Saiba como escolher o vinho perfeito para o almoço de Páscoa

Assine nossa newsletter

O domingo de Páscoa é uma tradição importante para os brasileiros, que é marcada pelo almoço especial em família e tem o peixe como principal opção de cardápio. Mas, como as opções de pratos com os ingredientes tradicionais são inúmeras, sempre surge a dúvida: qual tipo de vinho é indicado para essa celebração?
Compor a harmonização perfeita com comes e bebes é uma tarefa árdua que se torna fácil com as dicas de Lerizandra Salvador, sommelière do Vicolo Nostro, restaurante com culinária especial do norte da Itália, que ostenta o selo Ospitalità Italiana. Confira as dicas:
 
A tradição do peixe e do bacalhau
No almoço da Sexta-Feira Santa e de Páscoa é tradicional o consumo do peixe, que segundo a crença, simboliza a esperança na fé em Jesus Cristo. De acordo com Lerizandra, para escolher o vinho perfeito que harmoniza com esse ingrediente, é necessário avaliar o teor de gordura do peixe, que pode ser alto ou baixo, e averiguar se o mesmo é proveniente do rio ou do mar. Porém, uma ótima opção de escolha é um Chardonnay com pouca madeira ou sem madeira. Além disso, se você optar pelo tradicionalíssimo bacalhau, um vinho branco da região do Alentejo será a escolha perfeita para a combinação.
 
Um belo prato principal e a hora sobremesa
Cada vez mais pessoas estão optando pela massa na celebração pascoal. O prato pode ser acompanhado de um vinho Chianti, principalmente se for acompanhada de molho vermelho. Para os fãs de chocolate, outro símbolo tradicional na data, o vinho também pode ser combinado de forma perfeita. De acordo com a especialista, o gosto da sobremesa nunca pode ser mais doce que o do vinho e, com chocolate, um Porto Tawny 10 anos é uma boa pedida.
 
De forma geral, qual vinho escolher para essa data?
Lerizandra Salvador, sommelière do Vicolo, finaliza com o conselho: “Indicar um vinho especial é um pouco complexo. Depende muito do gosto pessoal de cada pessoa. Mas, para iniciar qualquer data especial, um bom espumante para brindar é essencial”.
O restaurante Vicolo Nostro conta com uma carta de vinhos com mais de 400 rótulos, que é assinada por Lizandra Salvador, especialista pela WSET (Wine & Spirit Education Trust), de Londres, e finalista no Concurso Brasileiro de Sommeliers, realizado pela ABS. O Vicolo Nostro estará aberto na Páscoa com almoço especial desenvolvido pelo Chef Cristiano Panizza e dará um delicioso brigadeiro de colher como mimo para os clientes que estiverem na casa nesse dia.
 
Serviço:
Vicolo Nostro
Rua Jataituba, 29 – Brooklin, SP
Contato: (11) 5561-5287
Instagram: @vicolonostro / Facebook: facebook.com/Vicolonostro / Site: vicolonostro.com.br

Assine nossa newsletter

Comentários estão fechados.