Jornalismo de tecnologia, independente e com credibilidade

SAGA dá dicas para quem planeja trabalhar com ilustração

A habilidade de desenhar não é exclusiva de quem, naturalmente, tem essa facilidade. Com muita dedicação, horas de estudo e prática, seja com cavalete, um sketchbook ou uma folha de papel comum, é possível aprender a fazer boas ilustrações e aperfeiçoar os traços. Para auxiliar quem planeja trabalhar com desenho mas ainda está inseguro, Igor La Luz, gerente acadêmico nacional da escola SAGA, listou cinco dicas simples que podem ser muito importantes.
 

Arte criada pela aluna Paula Zanotelli – divulgação/ SAGA

Pratique e planeje o desenho
 

Anúncios

Ter a ideia de um desenho não é tão simples quanto parece. Um desenhista deve conceber a imagem completa antes mesmo de começar a esboçá-la. O aperfeiçoamento da técnica exige prática, claro, mas é preciso insistir. “Ninguém nasce sabendo e a evolução dependerá do seu esforço. Repita sempre o exercício de planejar o desenho antes de sair desenhando. Um bom livro para aprender novas técnicas é o ‘Desenhando com o lado direito do cérebro’, da autora Betty Edwards. Uma ótima pedida para iniciantes nesta arte”, ressalta Igor.
 

Observe o desenho de forma crítica e analítica
 

Para que as ilustrações sejam feitas de forma proporcional, adequada, o desenhista deve ver a arte de forma analítica, tendo em mente a maneira como os elementos visuais da imagem serão trabalhados, inclusive os ângulos, contornos e detalhes. “A gente só evolui quando não está acomodado. Se não temos autocrítica e vontade de aperfeiçoar as técnicas, provavelmente ficaremos no mesmo lugar. Ter uma visão analítica e crítica do próprio desenho é importante para melhorar e não é demérito algum encontrar defeitos nas nossas ilustrações”.
 

Anúncios

Desconstrua o desenho em seus fundamentos
 

“Ser um artista também é saber pegar todos os elementos que compõem uma imagem e desconstruí-la. Separar o que é a perspectiva, luz, sombra, composição, formas geométricas, elementos como anatomia e, inclusive, a caracterização e personalidade da obra. São aspectos importantes que escolas, como a SAGA, e profissionais podem ajudar muito a aperfeiçoar”.
 

Crie desenhos a partir do que você imagina
 

Anúncios

Pessoas que gostam de desenhar costumam ter muitas ideias de ilustrações que gostariam de fazer o tempo todo — inclusive nos momentos mais inusitados e atribulados. Uma boa dica para não deixar essas projeções caírem no esquecimento é ter um caderninho ou bloco de notas sempre por perto. “Se você tem muitas ideias de desenhos e é criativo, precisa garantir que não vai perder a inspiração nem mesmo quando ela surgir na pior hora possível. Para isso, tenha sempre em mãos um sketchbook onde possa rascunhar, fazer esboços e até mesmo anotar uma ideia legal”, sugere Igor.
 

Foque nos fundamentos, processos e experimentações
 

Trabalhar duro para melhorar as técnicas de desenho é muito importante, mas o artista também pode e deve se divertir ao longo do processo. “Se baseie em fundamentos e processos, mas lembre-se de experimentar e testar técnicas com as quais não está tão confortável. Não ache que esse momento de aprendizado é algo ruim, ainda que o resultado não venha de primeira. Essa experiência certamente te tornará um artista mais versátil, uma qualidade muito buscada pelo mercado e que pode ser um bom ponto de partida para uma próspera jornada profissional”.
 

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar