para os organizadores”, afirma Tomás Macul – Fundador da Monosup, empresa parceira da Riot Games Brasil na operação do programa.
Com a nova estrutura em Competições Organizadas, a Riot irá trabalhar para cativar novos públicos para ter a publicadora como fonte de seus momentos de entretenimento, além de aumentar a dedicação dos atuais jogadores, promovendo mais experiências e conexões junto aos jogos da empresa. A iniciativa tem o objetivo também de ser mais um instrumento de escuta ativa junto à comunidade, sobre suas vivências dentro e fora do jogo.
Todas as informações sobre Competições Organizadas da Riot Games estão já disponíveis nos sites de League of Legends, VALORANT, Wild Rift e Teamfight Tactics. Dúvidas podem ser respondidas através do Discord.